O An-225 Myria (sonho) em foto de arquivo.

O Antonov An-225 Mriya, geralmente considerado o maior avião de transporte do mundo, voltou a voar hoje (25/03) depois de quase dois anos em revisão. A fabricante divulgou o vídeo da decolagem.

A aeronave, prefixo UR-82060, decolou do Aeroporto Antonov (GML), às vezes chamado de Aeroporto Hostomel, em Kiev, na Ucrânia, às 11h53 (GMT). O gigantesco avião fez vários círculos acima do noroeste da Ucrânia, antes de retornar ao aeroporto cerca de duas horas depois.

Em 19 de março de 2020, o proprietário da aeronave Antonov Airlines compartilhou algumas fotos, mostrando o gigantesco avião de transporte taxiando na pista do aeroporto GML. No mesmo dia a aeronave Antonov An-225 Mriya decolou para um voo de testes, com base nos dados de vários radares de voo.

A Antonov State Enterprise ainda não comentou se os voos comerciais do avião gigante estão planejados para o futuro próximo.

O An-225 visto durante voo n dia 25 de março. (Foto: O.Smerychansky)

Somente existe um Antonov An-225 Mriya em condições de voo. Foi desenvolvido no final dos anos 80 para o programa espacial soviético, tendo voado pela primeira vez em dezembro de 1988. Após a queda da URSS, o An-225 foi retirado de uso em 1994.

A Antonov o reativou em 2001 para realizar entregas muito específicas, como esforços de socorro após desastres naturais. Por exemplo, transportou ajuda para o Haiti após o terremoto de 2010 e para o Japão após o terremoto e tsunami de 2011. No Brasil ele esteve uma vez no Aeroporto Internacional de Guarulhos em 2010 e depois fez uma segunda visita em Viracopos (Campinas) em 2016.

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Se existisse o cargo de "Presidente do Planeta Terra e Supremo Mandatário de todos os Países" e se eu ocupasse esse cargo, eu baixaria um decreto proibindo o An-22 de ser aposentado e mandando reabrirem a fábrica para produzir mais um monte deles.
    Tipo o o Itamar Franco mandando a VW reabrir a produção do Fusca.
    Delírios de Quarentena rsrs