Concepção artística do novo caça de quinta geração turco TF-X.

A Turquia planeja estabelecer um centro para facilitar o teste de aeronaves contra os efeitos de raios, no âmbito de seu projeto para desenvolver um caça de quinta geração nacional, o TF-X.

Ancara parece estar acelerando seu desenvolvimento de caças nacionais após a sua saída do programa F-35, por ter escolhido o sistema russo de defesa aérea S-400. Há alguns dias, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, comentou que a construção do TF-X “é a melhor resposta para aqueles que ameaçam acabar com o envolvimento da Turquia no programa F-35”.

“Espero que nosso avião de guerra, que usará recursos domésticos em todas as etapas do projeto e da produção, saia do hangar em 2023”, disse Erdogan.

Espera-se que o jato stealth TF-X faça um voo inaugural usando um motor doméstico em 2029. A aeronave substituirá os caças F-16 do Comando das Forças Aéreas da Turquia, antes da retirada gradual deste último ao longo dos anos 2030.

O Lightning Testing Center será estabelecido no escopo de um protocolo assinado entre a Turkish Aerospace Industries (TAI) e a H?zal Ltd. Co., uma empresa contratada pelo Defense and Aviation Cluster (OSSA) do Oriente Médio Industry and Trade Center (OST?M), Informou o Daily Sabah na quarta-feira.

A instalação deve ter dispositivos de teste capazes de produzir tensões de impacto de 1.000 a 1 milhão de volts, permitindo o teste de todos os tipos de aeronaves, subsistemas, componentes e materiais.

A instalação de teste planejada incluirá um laboratório de teste de efeitos diretos de raios de alta tensão, laboratório de efeitos indiretos de raios de alta tensão, testes de alta corrente e sistemas de combustível, salas de controle para sistemas de medição de teste, oficinas e unidades de apoio e áreas de pessoal, e será usado para treinar pessoal especializado, engenheiros e técnicos nos campos de energia relacionados.

Os testes realizados no centro reduzirão os custos e o tempo para os processos de testes realizados anteriormente no exterior, afirmou a reportagem.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Será que é tão fácil assim produzir um caça do zero, inclusive um motor em tão curto espaço de tempo? Tudo bem que os turcos não são de brincadeira mas isso tudo está parecendo história de iraniano. Tomara que estejam falando a verdade, daí tapariam a boca do Trump. Quero ver para crer.