OV-10E_FAV_004Força aérea da Venezuela busca um substituto para o OV-10 Bronco.

O comandante geral da Aviação Militar da Venezuela, Major General José Criollo Euthymius Villalobos, informou sobre a aquisição de novos sistemas de armas para substituir aeronaves de apoio tático Rockwell OV-10 Bronco.

O general Criollo Villalobos não especificou o sistema escolhido para substituir o Bronco, apenas expressou que a aeronave adquirida servirá para as novas gerações de pilotos de continuarem o espírito de luta e no cumprimento da missão atribuída.

OV-10 Bronco americano já opera com a FAV a mais de quarenta anos. Em 1972, dezesseis foram comprados novos de fábrica da versão E, e, em 1991, mais de dezoito da versão A, excedentes das Forças Armadas dos Estados Unidos.

O OV-10A/E foram, de fato, retirados no final de 2012, depois de um trágico acidente numa colisão em voo.

O governo quis adquirir o 24 turboélices Embraer EMB-314 Super Tucano para substituir o Bronco, mas devido ao veto dos EUA na transferência de armas para a Venezuela e tecnologia militar dos EUA, foi negada a venda. Assim, foram adquiridos da China 18 aeronaves leve de treinamento/ataque Hongdu K-8W Karakorum. Estas células foram divididas entre o 15º e o Grupo Aéreo de caças nº 12, que estava enfraquecido em sua capacidade operacional devido a a retirada dos Northrop/Canadair CF-5A/D e NF-5A/B.

FAV_OV-10

Recentemente foram adquiridos nove K-8W adicionais para repor as perdas e aumentar a frota para 24 unidades. Além disso, a compra de 24 aviões supersônicos de treinamento avançado/ataque leve Hongdu L-15 Falcon, também de origem chinesa, foi anunciada.

Prevê-se que o K-8W será concentrado no Grupo 15, entre outras razões, porque a base aérea Urdaneta abriga o simulador de voo do K-8 e onde é realizada toda a manutenção do Karakorum.

Enquanto isso, o L-15 será atribuído ao grupo Nº 12, localizada na base Aérea Tenente Gil Vicente Landry, unidade de combate que atua também como escola de aviação de caça.

FONTE: FAV Club – Tradução e edição: CAVOK


Anúncios

39 COMENTÁRIOS

  1. A tecnologia(eletrônica embarcada) empregada no ST é a mesma utilizada nos caças de 4ª Geração e vc não quer que os US entreguem isso a uma nação(governantes) que prega o seu fim, ou acha que eles são trouxas….

  2. eu defendo a democracia! capitalismo não e regime de governo mas sim forma economica!

    os americanos que vão lutar no Iraque e Afeganistão estão defendendo a democracia e não o capitalismo, portanto além de mais americano que os americanos vc e um capitalista maior que os proprios capitalistas!

    vc questionou a venda que seria feita pelo Brasil, onde o regime e capitalista e democratico, pois o maior prejudicado foi o capitalista Brasil! claro que os EUA prejudicar o Brasil deixa vc alegre!

    A Venezuela não prega o fim dos EUA, mas sim o fim do seu intervencionismo, não me lembro de lido que o Chaves pregou a destruição dos EUA! Novamente vc mostra o qual fanatico e vc, que defende o imperialismo americano contra quem se rebela contra ele!

    Que vc inveja os EUA e que não defende seu pais isso era desnecessario dizer, já sabemos! outra pergunta basica vc sabe a diferença entre pais e estado não é mesmo? pois vc trairia seu pais porque não aceita o governo de seu pais, os americanos que vc tanto inveja, lutam por seu pais, independente de quem seja o governo!

    Portanto vc os inveja, mas não age como eles agem, vc fica somente no limite de seu entendimento que é pouco!

  3. a tecnologia do ST e a mesma dos caças de 4ª geração?

    e por acaso vc realmente acredita que China e Russia precisariam do ST para ter acesso a essas informações, o F-16 que a propria Venezuela possui devem ser mais sofisticados que o ST!

    ah tem paciencia meu!!!

  4. MJBlaya,

    Muitos elementos de eletrônica embarcada são essencialmente os mesmos empregados em aeronaves de maior performance. Aliás, pelo que sei, o próprio ST foi pensado desde o inicio para simular o ambiente de uma aeronave de grande performance ( e para tanto, tinha que ser dotado de dispositivos minimamente similares, que reprodizissem as condições de uma aeronave de caça ).

    Em suma, mesmo que seja uma aeronave turbo hélice de função específica, o Super Tucano contem elementos de tecnologia que podem ser uteis a potenciais adversários, que podem melhorar seus próprios produtos ou até mesmo ser uteis para estimar alguns parâmetros de performance de aeronaves dotadas dos mecanismos em comum.

  5. RR,

    eu duvido muito que a tecnologia de um ST seja segredo para chineses e russos! portanto dizer que foi para preservar segredos ou tecnologia e coisa que somente fanaticos acreditam,

    o ponto principal e que os americanos usaram de suas prerrogativas e impediram a venda por parte do Brasil, direito deles, mas isso não representou prejuizo a Venezuela, que acabou comprando um equipamento um pouco mais sofisticado que o ST e aumentou a influencia chinesa na região em detrimento da americana!

    um belissimo tiro no Pé!

  6. MJBlaya,

    Não há equipamento mais sofisticado que os caras possam ter comprado, haja visto que na categoria do Super Tucano não há atualmente nada melhor que ele…

    Evidente que chineses e russos podem fazer algo similar. Mas daí a fazer algo que seja verdadeiramente igual é outra história. De fato, existe um mundo de diferenças entre fazer parecido e replicar perfeitamente. Pra resumir, no caso americano, trata-se de proteção de segredos industriais. Um produto pode ocultar métodos de fabricação específicos, que podem ser utilizados por outros para se criar um produto que talvez seja melhor. Em suma, é perder mercado… Mas essa é somente uma parte da história relacionada ao caso em questão.

    No que tange ao caso discutido especificamente, o motivo principal consiste em um regime que se tornou algo oposto ao interesse americano. Por tanto, nada mais natural que os EUA queiram bloquear o acesso a uma arma que inclua itens americanos e que pode ser utilizada contra os próprios americanos! Isso não é birra… É o que qualquer país sensato faria, independente de perder ou não mercado… Ora pois… Que os venezuelanos se declarem contrários ao interesse de Moscou pra ver se os Flanker saem do chão…

  7. RR, eu entendi bem? vc acredita que os Russos não tenham condições de produzir um ST?… eu acredito que não há comparação entre EMBRAER x russos, na produção de aeronaves de combate… simples assim… a EMBRAER ainda terá que comer muito feijão para ter este knowhow…

  8. "os americanos que vão lutar no Iraque e Afeganistão estão defendendo a democracia e não o capitalismo, portanto além de mais americano que os americanos vc e um capitalista maior que os proprios capitalistas!"

    Serio mesmo, eles defendem a democracia e mais não o capitalismo? então seria o socialismo democrático……Liberalismo democrático ou algum outro termo bonitinho do seculo XXI ??!!!

    E aonde no meu texto afirmo que o capitalismo é forma de governo, deixei bem claro, sou capitalista e sou contra o comunismo, bolivarismo e o socialismo barato….sou a favor do mérito de produzir e não do assistencialismo encabrestado praticado na Banãnia…..

    Eu deixei bem claro, derramo meu sangue por um país melhor, mas não derramo uma gota do meu suor para defender essa corja que a governa, ou vc não sabe diferenciar ou separar estado, país e as três esferas que controlam o estado e o país, não apoio quem governa em prol das necessidades partido em vez das necessidades da nação, estes que apoderam do poder para beneficio próprio, estes que em caso de conflito são os primeiros a abandonar o barco esses sim são os verdadeiros traidores…..e defender o país e o estado e retirar esse câncer que está devorando a nossa carne…..

    Os americanos podem ter muitos defeitos, mas eles sempre colocam o bem estar e a segurança de seu povo em primeiro lugar, e quem ameaçar esta segurança sentirá o peso do patriotismo…..(e a essa mesma frase serve também para os russos, franceses, Ingleses…..)

    E numa coisa vc tem razão……não agimos como os americanos, para a sorte do ParTido, senão já teríamos metido o pé na porta a muito tempo…..

  9. comunismo e capitalismo, seu discurso e velho como suas ideias!

    um americano que lutou no Vietnan, lutou por Lyndon Johnson ou por seu pais? lutou pelo Nixon ou por seu pais? mas ele lutou pela politica de Johnson e Nixon, agora vc não derrama seu sangue pela corja que governa esse pais, então vc e quem decide se seu pais deve ser defendido ou não em função do governo, se não for o governo que vc votou então vc não reconhece o governo! esse discurso um americano jamais faria, pois se tem uma coisa que eles respeitam e o resultado da eleição, podem não concordar, mas o eleito e quem governa!

    como disse seu discurso e vazio!

Comments are closed.