Conceito de aeronave em formato de asa MAVERIC desenvolvido pela Airbus.

Durante o Singapore Airshow 2020, a Airbus levantou a cortina em um de seus projetos secretos chamado MAVERIC. O demonstrador tecnológico em formato de asa voadora oferece um vislumbre das aeronaves comerciais do futuro.

O MAVERIC (sigla para Aeronaves Modelo para Validação e Experimentação de Controles Inovadores Robustos, ou Model Aircraft for Validation and Experimentation of Robust Innovative Controls) não tem nenhuma semelhança com o protagonista Top Gun. Lançado em 2017, o modelo de 2 metros de comprimento e 3,2 metros de largura já completou seu voo inaugural em junho de 2019. A campanha de testes de voo deve continuar até meados de 2020. Ainda não é certo se a Airbus passará para um protótipo em escala 1:1.

A campanha de testes de voo está em andamento e continuará até o final do segundo trimestre de 2020.

Segundo a Airbus, a principal vantagem de um projeto de “corpo de asa combinada”, que até agora só foi usado para aeronaves militares, seria a eficiência de custos e a sustentabilidade. De fato, o fabricante europeu afirma que poderia reduzir o consumo de combustível em até 20% em comparação com as aeronaves contemporâneas de corredor único – uma melhoria bem-vinda no momento em que a indústria da aviação está sendo visada por suas emissões de CO2.

Ele também oferece novas possibilidades para sistemas de propulsão inovadores, algo que a Airbus está estudando atualmente em paralelo com seu programa E-Fan X. O demonstrador foi recentemente submetido a testes em túneis de vento para validar seu projeto estrutural.

“A Airbus está aproveitando as tecnologias emergentes para ser pioneira no futuro dos voos. Ao testar configurações disruptivas de aeronaves, a Airbus pode avaliar seu potencial como futuros produtos viáveis ??”, disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo de engenharia da Airbus, acrescentando que “embora não haja um cronograma específico para entrada em serviço, este demonstrador tecnológico poderia ser fundamental para promover mudanças nas arquiteturas de aeronaves comerciais para um futuro ambientalmente sustentável para a indústria da aviação.”

O MAVERIC é a segunda aeronave de asa voadora “secreta” revelada pela Airbus nos últimos meses. Durante a última edição do seu Trade Media Briefing em 5 de novembro de 2019, a Airbus Defense and Space revelou a existência do seu “Low Observable UAV Testbed”, ou LOUT. No entanto, nesse caso, o design disruptivo foi escolhido por seus benefícios furtivos.

Por meio do AirbusUpNext, um programa de pesquisa, a Airbus está atualmente trabalhando em vários projetos de demonstração em paralelo; E-FAN X (propulsão híbrida-elétrica), fello’fly (voo em “formação” em forma de v) e ATTOL (decolagem e aterrissagem de táxis aéreos autônomos).

Anúncios

4 COMENTÁRIOS