1434638744762 - Avançado Typhoon entregue à Real Força Aérea Britânica
A RAF recebeu o último Typhoon encomendado. (Foto: BAE Systems)

Uma avançada aeronave Typhoon foi entregue no dia 26 de setembro à Real Força Aérea Britânica (RAF, Royal Air Force), marcando o final das entregas para o Reino Unido.

A BAE Systems entregou o jato enquanto o trabalho continua no fornecimento das capacidades necessárias para garantir que o Typhoon continue sendo a espinha dorsal operacionalmente eficaz do poder aéreo de combate do Reino Unido.

As instalações de produção da empresa em Warton, Lancashire, agora estão se preparando para começar a montagem das aeronaves Typhoon para a Força Aérea do Emirado do Catar, com o primeiro jato devendo ser entregue em 2022.

Esta última entrega completa o pedido à RAF, que distribuirá a aeronave no Alerta de Reação Rápida e em operações no exterior.

Uma cerimônia foi realizada nas instalações de montagem final da BAE Systems em Warton para marcar a mais recente entrega.

1434638744325 - Avançado Typhoon entregue à Real Força Aérea BritânicaAndy Flynn, diretor de capacidade para os Typhoons da BAE Systems, disse: “Este evento simboliza outro grande marco em nossa parceria com o Reino Unido, que continuará trabalhando juntos conosco para investir no desenvolvimento do Typhoon para se tornar o controlador completo do campo de batalha.

“O Typhoon foi projetado para evoluir continuamente e seu potencial inexplorado continua a ser realizado com novos investimentos em radar, comunicações, gerenciamento de dados, armas e conectividade, fortalecendo ainda mais seu papel na linha de frente da proteção dos céus no Reino Unido.

“Com a produção do Catar aumentando e o Typhoon atraindo interesse em várias campanhas internacionais, entramos na próxima etapa de uma jornada tecnológica que comprova o futuro nas próximas décadas.

“Ao longo desse tempo, será a plataforma que desenvolverá e implantará tecnologias que se tornarão centrais em um futuro sistema aéreo de combate, tornando-o o parceiro interoperável ideal para voar ao lado de um futuro sistema aéreo de combate”.

O Air Commodore Paul Lloyd, chefe da equipe de apoio aéreo rápido da organização de equipamentos e suporte de defesa do Reino Unido, disse: “É preciso ter muito orgulho pela dedicação contínua e pelo trabalho duro necessário para alcançar esse marco significativo para o programa Typhoon”.

Anúncios