Dois jatos de combate Eurofighter Typhoon da RAF durante a Operação Shader, com a missão de conter o Daesh. (Foto: RAF / Crown MoD)

A Real Força Aérea britânica (RAF) utilizou pela primeira vez em combate o míssil Brimstone a partir de um jato Typhoon, na luta contra o Daesh.

Os ataque ao Estado Islâmico diminuíram em regularidade este mês, com os terroristas confinados a um pequeno enclave de território onde há um número significativo de civis, que estão sendo transportados para a segurança pelas Forças Democráticas da Síria.

Um Eurofighter da RAF, armado com os míssil Brimstone, bombas guardas Paveway, mísseis ar-ar Meteor e ASRAAM.

No entanto, um Typhoon foi implantado no Rio Eufrates em 19 de fevereiro, onde um barco usado pelo Daesh havia sido identificado e foi destruído usando o míssil de Brimstone. A RAF também destruiu dois pontos fortes do Daesh, incluindo uma posição de metralhadora pesada, em 11 de fevereiro, usando bombas Paveway IV.

Abaixo, um vídeo dos testes de lançamentos do Brimstone a partir das aeronaves Typhoons de testes.

O Brimstone foi um dos três upgrades de armas adaptados ao Typhoon no mês passado no “Project Centurion”, no valor de £ 425m nos últimos três anos. Este projeto não só melhorou o Typhoon com o míssil de ataque de precisão Brimstone, como também o avião tem agora o míssil de cruzeiro de ataque profundo Storm Shadow e o míssil ar-ar Meteor à sua disposição. Isso significa que os jatos aumentaram a capacidade de interceptar alvos aéreos e atingir alvos terrestres, assumindo o papel de ataque do Tornado à medida que se aproxima da aposentadoria.

Mísseis Brimstone da MBDA.

Em março de 2018, o Reino Unido concedeu à MBDA um contrato de £ 400 milhões para produzir mísseis ar-terra Brimstone para estender sua vida útil além de 2030 e integrar o sistema de armas nos Typhoons da RAF.

A MBDA é de propriedade conjunta da BAE Systems, Airbus e Leonardo.

Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Pelo que vejo é seria um similar do Hellfire? Nunca ouvi falar nesse míssil.

Comments are closed.