Boeing CH-47 Chinook das Forças Armadas Turcas.

As Forças Armadas Turcas (TSK) receberam no final de julho os quatro últimos helicópteros Boeing CH-47F Chinook dos EUA.

Os últimos Chinooks chegaram no porto localizado na província de Izmir, informou a Embaixada dos EUA na Turquia. A Turquia recebeu agora todos os 11 de seu pedido junto ao governo dos EUA.

A entrega dos helicópteros chega em meio a preocupações crescentes de Washington em vender tecnologia militar de ponta para a Turquia.

Os Estados Unidos removeram a Turquia do programa de combate F-35 no início de julho, depois que Ancara comprou o sistema russo de defesa antimísseis S-400.

Washington afirma que o S-400 representa uma ameaça à segurança dos caças F-35 e ameaçou ainda mais Ancara com sanções econômicas.

Com a Turquia, aliada da OTAN, em ambos os campos, Moscou poderia obter dados do F-35 para melhorar a precisão do S-400 contra aviões ocidentais, de acordo com autoridades norte-americanas.

O presidente Donald Trump minimizou a compra pela Turquia do sistema de mísseis russo, dizendo que ele não culpa a Turquia como “problemas que ocorreram durante o governo Obama” que levaram à mudança.

Enquanto isso, pilotos turcos que estavam nos Estados Unidos para treinamento no programa de caça F-35 retornaram à Turquia na quinta-feira, informou o jornal pró-governo Yeni Akit na semana passada.

Os pilotos turcos e pessoal de manutenção que foram enviados para os Estados Unidos para treinar no programa foram notificados de que teriam que deixar o país até o final de julho.

As forças turcas concluiu todo o trabalho necessário para o retorno, disse o jornal.


Fonte: Ahval

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Pois é isso é um drama americano que ainda vai ter muito água pra rolar mas também tem o outro lado, será que Ancara não pode repassar aos americanos os dados e informações sigilosas do S-400, toda moeda tem 2 lados e um círculo no meio, enfim, se os EUA ainda não tinham todos os dados quem sabe agora podem ter livre acesso a eles tudo depende de como é encarada e direcionada esta situação.

Comments are closed.