OV-10E_FAV_004Força aérea da Venezuela busca um substituto para o OV-10 Bronco.

O comandante geral da Aviação Militar da Venezuela, Major General José Criollo Euthymius Villalobos, informou sobre a aquisição de novos sistemas de armas para substituir aeronaves de apoio tático Rockwell OV-10 Bronco.

O general Criollo Villalobos não especificou o sistema escolhido para substituir o Bronco, apenas expressou que a aeronave adquirida servirá para as novas gerações de pilotos de continuarem o espírito de luta e no cumprimento da missão atribuída.

OV-10 Bronco americano já opera com a FAV a mais de quarenta anos. Em 1972, dezesseis foram comprados novos de fábrica da versão E, e, em 1991, mais de dezoito da versão A, excedentes das Forças Armadas dos Estados Unidos.

O OV-10A/E foram, de fato, retirados no final de 2012, depois de um trágico acidente numa colisão em voo.

O governo quis adquirir o 24 turboélices Embraer EMB-314 Super Tucano para substituir o Bronco, mas devido ao veto dos EUA na transferência de armas para a Venezuela e tecnologia militar dos EUA, foi negada a venda. Assim, foram adquiridos da China 18 aeronaves leve de treinamento/ataque Hongdu K-8W Karakorum. Estas células foram divididas entre o 15º e o Grupo Aéreo de caças nº 12, que estava enfraquecido em sua capacidade operacional devido a a retirada dos Northrop/Canadair CF-5A/D e NF-5A/B.

FAV_OV-10

Recentemente foram adquiridos nove K-8W adicionais para repor as perdas e aumentar a frota para 24 unidades. Além disso, a compra de 24 aviões supersônicos de treinamento avançado/ataque leve Hongdu L-15 Falcon, também de origem chinesa, foi anunciada.

Prevê-se que o K-8W será concentrado no Grupo 15, entre outras razões, porque a base aérea Urdaneta abriga o simulador de voo do K-8 e onde é realizada toda a manutenção do Karakorum.

Enquanto isso, o L-15 será atribuído ao grupo Nº 12, localizada na base Aérea Tenente Gil Vicente Landry, unidade de combate que atua também como escola de aviação de caça.

FONTE: FAV Club – Tradução e edição: CAVOK


Anúncios

39 COMENTÁRIOS

  1. Relojoeiro,

    Esse mesmo F-16 ainda hoje é parte importantíssima da defesa aérea venezuelana. Aliás, em notícias de interceptação que vem daquelas bandas, é o F-16 que mais se ouve falar.

    De modo geral, algumas compras de equipamento venezuelanas me parecem ser bastante equivocadas… A começar pelo próprio Flanker, que, embora mais barato de ser adquirido, não creio custar menos que um Rafale ou Typhoon para manter, sendo que essas aves europeias são conceitualmente mais avançadas ( e considerando que dinheiro teoricamente tem, não creio que haveriam muitos problemas em adquirir o equipamento europeu, já que o americano não seria opção )…

    As compras colombianas, por outro lado, se mostram extremamente racionais, de acordo com o perfil do terreno do país e das atuais necessidades. Certamente só não são melhores por conta de limite financeiro.

  2. E para que servem 48 SU-30?

    O povo venezuelano não tem maiores necessidades do que comprar alvos para os Tomahawks e Super Hornets da USNavy?

  3. Embargos à Venezuela misturado com bomba atômica no Japão?

    Não tem argumentos melhores?

    "EUA, que vcs babam tanto ovo, vendem armas a ditadores árabes genocidas"

    Não entendo, o cara idolatra a rússia e o comunismo e ainda tem coragem de criticar os árabes por genocídios?

  4. li numa conversa sobre isso, que os fornecedores de peças europeias pro ST protestaram contra o embargo dos EUA, mas a embraer bem que poderia ter feito um esforço e integrado peças de outras nacionalidades ao ST

  5. incrivel, vc defende os EUA contra os interesse do Brasil! e ainda usa essa lorota de ser comunista!

    vc e mais americano que os proprios americanos, eles barram a venda e abriram o mercado para produtos chineses de defesa!

  6. não creio que o boicote dos ST para a Venezuela tenha sido para proteger tecnologia! foi pura birra mesmo! além de tentar prejudicar a industria brasileira!

  7. Errrr…ado!!!!

    Não defendo os US, defendo o capitalismo e combato essa praga de comunismo, bolivarismo, socialismo barato, onde se nivelar por baixo e penaliza quem trabalha e produz e beneficia a vagabundagem….deve ensinar a pescar….. e não dar o peixe na mão(esmola)….

    "vc e mais americano que os proprios americanos, eles barram a venda e abriram o mercado para produtos chineses de defesa!"

    Essa turma prega o fim dos US e ainda querem que vendem material militar a eles, a Blaya para!!! Não força a amizade!!!

    Mas uma coisa eu invejo dos americanos, seu patriotismo, se ameaçados não temem ir a luta, mas aqui na Banãnia não gastaria um pingo do meu suor para defender essa corja que estão no Poder (as três esferas)….mas derramaria meu sangue pra que essa Pátria se tornasse um País respeitável e de 1º Mundo….

Comments are closed.