O primeiro Airbus A350ULR (Ultra Long Range) entregue para Singapore Airlines. (Foto: H. Goussé / Airbus)

A Airbus entregou a primeira aeronave A350-900 Ultra Long Range (ULR) para a cliente de lançamento Singapore Airlines (SIA). A aeronave partiu hoje (22) para o voo de entrega, desde Toulouse para sede da empresa em Cingapura.

A versão mais recente do A350 XWB é capaz de voar mais longe em serviço comercial do que qualquer outra aeronave, com um alcance de até 9.700 milhas náuticas, ou mais de 20 horas sem parar. Ao todo, a SIA encomendou sete aeronaves A350-900ULR, configuradas em um layout de duas classes, com 67 assentos na Classe Executiva e 94 assentos na Classe Econômica Premium.

A SIA começará a operar o A350-900ULR no dia 11 de outubro, quando lançará serviços ininterruptos entre Cingapura e Nova York. Com um tempo médio de voo de 18 horas e 45 minutos, um dos voos comerciais mais longos do mundo. Depois de Nova York, a aeronave entrará em serviço com a SIA em mais duas rotas transpacíficas non-stop, para Los Angeles e São Francisco.

“Este é um momento de orgulho tanto para a Singapore Airlines quanto para a Airbus, não apenas porque fortalecemos novamente nossa parceria, mas também porque aumentamos os limites com esta nova aeronave altamente avançada para estender voos de longo alcance a novos destinos”, disse o CEO da Singapore Airlines, Sr. Goh Choon Phong. “O A350-900ULR trará mais comodidade e conforto para nossos clientes e nos permitirá operar voos de longo alcance de maneira comercialmente viável. Isso nos ajudará a aumentar nossa competitividade na rede e aumentar ainda mais o hub de Cingapura”.

“A entrega de hoje é um marco para a Airbus e a Singapore Airlines, pois juntos abrimos um novo capítulo em viagens aéreas sem escalas”, disse Tom Enders, diretor executivo da Airbus. “Com o seu alcance incomparável e mudança de passo na eficiência de combustível, o A350 está em posição única para atender a demanda por novos serviços de ultra longa distância. A combinação da cabine espaçosa e silenciosa do A350 com o produto de renome mundial da SIA garantirá os mais altos níveis de conforto para os passageiros nas rotas mais longas do mundo.”

O A350-900ULR é um desenvolvimento do A350-900. A principal mudança em relação à aeronave padrão é um sistema de combustível modificado, permitindo que a capacidade de transporte de combustível seja aumentada em 24.000 litros, para 165.000 litros. Isso amplia o alcance da aeronave sem a necessidade de tanques de combustível adicionais. Além disso, a aeronave apresenta vários aprimoramentos aerodinâmicos, incluindo winglets estendidos, que agora estão sendo aplicados a todas as aeronaves A350-900 em produção.

O A350 XWB é a mais nova e moderna família de aeronaves widebody, incorporando o mais recente design aerodinâmico, fuselagem e asas de fibra de carbono, além de novos motores Rolls-Royce econômicos em termos de combustível. Juntas, essas tecnologias mais recentes se traduzem em níveis incomparáveis de eficiência operacional, com uma redução de 25% no consumo de combustível e nas emissões e custos de manutenção significativamente menores.

O A350 XWB apresenta a cabine Airspace by Airbus, projetada para melhorar o conforto e o bem-estar em voos longos. A aeronave tem a cabine mais silenciosa de qualquer widebody de corredor duplo e apresenta os mais modernos sistemas de ar condicionado, gerenciamento de temperatura e iluminação ambiente, com uma altitude de cabine otimizada e níveis de umidade mais altos. A aeronave também possui os mais recentes sistemas de entretenimento e WiFi em voo, com total conectividade por toda parte.

No final de agosto de 2018, a Airbus registrou um total de 890 pedidos firmes para o A350 XWB de 46 clientes em todo o mundo, tornando-se uma das aeronaves widebody de maior sucesso de todos os tempos. Quase 200 aeronaves A350 XWB já foram entregues e estão em serviço em 21 companhias aéreas, voando principalmente em serviços de longo alcance.

A aeronave partindo para seu voo de entrega. (Foto: A. Doumenjou / Airbus)

A Singapore Airlines é um dos maiores clientes da Família A350 XWB, tendo encomendado um total de 67 A350-900, incluindo os sete modelos Ultra Long Range. Incluindo a entrega de hoje, a frota de A350 XWB da companhia aérea está agora em 22 aeronaves.

Anúncios

SEM COMENTÁRIOS