A secreta nave X-37B será lançada pela quinta vez ao espaço.

O Gabinete de Capacidades Rápidas da Força Aérea está passando pelos preparativos finais do lançamento para a quinta missão do Veículo de Teste Orbital (OTV) X-37B. O OTV está programado para lançamento no dia 7 de setembro de 2017, a bordo de um veículo de lançamento SpaceX Falcon 9.

A quinta missão do OTV continua a avançar no desempenho e flexibilidade do X-37B como um demonstrador de tecnologia espacial e plataforma que leva cargas úteis experimentais. Esta missão oferece pequenas ações da viagem satelital e demonstrará maiores oportunidades de acesso rápido ao espaço e testes em órbita de tecnologias espaciais emergentes. Com base na quarta missão e colaboração prévia com parceiros experimentais, esta missão irá levar a carga útil avançada do Advanced Structurally Embedded Thermal Spreader (ASETS-II) do Laboratório de Pesquisas da Força Aérea (AFRL) para testar eletrônicos experimentais e tecnologias de tubos de calor oscilantes no ambiente espacial de longa duração.

Os preparativos já estão ocorrendo no Cabo Canaveral.

Este será o primeiro lançamento do programa em um veículo de lançamento SpaceX Falcon 9. A quinta missão do OTV também será lançado e colocado em uma órbita de inclinação maior do que as missões anteriores para expandir ainda mais o envelope orbital do X-37B.

“Os muitos primeiros desta missão tornam o próximo lançamento do OTV um marco para o programa”, disse Randy Walden, diretor do Escritório de Capacidades Rápidas da Força Aérea. “É nosso objetivo continuar avançando o X-37B OTV para que ele possa apoiar mais plenamente a crescente comunidade espacial”.

O retorno do X-37B OTV 4 ocorreu em 2016.

O programa X-37B completou sua quarta missão no dia 7 de maio de 2017, aterrissando após 718 dias em órbita e estendendo o número total de dias passados ??em órbita para 2.085.

6 COMENTÁRIOS

  1. Entao nao eh secreto , seria semi-secreto pois se sabe de onde vai ser lançado , as horas e oque vai ser testado no espaço , ou isso representa apenas uma parte da missao !

    • A missão e a utilidade do veículo é secreta. Esse teu comentário, ou melhor, essa tua lógica, me lembrou um causo, lá de 1989…

      Naquela época as notícias de aviação chegavam com atraso de algumas semanas e por fontes que hoje são risíveis. Pois bem, a Veja publicou uma notinha a cerca da apresentação do B-2, quando ele foi exibido na frente do hangar da Northrop. Bah, vi aquilo e tratei de contar na sala de aula:
      – Vocês viram que saiu uma fotografia do "avião invisível"?
      – Ãin! Se é invisível, como é que fotografaram? Respondeu um…

  2. Esse X de experimental já indica se tratar de uma aeronave/veículo alguns anos a frente de seu tempo. Foi assim com o Bell X-1, North American X-15 (avião foguete alcançando Mach 6), Grunman X-29 (enflechamento negativo), X-47b (conceito de UCAV), X-51 Waverider (motor scramjet) e agora o X-37B. Sensacional mesmo, engenharia de primeira.

    • Se bobear, os próximos serão lançados do futuro complexo de propriedade da SpaceX…

      Dá até vergonha discutir Alcântara, AEB, etc.

  3. Até parece que vai fazer pesquisa de calor. Só se for calor de explosões nuclear e de lançamentos de mísseis na Coréia do Norte. Esse também deve ser uma arma ASAT destruidora de satélites isso, sim…..

Comments are closed.