Em 27 de abril de 1990, um C-130 Hércules da Força Aérea Argentina realizando uma evacuação aeromédica foi interceptado por um Phantom da RAF sobre o que os britânicos chamam de “zona de exclusão”. Os ecos do conflito sobre as Malvinas ainda ressoaram fortemente nos pilotos dessas aeronaves, que hoje lembram o que aconteceu.

A urgência obrigou-nos a planejar a realização de um voo direto entre a I-Br. Aé (El Palomar) e a base de Marambio, na Antártida Argentina a fim de mover uma equipe e evacuar um ferido. A rapidez com que a missão teve que ser cumprida obrigou-nos a atravessar a vertical das Malvinas, enquanto as memórias do conflito de 1982 ainda estavam frescas e decolamos às 07h30 de 27 de abril de 1990, com toda a carga de combustível.

Tudo se desenvolveu normalmente até que, quando estávamos no que os britânicos chamam de “zona de exclusão”, fomos interceptados por um Phantom da Força Aérea Real (RAF), que ordenou que nos deslocássemos 30 milhas (cerca de 55 km) a leste de nossa rota e não pela vertical como havíamos previsto.

Nós respondemos com um negativo, confirmando que ficaríamos no curso. O piloto do Phantom tentou de todos os meios nos desviar, mostrando armas e mísseis, mas a única coisa que fizemos foi diminuir a velocidade. Após tentativas mal sucedidas, o piloto britânico mudou de lado com a mesma intenção. Nossa diminuição de velocidade forçou o piloto britânico a voar perto da velocidade de estol do caça britânico.

Lockheed C-130H Hercules TC-64 interceptado em 1990. Foto Javier Parigini.

Depois de minutos infinitos e tensos de “escolta” deixamos a “zona de exclusão”, o Phantom “virou-se” e nos abandonou, e nosso voo continuou normalmente até Marambio.

Anos depois, tive a oportunidade de participar de um curso na Grã-Bretanha, uma concessão da RAF. Tentei por vários meios localizar o piloto que havia nos interceptado naquele dia, para saber algo sobre ele, mas o resultado foi negativo.

Posteriormente enviei várias cartas aos adidos militares dos dois países e recebi a mesma resposta, até que em certo momento me chega um e-mail, transcrito no parágrafo seguinte. Desta forma, pude verificar o que realmente aconteceu “do outro lado”; e isso me encheu de satisfação. Quando trocamos as fotos, encerramos um episódio que acho que foi mais do que interessante para ambas as partes.

“Felizmente, depois de “voltas e mais voltas”, a carta que você enviou para o Coronel Thompson chegou às minhas mãos. Eu sou o piloto do Phantom que interceptou seu C-130 ao norte dos Falkands em 1990, um dos voos que mantenho em minha memória.

Minhas lembranças dos eventos daquela época é a seguinte: Poucos dias antes soubemos que a Força Aérea Argentina precisava realizar uma missão de evacuação, voando de Buenos Aires para a Antártida. O adido à embaixada britânica em Buenos Aires perguntou às autoridades argentinas se o voo não era possível a partir de Ushuaia, mas foi-lhes dito que transportariam equipamento especial. Londres aceitou a realização do voo, mas mantendo uma separação de 25 nm ao redor das ilhas, porque se bem me lembro alguns dias antes de os Falkands teriam sido declarados parte da província da Patagônia. Devo confessar que todos nós suspeitamos dos verdadeiros motivos do voo.

O dia esperado chegou e do continente nos telefonaram para anunciar a decolagem do avião. Na base de Mount Pleasant tínhamos cerca de 50 nós de vento cruzado e cerca de 70 cm de neve, o que causou um grande debate sobre se era apropriado realizar a interceptação. Londres insistiu que devíamos decolar de qualquer maneira, desde que não houvesse risco real de não conseguir recuperar a aeronave ou sua tripulação.

Como comandante da unidade de combate dos Falkands e como piloto mais velho, decidi fazer pessoalmente a missão, à qual me foi designado um navegador. Dadas as condições meteorológicas da época, chegar à pista era uma aventura em si e, desde o início, a abertura dos portões do hangar se mostrou extremamente difícil, dada a quantidade de neve acumulada. Gostaria de agradecer McDonnell pela robustez com que ela construiu este avião.

Phanton armado “até os dentes” mostra seu armamento. Imagem ilustrativa.

Nós o interceptamos ao norte dos Falkands. Eu fiz o usual nestes casos: balançamos nossas asas e tentamos comunicação via rádio para lembrá-lo da separação que ele tinha que manter, sem receber qualquer resposta. Então nós fomos para a direita dele e tentamos novamente contato de rádio, sem sucesso. Nosso radar mostrava que seu curso era direto para Port Stanley, e por isso recebemos ordens de nossa base para tentar mudá-lo.

Nós nos aproximamos de seu avião para deixá-lo saber que eles tinham que mudar de direção e sair imediatamente dos Falkands. Alguém na cabine (teria sido você?) Mostrou um papel com o número 25, mas não houve mudança no curso.

No caminho de volta, meu navegador me disse que ele nunca tinha voado tão perto de outro avião, que chegamos muito perto e que ele estava com medo! Momentos depois, nossa estação de rádio anunciou que nossos aviões já estavam longe o suficiente dos Falkands, para que encerrássemos a interceptação. Recebi este aviso com alegria, pois eram momentos muito tensos para ambos. Nos despedimos com um “adeus” e os rádios silenciaram.

Localização da da base da RAF Mount Pleasant, Ilhas Falkland. imagem ilustrativa.

A essa altura estávamos com pouco combustível, então tivemos que reabastecer em nosso C-130, já que o campo de pouso de Mount Pleasant estava fechado pela neve. Infelizmente, a mangueira de reabastecimento não havia sido consertada em tempo hábil, e o reabastecimento não poderia ser feito, o que nos colocou em uma situação séria. Continuamos esperando voando alto sobre os Falkands, na esperança de que a neve parasse antes de esgotar o combustível completamente, caso contrário, deveríamos recorrer aos nossos assentos ejetáveis. Recorrendo ao humor, eu disse ao piloto do C-130 que se tivéssemos que ejetar em tais condições climáticas que eu iria procurá-lo para chutá-lo…

No entanto, a reação do Controle de Tráfego Aéreo foi rápida. Ele liberou 100 m de pista para estender um cabo de freio, que tivemos que “acertar” como nos porta-aviões! Graças a isso, conseguimos tocar o chão quando em nossos tanques havia apenas gotas de combustível! Outro agradecimento à McDonnell pelas origens Navais do Phantom!

Então veio uma extensa reunião de debriefing*, com a intervenção do Ministério da Defesa e do Ministério das Relações Exteriores do meu país com o seu. Seu país alegou que tinha sido interceptado no espaço aéreo internacional por um caça britânico que “mostrou agressivamente suas armas”! Com certeza você vai entender que é difícil não mostrar as armas de um Phantom quando ele transporta 6 mísseis nos cabides externos!
Estou enviando cópias das fotografias do seu avião tiradas na ocasião pelo meu navegador. Gostaria muito de ouvir sua versão desta missão.”

Steve Gunner

RAF Phantom FGR.2 XV472 durante decolagem em Falklands. Imagem ilustrativa.