Os últimos três helicópteros AH-2 (Mi-35) Sabre devem chegar ao Brasil antes do final de 2012. (Foto: Sgt. Rezende / FAB)

A Rússia deve entregar ao Brasil mais três helicópteros de ataque Mi-35 Hind ou AH-2 Sabre, de um total de 12 veículos previstos no contrato assinado em 2008. Responsável afirma que as máquinas restantes serão entregues até o final do ano.

Até o início de agosto, foram entregues ao Brasil seis helicópteros Mi-35. “No dia 29 do mês passado, um avião de transporte militar An-124 Ruslan transportou outros três para a base aérea de Porto Velho [Rondônia]”, declarou, na última segunda-feira (3), Ígor Korotchenko, diretor do Centro de Análise do Comércio Mundial de Armas.

“Os três restantes serão entregues antes do final do ano, cumprindo assim o contrato assinado em 2008”, completou Korotchenko.

A entrega dos helicópteros deveria ser originalmente concluída em 2011, mas o Brasil postergou a aquisição do lote final.

Os modelos Mi-35 Hind, ou AH-2 Sabre (como são chamados pelos brasileiros), são os primeiros helicópteros de ataque especiais a serem incorporados à Força Aérea Brasileira (FAB).

A empresa russa Rosoboronexport venceu a licitação para fornecimento de helicópteros de ataque para a Força Aérea Brasileira (FAB) em uma concorrência internacional em que o modelo Mi-35 desbancou o italiano A-129 Mangusta, da Agusta, e o europeu EC665 Tiger, da Eurocopter.

Fonte: RIA Novosti, via Gazeta da Rússia

Enhanced by Zemanta
Anúncios

1 COMENTÁRIO

  1. Em matéria de prazos de entregas os russos estão demonstrando bastante competencia (os "atrasos" ocorreram por decisão do governo brasileiro).

    ——————–

    Já os P-3 (apesas da complexidade do programa ser muito maior que os "MI-35 de prateleira"), comprados do USA e modernização contratada com os espanhois (EADS/CASA), estão dentro da categoria, das "Interminaveis Novelas Fabianas"…

    Tão ou mais antigo que o F-X forever, a FAB começou a repensar em patrulha anti-submarino em 1996, comprou células velhas de P-3 em 1999/2000 e desde então se arrasta seu programa de reestruturação e modernização dos P-3, tendo sido entregues até hoje, apenas 3 dos 9 planejados…Quando virão os restantes, até 2020?

Comments are closed.