XF-70A #1A Força Aérea dos Estados Unidos acredita fortemente que a capacidade ‘stealth’ será um trunfo importante para o seu futuro caça FX que irá substituir o F-22.

O Chefe do Comando de Combate Aéreo Gen. Herbert “Hawk” Carlisle disse que a furtividade será “extremamente importante” para a aeronave FX que a Força Aérea dos Estados Unidos está definindo como um eventual substituto do F-22.

A Força Aérea tem a intenção de seguir um caminho metódico de redução de risco, disse Carlisle, ao contrário do que ocorreu com o F-35 e o F-22, aonde novas tecnologias tiveram de ser necessárias desenvolvidas, elevando custos e atrasando a entrada em serviço.

 

(Concepção artística: deviantart)
(Concepção artística: deviantart)

Ele e outros líderes da Força Aérea enfatizaram que o sistema de sexta geração não é apenas uma aeronave. Eles descrevem uma avaliação abrangente de um sistema de sistemas para incluir um olhar abrangente de comunicações, capacidades de espaço, distância e de ficar em opções sob o guarda-chuva da superioridade aérea de 2030.

A Força Aérea, “não quer ir direto para a idéia de um caça de sexta geração”, disse o tenente-general James Holmes, vice-chefe de gabinete de planos estratégicos e exigências.

Como a Força Aérea planeja o FX, a Marinha está analisando as suas necessidades para um substituto do F/A-18E/F. O Chefe de Operações Navais Adm. Jonathan Greenert disse que o F/A-XX não precisa ser tão focado na sobrevivência, sacrificando velocidade e carga útil.

 

FONTE: Aviation Week – Tradução e edição: CAVOK

IMAGEM: Concepção artística do Lockheed Martin XF-70A e meramente ilustrativa.


Anúncios

71 COMENTÁRIOS

  1. Ronald Reagan ajudou a quebrar a então União Soviética forçando esta a gastar uma imensidão de dinheiro contra o programa "Guerra nas Estrelas", que afinal nem saiu do papel. Parece que o crescimento militar da China e a insegurança do que esperar da Rússia estão fazendo a história se repetir. Não se falava em substituir aviões de combate por aeronaves não tripuladas, com menor custo e risco de perda de vidas? O F-22 nem atingiu sua total potencialidade e já se fala em substituto! Qual será seu custo unitário, se do F-35 foi de algumas centenas de milhões de dólares? Adicione-se a isso o fato de que com os custos nas alturas os números diminuem significativamente. Agem corretamente os chineses em construir massivas quantidades de bons e baratos vetores, pois por mais que sejam abatidos muitos passarão e cumprirão seu objetivo. Algo semelhante ao uso de tanques e infantaria que a URSS fez com a Alemanha na 2ª GM. Lógico que sempre restará a opção nuclear, mas aí não restará nada a defender.

  2. Deverá ser uma caça que:
    Poderá ter a opção de ser tripulado ou não;
    Furtividade nível VLO2 (indetectável à radares de banda larga e IRST);
    Capacidade de receber uma gande carga de misseis e armas de energia dirigida;
    E se puder grande autonomia, com capacidade hipercruise(mach 5+) (talvez até transatmosférico).

    Um caça assim seria capaz de dominar o cenário até a chegada dos X-Wing e Tie Fighters. 🙂

    []'s

  3. Iab,

    O sucessor do F-22/35 vai custar menos. Porquê? Por que a tecnologia para ele já foi desenvolvida. O Raptor teve de criar a tecnologia, assim como o F-35. Um exemplo do que estou falando é o F-15 e o F-14 que foram criados com a tecnologia da época, exploradas com o A-5, F-111, Phantom, Thunderchief…

    • Há um porém Giordani, F-22/35 são supremos em relação à geração anterior, para ter "furtividade" eles têm a tecnologia, para anulá-la será se já têm? Pois vêm os furtivos de outras nações.

    • Não creio que custarão menos, quando um dos objetivos de todos esses programas é justamente enfiar dinheiro na Lockheed, Boeing e restante do complexo militar-industrial.

    • Caro Giordani,

      Algumas tecnologias presentes no F-35 deverá estar presente no sucessor do F-22, mas outras acredito são um grande desafio, especialmente se colocarem o requisito como hipercruise. E avançar nos quesitos furtivos para VLO2 deve levar um bom dindin também.

      []'s

  4. iabjudwin

    Acho que o que tá em discussão no momento é o conceito de avião multifunção, haja em vista a "volta" do A-10, nas entre-linhas, me parece que a US Navy tá "dizendo que não adianta ter o controle aéreo e não ter a capacidade de pronta resposta e de ataque" é a diferença entre proteger o espaço aéreo e proteger e apoiar o avanço das tropas em terra.
    Certamente os fuzileiros preferem ver um A-10, ou ainda mais 03 ST, voando junto a saber que tem um F-22 voando supremo a 20 Km de altura.
    Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade.
    Acho que logo veremos os americanos "falando em armas para conflitos de média e baixa intensidade" até porque é o que o senário atual aponta.

  5. Quando o J20 e o Su50 entrarem em operação o F35 estará no fim de sua vida útil.

  6. Alguém acordou no pentágono, parece que chegou ao fim a ideia de reinventar a roda.

    Algo que eu ja tinha visto por ai é que o substituto do F-22 vai ter alcance muito grande, uma limitação do F-22 que não lhe permite operar no pacifico com tranquilidade.

  7. Eu nao contaria com isso , apesar de certos atrasos em relaçao aos motores o SU 50 esta em estagios avançados de produçao , com sua primeira unidade de serie pronta , por volta de 2016 ( data prevista pela propia russia ) a versao definitiva do mesmo ( com os motores programados ) ja estara em operaçao , o f-35 acabou de começar sua carreira , o que nos leva a pensar de que ja e um vetor em estagio medio de vida e ao fato do grande numero de encomendas , geralmente caças recebem grandes encomendas quando estao comprovados em combate ou algo do tipo , so que as principais encomendas so serao entregues la por 2016 e 2018.

  8. Galileu
    O que vc imagina como "adversários" deles, acha a a USAF já tem tecnologia para combater a "furtividade"? Eu acho que não tem, pois se tivessem, achariam normal que os outros venham a ter e os critérios seriam diferentes.
    E nem acredito que sejam simplórios, acho que estão tentando polarizar novamente. Excluir os emergentes, mas vamos ver.

  9. Como você sabe que os motores do Su50 estão em estágios avançados?

    "2016 ( data prevista pela propia russia )" Mas não era 2013/14/15/16….decide ai 🙂

    O que eu quis dizer é que quando o Su50 "5G" e não PAK, entrar em operação, estaremos em 2025 ahaha. O mesmo serve para os Chinas.

  10. Mas o alcance do F22 é ótimo, com tanque externo então, ele se faz usar tanques externos até as linhas inimigas e ao entrar, os ejeta.

  11. Um substituto para o F22 nada mais é que uma continuidade à máquina tecnológica do tio san, muitos empregos dependem disso, e não necessariamente uma necessidade, pois eles tem o F35 e mesmo o F22 que pouco foi usado em combates devido a irregularidade e simplicidade a ponto de um ST ou F16 poderem cumprir.

  12. Ratinho & Baianinho,

    (A Dupla Anti-PeTralha$)

    Em foco:

    " O F-22 nem atingiu sua total potencialidade e já se fala em substituto! Qual será seu custo unitário, se do F-35 foi de algumas centenas de milhões de dólares?"

    "Certamente os fuzileiros preferem ver um A-10, ou ainda mais 03 ST, voando junto a saber que tem um F-22 voando supremo a 20 Km de altura."

    "Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade"

    "quando um dos objetivos de todos esses programas é justamente enfiar dinheiro na Lockheed, Boeing e restante do complexo militar-industrial."

    Todas as linhas de raciociníos aqui colocadas (estão corretas) … E todas elas convergem para um ponto:

    -> DARPA <-

    Existe "algo" por trás das cortinas … Que AINDA não foi revelado – Todavia – existe um grupo de trabalho

    Um 'sneak peek' espectral para os que gostam de pesquisar o "pulo do gato":

    -> Professor Wolfgang Ketterle <-

    Um físico – pica grossa – que trabalha no Instituto de Tecnologia de Massachusetts/MIT

    Que tem a sua disposição – um budget – ILIMITADO – para trabalhar com os princípios e práticas oriundos da …

    Física Quântica !

    (United States Avant-Gard)

    E que no final dos anos 90 … Estava desenvolvendo um – LASER – revolucionário

    (Interações entre o Campo Gravitacional vs. Campo Eletro-Magnético)

    No entanto … Com o passar dos anos ele acabou encontrando o tal do "pulo do gato" – Os Átomos Ultrafrios –

    (Ultracold Atoms)

    Resumindo,

    No ínicio dos anos 2000 … Ele embarcou com o seu grupo de trabalho no desenvolvimento de um dispositivo que trabalhasse com os fundamentos da – Interferometria de Átomos Frios –

    (Cold-Atom Interferometry)

    E como era de se esperar,

    Um novo salto tecnológico eclodiu …. Para as futuras plataformas de navegação baseadas no GPS.

    Agora,

    Seu grupo debruçou em algo que deixaria ATÉ o – Dr. Spock – intrigado:

    – Feixes de Energia Dirigida via Gases Quânticos –

    Eis que chegou então o momento em que a Ficção Científica e a Realidade – se tocam –

    Uma curiosidade … Alguém aqui é fã do Stan Lee & Jim Starlin ?

    Já ouviram da boca do personagem – Dr. Reed Richards – a palavra -> Nulificador < – (Pois é …)

    Spectre have a meeting with Galactus …

  13. labjudwin,

    Aí é que está… Mesmo que haja uma espinha dorsal de aeronaves mais simples, deve haver uma "bala de prata", um caça para "o primeiro dia da guerra", cuja principal responsabilidade é varrer as defesas aéreas. Caso contrário, o nível de baixas poderá aumetar além do suportável conforme a campanha se prolonga… Lembre-se que pílotos são extremamente difíceis de serem repostos e caças ( por mais "básicos" que sejam ) não podem ser produzidos da noite para o dia, como na Segunda Guerra…

    Em verdade, o raciocínio da "guerra aérea de massas" se aplica somente parcialmente na atualidade… No campo convencional, quem não contar com um mínimo de tecnologia no ar simplesmente não vai conseguir lutar. Logo, mesmo a base "barata" das forças aéreas deverá ser dotada de algo que seja avançado o bastante para sobreviver a defesas com certo grau de dificuldade…

  14. Rodrigo_DS,

    Não é que a ideia de "reinventar a roda" acabou… Ao contrário, "reinventar a roda" é preciso. Não se vence sem quebrar paradigmas. E é isso o que os americanos vem fazendo com seus furtivos.

    O que ocorre é que conforme os paradigmas vem sendo gradativamente quebrados, aumenta a compreensão das necessidades futuras, o que culmina nos parâmetros para desenvolvimento dos substitutos.

  15. Interessante, amigo spectre… Todas as vezes que eu leio, em algum artigo, a palavra Darpa, uma coisa me vem à cabeça: Massive Dynamic, do seriado Fringe.

    Ficção científica e realidade, já há algum tempo, se tocaram… e seguem juntas.

    Grande abraço!

  16. Eu sou o Rodrigo_RS

    Eu acho que não precisam ficar reinventando a roda, os últimos programas da US NAVY e USAF mostram que o pentágono esta gastando muito dinheiro em projetos duvidosos, ter a vanguarda tecnologica é fundamental, mas chegar a ponto de quebrar é algo que deve ser evitado.

  17. Como eu disse antes, o substituto vai ter alcance muito grande, a doutrina americana leva a furtividade muito a sério, F-22 com tanques externos em ambiente saturado de AWACS AESA não atende as necessidades da USAF.

  18. em se tratando de armas de energia direta, eu vislumbro duas possibilidades além dos lasers, uma são os fotons agindo como atomos e formando constructuos tais como balas, outra seria utilizar um feixe de plasma quantico que aplique pressão usando a força de casimir

    viajei de mais?

  19. Lamarca, você assistiu Fringe?

    Pra mim, a melhor série Sci-fi que ja fizeram.
    Meu personagem preferido é a Vaca Gene! ahaha

  20. Assisti sim, Gal… Concordo com você, a melhor série, ever!
    A vaga era uma viagem… mas eu gostava de Dr. Walter Bishop…

  21. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  22. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  23. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  24. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  25. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  26. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  27. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  28. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  29. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  30. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  31. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  32. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  33. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  34. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  35. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  36. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  37. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  38. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  39. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  40. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  41. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  42. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  43. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  44. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  45. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  46. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  47. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  48. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  49. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  50. Me surpreende esta notícia, pois o F22 mal acabou de nascer e já vislumbram sua aposentadoria…

    Como bem disse o amigo acima…"Se as armas se tornam caras demais para serem usadas elas perdem a utilidade" … onde se encaixa perfeitamente o F22… que pra mim continua sendo … "um demonstrador de tecnologia colocado prematuramente em produção"…

    Mas considerações a parte me surpreendi também com este documentário russo sobre o desenvolvimento do Su50… o qual sempre pensei ser apenas um … "Flanker melhorado"… quem tiver paciência para ver será recompensado… tem mais de 1 hora e é legendado em inglês…
    https://www.youtube.com/watch?v=UQ0JL0asHZA

    Como sou crítico dos programas 5G, ( não por sua tecnologia admirável, mas sim por seu custo benefício ) passo a perceber que estes são um passo em direção a algo bem maior… acho que nenhum 6G conceitual apresentado atualmente faz sombra ao que virá no futuro…

  51. Alguns questionamentos:
    -'Senhores,o f-22 visto ja ter sido fechado,sua produção há tempo,poderemos ver ele voando ate que ano?"
    -E pode ele,ser considerado apenas um demonstrador da tecnologia,um aperfeiçoamento do f-117 e do b-2,e ai sim o caça furtivo definitivo o f-35?

  52. _RR_

    Concordo com vc, mas acho que ninguém vai confrontar um poder muito superior "no primeiro dia da guerra", tentariam "esconder" seus aviões e artilharia anti-aérea móvel, para combater em uma guerra assimétrica (conceito que vem com o gripen), quando para o controle total a quantidade seria muito relevante, pois seriam surtidas curtas e rápidas se escondendo novamente.

  53. Não será nada, como o F-22 um produto de marketing, que irá retirar bilhões de dólares dos contribuintes americanos, e não após alguns anos serão utilizados como peso de papel, como são os B-2, ou F-117. Enquanto os russos ainda terão aqueles faróis antiquados no trem de pouso dianteiro….Guerra total é um sonho de cavaleiros de papel que ainda precisam da mesada materna.

  54. Caro Edson,

    Mas é assim que funciona. F-22 é da década de 90 e enquanto estava sendo estudado, o F-15 era o rei incontestável. Da mesma forma já se estuda seu sucessor, por enquanto, definindo mais os seus requisitos do qualquer coisa. Mas o F-22 começará a dar baixa em 2035 e até lá seu sucessor já deve estar em estágio como o F-35 está hoje, no mínimo. E isso demora em torno de 15/20 anos. Ou seja, o "start" é agora.

    []'s

  55. Certo Nick

    Mesmo assim, até 2035 o F22 continuará sendo um vetor muito caro de operar…

    Os americanos precisarão de algo intermediário até lá, algum 4G++ e este não será o F35…

    Vislumbro num prazo de 10 a 15 anos acordos para produção sob licença do Rafale em terras yankees…

    Abç.

  56. Acredito que o F-22 e o F-35 foram muito importantes pela pesquisa desenvolvida e avanço tecnológico. Talvez nunca terão a eficiência esperada. Mas uma coisa é certa, venceram a batalha de manterem os Estados Unidos na vanguarda da tecnologia.

  57. Como você sabe que os motores do Su50 estão em estágios avançados?

    li em um blog .

    "2016 ( data prevista pela propia russia )" Mas não era 2013/14/15/16….decide ai 🙂

    neste mesmo blog dizia que o putin disse que era pra dizer…o putin disse que la por 2016 ja se teria su50 voando na força aerea russa.

    O que eu quis dizer é que quando o Su50 "5G" e não PAK, entrar em operação, estaremos em 2025 ahaha. O mesmo serve para os Chinas.

    verdade , todas as encomendas ( ou quase ) so quando eu tiver 25 anos mesmo…

  58. Deivide…

    Ao quer tudo indica, a VVS vai começar a receber o Su-50 ainda esse ano, com o motor provisório…

  59. Caro Edson,

    Os americanos tem caças de 4,5ª geração disponíveis(F-18 E/F, F-16 Viper, F-15SE) mas simplesmente não o querem. Na concepção deles, não há vantagem nenhuma, já que seus principais(teoricamente falando) oponentes estão introduzindo os caças de 5ª geração (SU-50 e J-20).

    Os Yankes querem sempre estar um passo à frente. E esse passo passa pelo futuro caça de 6ª geração. Até lá, F-22 e F-35 serão as pontas-de-lança, coadjuvados por F-15 e F-16 modernizados com radar AESA, que na prática, os transforma em caças de 4,5ª geração, como o Rafale.

    []'s

  60. Penso que o caça de 6ª geração será o primeiro efetivamente stealth, uma vez que essa tecnologia só agora está devidamente madura. O F-117 e o B-2 tinham a sua furtividade nas formas; o F-22 e F-35, além das formas, nos materiais absorventes. A sexta geração será a fusão dessas!

Comments are closed.