Su-30MK2 (9)
Su-30MK2V / Aviación Militar Bolivariana

A informação, que foi confirmada hoje pela agência russa de notícias RIA Novosti, da conta de que o comandante da Força Aérea Venezuelana (AMB – Aviación Militar Bolivariana), Major-general Valentin Cruz Edgar Arteaga, manteve conversações no dia 19 de outubro com representantes da agência russa de exportação de armas, Rosoboronexport, com o objetivo de adquirir um lote adicional de caças Sukhoi.

No último dia 21 de setembro, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, já havia informado sua intenção em adquirir, pelo menos, mais 12 unidades do caça.

Su-30MK2 (2)
Su-30MK2V / Aviación Militar Bolivariana

Ainda segundo a RIA Novosti, um grupo de trabalho foi criado para tratar desse assunto e essa já foi a segunda rodada de negociações. Não foi informado, entretanto, o modelo da aeronave proposta.

Em julho de 2006, a AMV adquiriu da Rússia um lote composto por 24 unidades do caça Sukhoi Su-30MK2V, num negócio estimado em cerca de US$ 1,5 bilhões, com as entregas das aeronaves tendo sido realizadas até 2008. Uma das aeronaves foi perdida num acidente ocorrido no último dia 17 de setembro.

Não é a primeira vez que que a a Venezuela tenta aumentar o tamanho de sua frota de caças de fabricação russa. Pouco tempo depois da primeira aquisição, em 2006, a AMV tentou adquirir um lote adicional aeronaves, tendo negociado, sem sucesso, a aquisição de mais 24 unidades Su-30MK2V. Na época foi informado que também havia interesse da AMV no Su-35.

A RIA Novosti lembra, entretanto, que a baixa solvência da Venezuela foi crucial naquele momento, razão pela qual a Rússia não concedeu o crédito desejado. A maioria das armas russas compradas por Caracas foram adquiridas através de linha de crédito concedida pela Federação Russa.

Su-30MK2 (8)
Dois caças Su-30MK2V escoltam o avião presidencial venezuelano (A319CJ) / Aviación Militar Bolivariana

divider 1FONTE: RIA Novosti

EDIÇÃO: Cavok, com informações de Kuryer, direto de Ulyanovsk, na Rússia

IMAGENS: Meramente ilustrativas

Anúncios

104 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde Senhores!

    Bom para a Venezuela! Se eles conseguem comprar e pagar (como eu não sei) que bom para eles. Melhor que nosso governo que nem compra e não paga e não compra e não tem!

    Triste assim …fazer o quê!

    CM

    • Perfeito, Moreno…

      Eu não defendo o bolivarianismo, muito pelo contrário, mas se até a Venezuela consegue adquirir novos equipamentos, por que o Brasil não?

      Não vou entrar o mérito do fato de Marudo ser um ditador e todo o blá, blá, blá relativo ao tema. A verdade é que, mesmo com todas as dificuldades financeiras, que são muitas, a Venezuela tem conseguido atualizar suas Forças Armadas. Quem acompanha o assunto de perto sabe muito bem disso.

      Falando apenas na Força Aérea, aqui no Brasil foram duas décadas para comprar 36 caças e ainda assim a FAB terá de abrir mão da modernização de boa parte das aeronaves que integram seu inventário e que ainda poderiam permanecer na ativa por mais tempo. O A-1 AMX que o diga. Isso para não falar da tragicomédia que virou o programa do KC-390. Se olharmos para o Exército e Marinha, a coisa fica ainda mais dramática, com esta última digna de pena.

      Mais aí os defensores gritam: Mas na Venezuela o Maduro é populista e está fazendo isso para desviar a atenção das pessoas dos problemas reais do país..

      E aqui no Brasil é diferente?
      Na Venezuela eles optam por equipar suas FFAA, aqui no Brasil nós temos a distribuição de dinheiro que foi institucionalizada pelo GF, com o Bolsa isso, e o Bolsa aquilo.

      Já disse e repito: A atualização das nossas Forças Armadas não depende de dinheiro, mas sim de vontade política para fazer a coisa acontecer. Até porque, sabemos, dinheiro tem a vontade; e ultimamente temos sido roubados de forma descarada como nunca se viu antes nesse país.

      Então por favor, aqueles que gostam de criticar Maduro, lembrem-se antes de votar melhor nas próximas eleições, até porque nossos problemas são resolvidos em Brasília, e não em Caracas.

      • Eu sei que o senhor tem muitos compromissos , mas poderia me tirar uma duvida : O que é o bolivarianismo ?

        Eu já falei mal disso antes mas nem sei do que se trata…

        • O importante é que você falou mal, Deivide…. acredite, não tem nada bom que possa ser dito a respeito do assunto. Pelo menos se levarmos em consideração o que o Bolivarianismo se tornou.

          Como papel aceita tudo, a "Carta Capital" andou fazendo uma defesa ferrenha ao Bolivarianismo. Segue o link: http://www.cartacapital.com.br/politica/o-que-e-b

          Dizem que essa é a imprensa de qualidade em nosso país. Eu tenho minhas dúvidas se isso se aplica.

      • Cara…

        Que análise perfeita!
        Se até o Chile pode porque nos não?
        Brasil é uma piada, e os brasileiros são uma piada! Pois simplesmente não sabem em que votam!

        LaMarca meus parabéns!

      • A Marinha sempre foi a última a ser lembrada, pra comprar um reversor era um parto, vivia recondicionando eixo pois só se ouvia, 'não tem verba", o tempo duro aquele!!!

          • Duro pra mim que tinha que catar peça de outros barcos pra remendar o Tritão, mas me orgulho do tempo que fiz parte do 5° Naval.

      • LaMarca

        O Gripen NG não poderia substituir os A-1? Hoje temos no inventários quantos Mikes? Uns 46 mais ou menos, não é isso?
        Aí eu entro na discussão: compensa modernizar o A-1 ou compensa repor os A-1 que forem dando baixa com Gripen NG, acredito que a capacidade Ar-Solo do Gripen seja um ano luz melhor do que os do A-1 e melhor do que o A-1M poderá a ser.
        Agora o certo seria fazer isso, porém se é isso mesmo que vai ser feito, aí meu amigo só rezando mesmo pq se político prometer ano novo de 2016 eu já começo acreditar que ficaremos estagnados em 2015 por uns 3 anos ainda, a mentira e a falta de vontade política a comprometimento com seu próprio país é tanta que me assusta.

        • Tem lógica o teu pensamento, mas num país, aonde o gobierno tem por cultura não cumprir com nada (quer maior piada do que essa tal de pátria educadora?), é melhor garantir o que tem e na melhro forma possível (F-5M, A-1M e tudo que for M) do que ficar chupando o dedo com apenas 36 unidades para fazer tudo! Vocês viram o que está acontecendo com a tal base de submarino? Há quanto tempo a gente vem falando? Tá lá, sem $$$…assim como o KC-390, o F-5M…A-1M (que eram "x" modernizados, e agora ao que parece serão só dois esquadrões e olhe lá!)…A-4M…
          Mas o pior de tudo é um delírio delirante chamado Sea Gripen. Os vikings estão apavorados! O Gripen E não fica pronto nunca e o Levy tá sedento pra cortar o Gripen…

        • pelas caracteristas do gripem sim, ele poderia substituir o A-1 com louvor, tanto que teve uma noticia de que um esquadrão de pilotos do A-1 estaria treinando combate aéreo, mas se isso tem a ver com uma possivel substituição eu não sei

      • Comprou…

        Mas opera a contento ?

        Ter por ter a MB quem sabe um dia em um futuro incerto em uma galáxia distante vai ter um sub-nuclear.

        E literalmente UM. Vai servir para alguma coisa ? Vai…todo mundo cair na Lava Jato, já será uma benesse.

        Esta política do comprar por comprar, do fabricar por fabricar pelo menos aqui só trazido prejuízo ao erário e as próprias FFAA por décadas.

        Esta tara de fazer aqui do parafuso a nave espacial trouxe o que de concreto ? Pouca coisa..

        Existem projetos nas FFAA que são do meu tempo de adolescente e eu estou na casa dos 40!

        O que falta aqui é uma política séria de Defesa que decida de fato o quanto se quer de independência e o quanto se aceita de DEPENDÊNCIA.

        Não são poucos os países que tem FFAA muito mais operacionais que o Brasil, mas com uma indústria de defesa bem menos ambiciosa ou no caso mais realista. Porém são países que tem aliados, mas aqui ser aliado significa ser vassalo..

        Como já falei outra vez..

        Eu não tenho dó dos militares, pelo serviço que prestam e o quanto lutam pela sua qualidade de trabalho está de muitíssimo bom tamanho o pouco que possuem e ganham. Se eles não se ajudam e apenas se tornam fisiológicos ao governo no poder, por que irei eu esquentar com os seus problemas ?

        Pelo meu esporte, sou mais ligado aos problemas do EB, então desculpem eu sair um pouco da aviação mas no fim é a mesma porcaria para as 3 FFAA.

        Ao lado do Governo civil, a sua parte de farda é uma das principais forças na luta pelo desarmamento civil no Brasil, porém os militares não percebem o quanto eles mesmos são muito prejudicados por isto.

        Pois como sempre diz o grande Juarez Castro, ESCALA É TUDO..

        Por exemplo, se nós pudessemos comprar um IA2 mesmo que somente semi, a escala do EB ia disparar e o custo descer.

        Mesma coisa aos acessórios para armas, óculos de visão noturna( que agora foram banidos do uso civil na última portaria do COLOG, quem tem se f…u e está com um equipamento ilegal)..

        Todas estas restrições também inviabiliza que os próprios militares adquiram uma cultura no uso de equipamento e fiquem sem poder comparativo. Um percentual altíssimo do pessoal das FFAA e polícias nunca usou qualquer equipamento que não seja o fornecido pela corporação.

        Deste jeito a tríade IMBEL, Taurus e CBC se tornam as melhores coisas do mundo e vemos as maiores aberrações na Internet e esgotosfera nacional, quando não é a puxação de saco explícita.

        Será que se o oficial tivesse acesso a Beretta M9 e mesmo a Springfield( que o frame é feito aqui na IMBEL, mas o recheio que importa lá) continuaria este amor por Taurus e IMBEL ? Será que se o oficial pudesse usar a munição CBC que é exportada continuaria o amor a munição fabricada aqui ?

        Já cansei de debater com militares nos RA´s da vida de Airsoft, mostrar e provar o quanto o equipamento deles é ruim.

        O tal do jipe Chivunk ou Gaúcho nunca lembro qual é o brasileiro e o argentino. Se o EB tivesse licensiado este projeto para uma fábrica nacional ele seria um verdadeiro sucesso de vendas entre a turma do 4×4 e criaria escala de produção e experiência de uso.

        Exemplos não faltam nas FFAA brasileiras

        Para dar um exemplo que aconteceu nos EUA. O FN SCAR, não iria ter versão civil, mas no fim do programa SCAR começou a faltar $$$$$. Para não correr o risco da vaca ir para o brejo foi criada a versão semi dele e nos estados que armas automáticas são vendidas ele pode ser comercializado. Resultado..

        Salvou o programa.

        Já escrevi muito e já trabalhei hoje demais..

        Chega de resolver os problemas de SP vou para casa!

        F… o Alckimin se elegeu pra isto ele que venha aqui e trampe até sexta-feira tarde da noite!

        ahahahaha

        • Comprou… Mas opera a contento ?

          TrollbusterBR,

          Mas aí eu pergunto: Opera a contento de quem?

          Com todo o respeito, esse argumento de “não opera a contento” está mais para “papo furado” que quem não tem sequer o que operar, e fica tentando se convencer que é melhor ter lixo e operar bem, do que ter equipamentos de qualidade e não operar a contento.

          Ocorre, meu amigo, que quem tem lixo, por melhor que se opere, nunca vai estar a contento. Quanto mais quando só se tem lixo, e porcamente se opera, como é o caso do Brasil. E olha que tem gente acha que operamos muito bem.

          Em tempo: a forma como a AMV opera seus Su-30 diz repeito apenas a eles mesmos, até porque, eventualmente eles serão os mais prejudicados se precisarem do vetor e o adestramento não tiver sido adequado.

          • Operar a contento de cumprir uma missão com segurança para o porte do equipamento utilizado.

            Faz sentido ?

            Eu não espero que o F5 cumpra a mesma missão do Flanker. A FAB pode até se enganar que faz a mesma coisa.

            Pode até levar vantagem em doutrina, mas se o plano der errado já era.

            Eu sempre fui crítico, de comprar velharia para "formar doutrina".

            O que eu quis dizer e de fato me expressei mal é..

            Não adianta comprar e não conseguir operar.

            A Venezuela tem uma força aérea de fotografias.

            A FAB nem isto é.

            Agora eu sou contrário também a se comprar o que não vai conseguir operar.

            O FX seguindo o curso atual, vai ser um caso que provavelmente vai enterrar a aviação de combate da FAB, pois não vai ter $$$$ para comprar outro tão cedo.

            Acontece isto aqui, tanto quanto na Venezuela, porque não se luta pela base que é garantir a verba de operação do equipamento antes que ele chegue. Justamente porque lutar por verba não rende comissão de fabricante e só rende problemas com superiores.

    • Pior é o nosso governo que empresta dinheiro para eles enquanto o nosso povo está literalmente morrendo por falta de dinheiro.

      Não quero discordar, mas nem sei se isso é bom para a Venezuela. Melhor seria comprar comida ou qualquer coisa realmente útil.

      • Como diz sabiamente nosso amigo Tireless, El Bigodón, com certeza, está de barriga cheia.

        Mas e o povo? O povo que se dane… Se fizeram uma revolução e colocaram Chaves no poder, que façam outra e tirem o Maduro de lá. Por mim, quero mais que se exploda.

        • tbm gosto de ver o circo pegar fogo, desde que eu n seja um dos palhaços

    • Comprar sempre é muito fácil. Alguém sabe quanto custa a hora VOO e o custo de manutenção? Se não derem conta de manter não há respeito.

      • Mas como o Peru mantem o velho Mig-29?
        Que de velho não tem nada, estão sendo atualizados!

    • Devia ter umas aulinhas de "respeito" com o Vasco, mas pensando bem não seria muito bom não, afinal vai que o Vasco ensina ele a cair também né? …

  2. Para aqueles que gostam de numeros, aqui vai alguns:

    O PIB do Brasil em 2014 foi de 2.34 trilhoes de dolares contra 206 milhoes da Venezuela (11.35 vezes maior),
    A população do Brasil é de 205 milhoes de habitantes, contra 30 milhoes da Venezuela (6.8 vezes maior).

    Isso mostra que geramos muito mais dinheiro no total e por cabeça (quase o dobro) que a Venezuela, e ainda assim não conseguimos ter um avião digno protegendo os céus do país?
    Nossa administração é uma vergonha mesmo…

    • Maduro não tem escolha, ou se arma ou cai!

      A Venezuela já vive em clima de conflito, como todo ditador em vias de derrota eminente, agora ele vai gastar até o que não tem com formas de dissuasão.

    • É tudo uma questão de matemática:
      Aqui o PIB cresce em PA, porém a roubalheira cresce em PG, sendo assim sempre falta dinheiro pra tudo.

    • Boa tarde. Faz anos que venho acompanhando diariamente (10x) ao dia, todas as materias, publicações e comentarios do Blog. Primeiramente Parabens aos Editores, conteudo excelente.

      Resolvi comentar pela primeira vez, por vejo que ja esta na hora de começarmos um debate civico, profundo e objetivo sobre as finanças da Republica Federativa do Brasil, onde isso refletira obrigatoriamente na qualidade dos representantes politicos, onde gostemos ou nao, sao decididos o presente, futuro da Nação.

      Recomendo a leitura deste artigo: http://www.auditoriacidada.org.br/e-por-direitos-

      Alguns pontos que quero destacar:
      1) Problema nosso chama-se DIVIDA EXTERNA/INTERNA
      2) A LRF (Lei de responsabilidade Fiscal) foi criada nao com o intuito de "organizar as finanças" e sim para OBRIGAR o ESTADO BRASILEIRO (Governo Central) a ter superavit primario. Observe que nunca se falou sobre o superavit nominal!!!!!!
      3) Existem mais de 50 leis (incluindo constitucionais) que obriga que Estado Brasileiro atraves do Orçamento da UNIAO deva Prioritariamente e obrigatoriamente ser quitado os crederes internacionais/detentores dos titulos. Basta seguir o cronograma de desembolso no SIAFI, para se confirmar isso!

      O que eu gostaria de incentivar a todos voces. Antes de fazermos cristicas superficiais as malezas do Gov (independente de partido politico), vamos entender como Hoje o nosso dinheiro é gasto e gerenciado. O maior problema nosso e a absurda falta de conhecimento das nossas Leis, procedimentos legislativos e governança, onde falo por mim mesmo.

      Espero que possa ser util. Obrigado pelo privilegio de poder comentar.
      Boa tarde e fica com Deus.

      • Tardis,
        – Nossa dívida INTERNA está massacrando o orçamento. A Dívida Externa está controlada fazem anos. A merda foi o Lula ter tentado liquidar o principal da conta com o FMI (juros de 4,5% a.a) pegando emprestado inetrnamente (juros de 8-9% a.a indexados a SELIC).
        – A LRF é um dispositivo excelente.Superavit primário é OBRIGAÇÃO de qualquer país civilizado. Isto é o primeiro passo para se "organizar as finanças". Não sei como haver outro modo.
        – Primeiro se paga a quem se deve. Lei básica da sociedade. Eu tenho títulos do Tesouro. QUERO E EXIJO que estes sejam pagos. Porque eu EMPRESTEI ao governo MEU DINHEIRO. Este pensamento socialista de "ah, mas pagar o rentista primeiro?" é uma porcaria, porque se o Estado pega emprestado ele DEVE PAGAR.

        Reveja seus conceitos. Nosso problema é o Estado, que é enorme aonde não precisa, e pequeno aonde é necessário.

  3. Se fosse o Bolsonaro no poder, Já teria comprado uns 30 F-18 e substituido os F-5 por Alguns F-16 Block 50 usados. Ta na hora do Brasil se mexer.. Não pode deixar a Venezuela ter o poder aéreo mais forte das Américas. Ainda mais sendo um país de fronteira com o nosso. Uma vergonha !! Total vergonha !! Que compre uns F-16 usados .. Já é alguma coisa.

    • Será mesmo?
      Acho que só bastava um presidente que não "saudasse" a mandioca pra mudar a FAB.

      • Eu acho que o Bolsonaro ia meter o terror nesses comuna ai.. ahahaha .. Não sei se seria um ótimo presidente.. Mas tenho certeza que iria meter o terror nesse xavistas.

        • o bolsomito fala muita besteira, muita mesmo, mas pelo menos ele tem certa coerencia, o problema são as alianças que ele fez pra conseguir apoio e tutela na câmara, valendo me do ditado popular "diga me com quem tu andas que te direi quem és" tenho minhas ressalvas se ele manteria essa coerencia estando a frente do governo

    • Eu tenho um amigo bem excêntrico ( até demais…..:-( ) , ele fala do bolsonarro e tal , mas quando eu pergunto a ele o por que dele gostar tanto do bolso, ele não sabe dizer , eu acho que é por que ele enfrenta o jian wilis .

      Como aqui no Cavok tem mais gente civilizada do que na minha escola , então vc saberia me dizer o por que do bolsonaro seria um bueno presidente para el gobierno ?

      • Eu falei em relação as forças armadas, já que o assunto aqui é relacionado as forças armadas.

      • Jose Davi, eu o vejo como uma mudança mais profunda do que os governos PMDB – PSDB – PT mudariam em relação de um para outro, seria mais como um Enéas so que sem os doutorados e bagagem intelectual

          • só que é uma faca de dois gumes, se ele conseguir efetuar politicas voltadas ao combate da corrupção, aparelhamento do estado e má gestão (coisa que duvido com base em seus aliados) ele tbm ira militar por um maior conservadorismo moral

    • Bolsonaro Presidente, piada do ano….depois reclamam do Sputinik, o cara está a 25 anos no congresso e nunca teve uma única proposta aprovada em plenário, só vota com a bancada evangélica….um fundamentalista cristão…depois não adianta reclamar do ISIS….

  4. Senhores, a união soviética tinha uma força aérea formidável enquanto seu povo passava fome e faltavam produtos no mercado. Cuba idem. Apesar de concordar plenamente que é vergonhoso a venezuela falar em comprar mais SU-30 e nós modernizando forevis-5.
    Entendam, não dá pra se comparar com países totalitaristas que neglegenciam completamente seu povo. Lembrem-se que enquanto compram SU-30 falta papel higiênico! Aquilo lá esta longe de ser referência em qualquer coisa.

    • AirbusFO

      ? ??? ? ????????? ????? ? ????? ? ??? ?? ???????,?? ???? ???????????? ?????? ? ?????.????????? ???? ?? ??? ?? ?? ?????? ? ?? ?????? ?? ???? ???????? ?????? ? ???????? ??? ?? ??????!

      AirbusFO

      Vivi na União Soviética e não, nós não morríamos de fome. Te afirmo com certeza que isso não passa de um conto, uma mentira. Lembre-se, se você não sabe de algo, e não viu por si próprio, não tem nenhuma necessidade de sair contando para os outros e afirmando que é verdade!

      • Rustam,

        Eu Gostaria de saber como era a vida na união soviética? Se importa em me contar algo?

        Abraços.

        • Perigo da fala do Rustam: desqualificar TODOS os que não foram testemunhas oculares. História serve para justamente dar olhos aos que não viram e memórias aos que não viveram. A URSS estava quase quebrada antes de desaparecer? SIM. Independente do que disserem, os FATOS são tão fartos que dispensam corroboração. Temos internet pra isso hoje. Negar o passado não resolve, principalmente porque ele é o que impedirá que outros tentem a mesma façanha novamente.

      • Com certeza que era uma mentira…

        O muro de Berlin estava lá só para conter os ocidentais de desesperadamente pularem para o lado oriental.

        Graças a Deus Cuba é uma ilha, senão americanos desesperados iam fugir para o paraíso da ilha dos irmãos Castro..

        Vai dormir cara!

      • Passando fome é uma expressão para crises de abastecimento, da mesma maneira que a Venezuela tem hoje uma crise de abastecimento (pouca variedade e falta de alguns itens) mas sua população não está necessariamente morrendo de fome (milhares mortes e coisas assim). As limitações que de fato existiam, isso não dá pra negar. https://www.youtube.com/watch?v=jWTGsUyv8IE https://www.youtube.com/watch?v=k3fmWNx4ylM

        Essas limitações eram tão simbólicas que geraram uma tradição polonesa de dar laranjas como presente de natal devido a distribuição de frutas cítricas ser nessa época.
        Até Yeltsin em sua biografia apontou essas limitações que seu povo passava, especialmente quanto as opções de alimentos e bens de consumo que os americanos tinham a disposição. http://blog.chron.com/thetexican/2014/04/when-bor

    • Aqui , ao contrário , o governo se preocupa muito com o povo , é bolsa aqui , bolsa ali…..eles amam esta população.

    • Seguindo esta linha o Brasil é um paraíso..

      Porque as FFAA aqui são uma piada de mau-gosto.

  5. Entre os países lenhados, o Brasil é um dos que mais gasta com as FAs. O problema é como gastamos!

  6. Pelo menos tentam comprar rápido… por aqui pra comprar 36 foi uma novela quase infinita!

    Valeu!

  7. Parabéns FAV, realmente, operar algo em torno de quase 48 (?) Su-30Mk é pra poucos países do mundo, e se o fizerem com eficácia serão a melhor força aérea sul americana, só aconselho contudo, que os pilotos levem toalhas pessoais para por nos assentos, já que os mesmos estarão fedendo a caca.

    • Eu já acho um número desnecessariamente elevado, daria pra fazer outras coisas com o dinheiro…

    • Carcara…

      Po, mas que imagens em? "allahu akbar"
      Vou pesquisar se realmente foi na Síria!

    • Carcara,

      Foi sim na Síria!
      Um hospital infantil e uma escola foram atingidos e civis foram feridos…

      Obs:não vou postar as fotos pois são muito fortes!

      • A Rússia nega, mas as imagens estão aí…

        Infelizmente, é o ônus da guerra. EUA no Afeganistão, Rússia na Síria… faz parte!

      • Sério? vi alguns uniformes e achei que se tratava de combatentes realmente uma tragédia…

        • Infelizmente é verdade, carcara!
          São cenas bem fortes mas é a guerra.

          • É preciso ter muito cuidado com este tipo de ataque:
            Primeiro isto pode provocar revolta da população que aparentemente apoiava a iniciativa russa (pelo menos nos territórios sobre controle de Assad.
            E também porque o EI e demais organizações terroristas, e já faz um tempinho, usam e muito de propaganda, redes sociais e poderiam usar este tipo de situação para atrair simpatia pela próprio causa.
            É o tipo de situação que a escolha do alvo deve ser muito criteriosa (parece que não se tratava de ataques a linha de frente inimiga…) e uma bomba de precisão pode sair muito mais barata (acredito até que tenha sido utilizada, mas o alvo realmente foi equivocado).
            Lendo os comentários notei duas coisas interessante:
            – A explosão não teve um raio muito grande, ou pelo menos pareceu isto, o que já pode indicar alguma preocupação com danos colaterais ou mesmo que tenha sido realizada por artilharia de morteiros ou coisa similar…
            -Nunca ande de moto numa zona de conflito (humor negro), quem tá de moto sempre se ferra nos ataque coisa comprovada desde o primeiro vídeo da campanha russa.

            • Carcara,

              Ao que parece não foi só uma bomba.

              Interessante que a Rússia não assumiu ainda mas as bombas atingiram mais lugares do que no vídeo que vc postou mostra…

              Realmente pelo ao menos no vídeo, o raio de explosão foi baixo!

              • uma coisa precisa ser notada, parece que a batalha em terra está sendo duríssima até agora nenhuma notícia de uma grande cidade totalmente controlada pelo governo desde que a campanha se iniciou…
                Também é notável porque este ataque https://www.youtube.com/watch?v=J8zjxO1UtWA
                foi a primeira vez que foi divulgado como um alvo a infraestrutura "civil" relevante, no caso uma ponte…

  8. Podem comprar um monte de caças. Mas acredito que também deveriam olhar para o papel higiênico, um item também estratégico. 🙂

    []'s

  9. Com certeza ! Não só os F-5… os A-1 tb.. vivem em pane.. Um dia desses não funcionava nem o sistema de ILS dos F-5 do pampa por causa de um problema no data link.. Dai só decolavam com o tempo bom. rsss

  10. Ulisses Paulino

    ??? ??? ?????? ??? ??? ??-30??2 ??? ?????????? ?? ?????? ???? ?? ?? ??????????? ??????????? ??????? ?????????? ??????? ??? ???????????? ??? ??? ??-35? ??? ???????? ?? ????? ???????
    🙂

    Ulisses Paulino

    Quem te disse que todos os Su-30MK2 da Força Aérea da Venezuela estão groudeados? Quem? Os mesmos pro-ocidentais brasileiros, militares, e jornalistas que vivem dizendo que todos os Mi-35M da Força Aérea Brasileira não podem voar?
    🙂

Comments are closed.