O único Boeing B-29 Superfortress em condições de voo do mundo estará presente no AirVenture 2011. (Foto: Bill Crump)

Após um período de revisão e manutenção de quatro anos, a única “Super Fortaleza Voadora” Boeing B-29 em condições de voo do mundo, a FIFI, está programada para fazer uma aparição muito aguardada durante o EAA AirVenture 2011, que ocorre entre os dias 25 e 31 de julho, no Aeroporto Wittman Regional, em Oshkosh, Wisconsin.

A Fifi, de propriedade da Commemorative Air Force (CAF), faz parte de um esquadrão de bombardeiros B-29/B-24 baseados em Addison, Texas, que vão chegar ao evento na terça-feira, 26 de julho, e permanecer durante toda duração do evento – juntamente com centenas de warbirds e outras aeronaves em exibição na 59ª convenção anual da EAA, conhecida como “a maior celebração mundial de aviação.”

O Boeing B-29 “Superfortress”, um dos maiores aviões durante a época da II Guerra Mundial, está agendado para voar durante o show aéreo da tarde de sexta-feira, 29 de julho, como parte da saudação do Dia dos Veteranos. A FIFI apareceu pela última vez no AirVenture em 1995.

“A adição do B-29 à programação do EAA AirVenture em Oshkosh 2011 se solidifica ainda mais como o maior ponto de encontro da aviação no mundo”, disse Tom Poberezny, fundador e presidente do AirVenture. “Este warbird lendário representa a mais alta tecnologia de bombardeiros americanos durante a Segunda Guerra Mundial, e será uma parte integrante das festividades em homenagem aqueles que serviram e se sacrificaram pela liberdade que desfrutamos hoje.”

A aparição da FIFI também trará a estrela da música country e piloto Aaron Tippin ao AirVenture 2011 para um concerto no sábado, 30 de julho como parte do show da Commemorative Air Force “Red, White & Tour Loud”. O concerto vai anteceder o muito popular Night Air Show e espetáculo pirotécnico Daher-Socata, coroando um dia cheio de atrações memoráveis. Tippin junta-se a banda REO Speedwagon (segunda-feira, 25 de julho) e Gary Sinise & the Lt. Dan Band (sexta-feira, 29 de julho), como atrações musicais confirmadas para AirVenture 2011.

Nos últimos quatro anos, a Fifi foi reequipado com os motores adaptados que combinaram peças de motores Wright R-3350-95W e R-3350-26WD – para substituir o motor original Wright R-3350-57AM em operação desde o início dos anos 1970. O reequipamento necessário precisou refazer todo o motor e algumas peças da carenagem do motor. Diificuldades mecânicas impediram a FIFI de participar de visitas agendadas para AirVenture em 2005 e 2006.

O B-29 "Fifi" chega em Oshkosh no dia 26 e permanece em exposição até o final do evento. (Foto: Scott Slocum)

O Boeing B-29 “Superfortress”, que voou pela primeira vez em 1942 e começou o serviço ativo em 1944, é talvez mais conhecido como o avião do qual a primeira bomba atômica foi lançada sobre Hiroshima, no Japão, em 1945. Foi projetado como um substituto para os mais velhos B-17s e B-24s, com maior alcance e maior capacidade de levar bombas. O B-29 também foi utilizado na Guerra da Coréia no início dos anos 1950 e foi uma das plataformas principais de bombardeios da Força Aérea dos EUA até a chegada de novos modelos no final da década de 50.

Este especial B-29 foi salvo de usado como alvo no solo para os ensaios de armas em 1960 e seu primeiro vôo pela CAF foi em 1971. O B-29 foi batizado de FIFI em 1974 em homenagem à esposa do coronel Victor N. Agather, que tinha sido na equipe de desenvolvimento da aeronave de guerra e já estava comprometido e envolvido com a restauração do avião no início de 1970.

 

Anúncios

26 COMENTÁRIOS

  1. Caros João carlos e Carlito , estamos falando sobre a maior economia do mundo , manter 3 B-17 ou 3 B-24 não deve ser muito mais barato que manter pelo menos 2 B-29 voando , sendo que ele é um marco na história , a e Carlito os B-17 e B-24 também causarão mortes e destruição , mas quase sempre lançavam suas cargas de bombas sobre fábricas , instalações e tropas inimigas , e comparar a destruição , ou melhor não a como comparar a destruição causado pelo lançamento de bombas burras de queda livre com uma destruição causado por um artefato nuclear , AMIGOS MENOS HIPOCRISIA , E MAIS LUCIDEZ , MESMO SABENDO QUE PAIXÕES ARREBATADORAS COSTUMAM CEGAR A VISÃO , DEIXANDO O INDIVIDUO INCAPAZ DE ENXERGAR A VERDADE , O B-29 FAZ PARTE DE UMA DAS PARTES MAIS OBSCURAS E TRISTES DA HUMANIDADE , E ESSA É SUA CRUZ ,E ESSE FATO NÃO A COMO MUDAR , E AMIGOS NÃO A COMO TAMPAR O SOL COM UMA PENEIRA , E SEMPRE HAVERÁ ARGUMENTOS CONTRA PESSOAS DISSIMULADAS , PENSEM NISSO CAMARADAS .
    ABRAÇOS .

    • Ozeias,

      Não viaja cara! Ninguém está se importando com a história do B-29. Veja se há alguém protestando contra a existência deste avião (exceto você, é claro). O fato é que a única razão de não haver mais B-29 voando é por se tratar de um avião complexo e caro de se manter, mesmo na maior economia do mundo. O B-29 "FiFi" é uma grande atração por onde quer que passe.

      Se a história de determinado produto fosse realmente "uma cruz" a ser carregada como você mesmo dissse, nenhum avião, ou melhor, nada que tenha sido relacionado ao terceiro reich teria sobrevivido. E sabemos que muitas aeronaves alemãs da Segunda Guerra ainda voam, inclusive devidamente caracterizadas e ostentando suásticas em todos os cantos.

      Nem mesmo o fusca teria sido fabricado, já que fora projetado a mando de Adolf Hitler. No entanto, até mesmo em Israel este automóvel foi vendido. Adidas e Puma teriam sido extintas, já que seus fundadores pertenceram ao partido nazista.

      Amigo, uma coisa é você possuir uma determinada opinião sobre algo, e outra é você achar que o mundo todo possui a mesma opinião que você. Antes de cobrar menos hipocrisia e mais lucidez, você deveria reavaliar o que anda dizendo.

  2. Entendo sua frustração camarada Carlito , reavaliei minhas palavras e não encontrei nada que precise ser mudado , mas ao ver novamente as suas , tive a certeza , que aquele velho ditado e verdadeiro :
    A VERDADE DÓI , E INCOMODA MUITA GENTE , PRINCIPALMENTE GENTE QUE ACHA QUE É DONO DA VERDADE , PENSE NISSO MEU CARO Carlito .

  3. Seguinte Ozeias…

    Me cite uma fonte demonstrando que o B-29 é motivo de vergonha ao povo norte-americano (quando digo povo, me refiro toda uma coletividade em âmbito nacional, e não meia dúzia de Hippies). Mostre-me também algo comprovando que os americanos sentem-se culpados pelos ataques nucleares ao Japão (mais uma vez refiro-me à coletividade nacional, e não a seis ou setes membros do Greenpeace).

    Leia a notícia tema deste tópico novamente, e veja algumas partes interessantes:

    "…está programada para fazer uma aparição muito aguardada durante o EAA AirVenture 2011"

    "…está agendado para voar durante o show aéreo da tarde de sexta-feira, 29 de julho, como parte da saudação do Dia dos Veteranos…"

    Como vê, o B-29 é "bastante hostilizado", e deve ser por isso que está sendo tão aguardado no AirVenture 2011. Vão apedrejar o avião… E como você vê, ele o B-29 é motivo de grande vergonha e causa enorme sentimento de culpa, e por isso será usado nas comemorações do Dia dos Veteranos. Acho que os Veteranos vão sucatear o FiFi exatamente neste dia.

    Camarada, não viaja! Dizer que os ataques ao Japão foram uma atrocidade, irei concordar com você em gênero, número e grau. Mas dizer que os americanos detestam o B-29 por causa do triste fato ocorrido em 1945, você certamente está equivocado. Como eu já disse, americano sente um enorme orgulho de seus feitos na Segunda Grande Guerra, tanto é que o próprio Enola Gay está orgulhosamente preservado e exposto no National Air and Space Museum, em Washington.

    E quanto ao B-29 não ser mais caro de se manter que um B-17, apenas analise a complexidade do projeto de cada aeronave e talvez você compreenda que o buraco é mais embaixo.

    E já que você é um dos que adoram justificar o desempenho do Rafale com vídeos do Youtube, eis aqui alguns mostrando "quanta vergonha e culpa" este avião causa ao povo americano.
    http://www.youtube.com/watch?v=WCF3BOR4LUg
    http://www.youtube.com/watch?v=c7PpA4WxY0c

    Repare inclusive nas "mensagens de reprovação" ao B-29 postadas…

  4. Amigo Carlito ,

    podia ficar até o fim do ano debatendo aqui com você , assim como vários que aprovam suas palavras , a quem aprove as minhas também , para não ficar algo chato fique com sua verdade , que eu fico com a minha , me desculpe se o ofendi com alguma palavra , e obrigado pela ótima companhia , e não sou anti-americano , só não gosto de certas aeronaves , seja por causa de seu desempenho , seja por causa de sua história operacional , e adoro quando alguém tem uma opinião totalmente diferente da minha esse é um dos principais motivos que faz eu acompanhar o CAVOK .

    abraços .

  5. Amigo Ozeias,

    De forma alguma me ofendi com qualquer palavra sua. Isso é um debate, é natural o surgimento de duas ou mais correntes contrárias durante uma discussão.

    Apenas pedi para que você demonstrasse que o B-29 é motivo de culpa ou peso na consciência para o povo norte-americano, conforme você mesmo escreveu no dia 27 de março ("…será que o motivo disso é que ao ver o B-29 Superfortress voando novamente os americanos sentem um peso na consciência e sentimento de culpa…").

    Realmente concordo com você quando afirma que os ataques nucleares ao Japão foram uma atrocidade, mas discordo totalmente que o B-29 ou até mesmo os bombardeios ao Japão seja o causador de qualquer constrangimento aos EUA e aos americanos. Muito pelo contrário, pois coletivamente eles sentem verdadeiro orgulho de seus atos, ainda que estes tenham sido moralmente questionáveis.

    Enfim, como você mesmo disser, você fica com a sua verdade e eu com a minha. Apenas lamento por você não ter terminado a conversa através de argumentos lógicos. Realmente esperava que você mostrasse algum estudo ou documento que demonstre o sentimento de culpa coletiva do americano em relação às atrocidades cometidas na Segunda Grande Guerra ou reprovação pelo fato de haver um B-29 em condições de vôo.

    Enfim, nos vemos em outro tópico.

    Abraço.

  6. È uma máquina maravilhosa construida pelo homem.Uma caneta é mais perigosa aki no Br. Vide a grana desviada da merenda, inss, Ne. Isso é um brinquedinho.

Comments are closed.