Uma aeronave C295 da Airbus, equipada com kit de reabastecimento ar-ar, realiza um contato “molhado” com um C295 de transporte da Força Aérea Espanhola. (Foto: Airbus)

O avião de transporte tático Airbus C295, equipada como avião tanque, alcançou com sucesso seus primeiros contatos “molhados” durante uma campanha de teste de reabastecimento ar-ar (AAR), anunciou a empresa.

Os primeiros contatos secos deste teste de vôo ocorreram em dezembro de 2019 e foram alcançados usando uma configuração de rampa fechada, mangueira de 30 metros e sistema de visão remota. Os contatos “molhados” (quando ocorre transferência de combustível), foram realizados em Sevilha, Espanha, em janeiro de 2020, entre uma aeronave Airbus C295 em configuração de avião-tanque e um C295 da Força Aérea Espanhola atuando como aeronave receptora em velocidades de vôo entre 100 e 130 nós.

No total, a aeronave equipada com o kit removível AAR realizou cinco contatos “molhados”, transferindo um total de 1,5 toneladas de combustível. Estes testes foram realizados em condições de luz do dia.

“O grau de dificuldade no teste de voo é sempre alto, pois envolve a realização de manobras que ninguém havia feito antes. Deve-se notar que, devido ao comportamento positivo da aeronave, a operação transcorreu bem”, afirmou o capitão Gabiña, piloto da Força Aérea Espanhola que participou da campanha de testes.

Testes de proximidade entre um avião-tanque Airbus C295 e um avião de caça F18 da Força Aérea Espanhola. (Foto: Airbus)

A campanha de teste de voo também incluiu operações de vôo noturno e o bem-sucedido teste de proximidade em posição de pré-contato com um avião de caça F-18 da Força Aérea Espanhola a uma velocidade de 210 nós.

Os testes bem-sucedidos ampliarão a versatilidade da marca registrada do C295 para operações táticas, incluindo missões de reabastecimento para helicópteros, aeronaves de transporte e de combate.

Anúncios