O UCAV russo Okhotnik-B durante testes no solo ocorrido no começo deste ano.

O primeiro voo do veículo aéreo não-tripulado de combate (UCAV) russo Okhotnik-B está previsto para julho ou agosto, a partir da Usina de Aviação de Chkalov, em Novosibirsk.

“Como parte dos testes de fábrica, o UAV Okhotnik fará seu primeiro voo no aeródromo de Novosibirsk no verão, preliminarmente em julho ou agosto. O voo não durará muito – várias dezenas de minutos no máximo”, disse uma fonte para agência de notícias russa TASS.

O S-70 Okhotnik-B, também conhecido como Hunter (Caçador), é um veículo aéreo não-tripulado de combate desenvolvido pela agência de design de aeronaves Sukhoi da Rússia. Uma asa voadora sem fuselagem e nem estabilizadores horizontais nem verticais. O tamanho do UCAV é similar ao Su-57, de acordo com imagem de satélite divulgada recentemente.

A fonte acrescentou que o UAV realizará seu voo de forma independente, de acordo com uma tarefa de voo programada em seu computador de bordo. “No entanto, as equipes no terreno intervirão se necessário”, observou a fonte.

A aeronave foi vista pela primeira vez na Usina de Aviação de Chkalov, perto da cidade de Novosibirsk, em janeiro de 2019, onde supostamente está conduzindo testes em terra desde novembro de 2018.

Acredita-se que o “Caçador” pesa aproximadamente 20 toneladas, um pouco mais do que o caça multi-função Su-35 Sukhoi vazio. Na falta de um cockpit e das funções de suporte de vida necessárias para sustentar um piloto humano, é provável que ele possua um grande compartimento interno de armas e tanques de combustível.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS

  1. a envergadura eh maior que a do Su-57. O bicho eh grande! na melhor tradicao dos projetos russos.

Comments are closed.