No último Dubai Air Show, realizado nos Emirados Árabes Unidos na metade de novembro, a Força Aérea Francesa levou seu caça Dassault Rafale de demonstração, com o piloto oficial Michael Brocard nos comandos. A apresentação do Rafale foi considerada uma das melhores do evento, e demonstrou a capacidade e a agilidade do caça multimissão francês, conforme pode ser conferida nesse vídeo produzido pela Força Aérea Francesa. Um excelente trilha e câmeras especialmente instaladas a bordo, oferecem uma visão excelente do show aéreo do Rafale sobre a fantástica cidade de Dubai.

39 COMENTÁRIOS

  1. Belo jato.

    Super agil e manobra com rapidez.

    Tomara que venha pro Brasil ano que vem.

  2. Gosto do Rafale voando e poder levar armamentos em 14 pontos.

    Que venha pro Brasil, pra voar na Fab e Marinha.

    Melhor jato europeu de combate.

    • Para Marinha? vai operar em bases em terra?…quantas vezes vai ter que ser repetido que o rafale é muito pesado para as catapultas do São Paulo?????/

      • nao fabio, nao é. ele pode operar sim, mas nao com toda a sua capacidade de carga paga — como se diria no jargao espacial.
        oq nao voaria de jeito nenhum no a-12 é o super hornet.

        na verdade, o rafale foi testado no nosso a-12,
        quando ele ainda era frances.
        abraços.

      • o Rafale vazio apenas pesa 9000 kgs contra 13.800 kgs do Super Hornet.

        o Rafale realizou inumeros testes armado e com tanques, sendo catapultado no A12 sem dificuldades.

        qtas vezes vai ser preciso repetir isso??

      • Aliás a França só faz ele.. USAmericanos fazem uma infinidade de jatos militares.. rsrs

      • Não é necessário, já foi comprovado pelos Suiços sendo melhor que o Typhoon, e no ATLC dos Emirados foi o jato europeu com maior desempenho, sem contar seu sucesso de operacionalidade na Libia.

        Verdadeiro Omnirole, realizando missões aéreas, ataques ao solo e missões maritimas.

        Vai ganhar na India.!

  3. Dilma minha querida presidenta,

    O Brasil precisa dos Rafales urgente.
    Melhor escolha do momento, assine logo com os francos em 2012.

    • Que bobão – A dilma não possuiu tanta capacidade para ler o blog!!!.

    • Torcedor do Rafale é jogador de Super Trunfo! não tem explicação torcer por um caça que custa o preço de um F-35, que só vendeu para o país de origem, que só opera misseis franceses com alcance menor que os similares americanos e russos, com um radar que encherga menos que seus rivais.

      • O Rafale não custa o mesmo preço de um F-35.

        Desinformar é pior que jogar super trunfo, meu amigo.

        Vamos aguardar o radar Aesa do Rafale chegar, pra termos idéia do seu alcance, pois ninguém teve acesso, muito menos vc.

        O F18 Super Hornet foi vendido somente pra Austrália com críticas e foi recusado por várias forças aéreas, devido ao fato de ser pesado e voar mal, o Brasil comprando o Rafale tbm será o único operador estrangeiro, caso não vendam pros Indianos.

        • A diferença de preço entre Rafale e F-35 é pequena se for comparar com a distância tecnológica que existe entre ambos ou seja, a relação custo-benefício do Rafalé é desfavorável. Foi o que disse em outras palavras os EAU. Simples assim!

        • o próprio sheik dos EAU disse que o rafale é impraticavel e nao vale o que custa, quem analiza o caça de perto, nao de foruns franceses que caem de amor por esse caça sabe que ele nao vale a pena, quem mais precisa dizer que o rafale é impraticavel pra voces enxergarem a realidade?

          • Os foruns indianos tbm caem de amor pelo Rafale.
            Sinto muito, mas o Rafale realmente vale a pena.
            O gozado…os EAU deveriam esquecer e desistir do Rafale, mas nao conseguem, sinal que estao realmente interessados nele, pois quem nao gosta de uma coisa, da tchau rapidinho sem remorsos.

            • Quem não esquece é a Dassault, pois embora tenha tomado um senhor rapa fora dos EAU agora, continua insistindo que as negociações estão avançando positivamente. Parece o discurso de Goebbels ao fim da guerra, que dizia que os Russos nunca iriam entrar em Berlim quando os Katiuscha já estava cantando nos subúrbios da cidade.

      • Isto é quase covardia. Este incautos não podem ter os olhos abertos. Vamos deixar que incandecm em oleos do orgulho franco. Orgulho do que!!!

    • Opa demorou pra perceber?
      Um vídeo vale por mil palavras, melhor vetor de combate que o Brasil pode alcançar hoje.
      Excelente!

    • ué..? te incomodou tanto assim!? ah HMS as vezes penso que tu quase deixa escapar tua ojeriza patológica ao Rafale… rsrsrsrs

      vou começar a ter estes questionamentos quando aparecer matéria sobre o NG e SH… vai ficar engraçado! rsrsrs

          • Diletantes e obscuros patriotas! Que buscam voz nestas paginas sombrias!!! Por certo que não é o esclarecimento.

            Vamos lá o FX-2 esta absolutamente decidido. Visto que o sagrado Obama, compartilho a necessidade de ofertar 4 (quatro) singelos e memoraveis Destroier, da classe Arleigh Burke, misseis daqueles, radar do sistema …, e por ai vai. (10.000 ton cada).

            Viram presentes tipo "de paraguai para brasil". Qua.Qua.quaquaquaqua…

            a Obvama

    • HMS – Não caia na tentação de querer argumentar menosprezando os outros pelo fato de menos conhecimento técnico especifico.

  4. E agora os concorrentes…

    BOEING MC DONNELL DOUGLAS F-18 SUPER HORNET



    SAAB GRIPEN NEXT GENERATION



      • Qtas aeronaves de caça USAmericanus fabricaram (tipos diferentes) desde dá época do jato e quantas os franceses fabricaram?

        Então quem sabe fazer jatos de combate?

        O resto é balela e trollagem..

    • o F-18 já tinha isso a muito tempo atras, e se voce acha que o meteor vai vir para o brasil está enganado, o AESA do rafale, mesmo se for com alcance 50% maior que o atual como os franceses dizem ainda vai ser menor que o alcance do APG-79, uma JDAM faz o que um AASM faz por um preço bem menor, o MICA tem menos da metade do alcance do AIM-120C, e pra que precidamos de capacidade de ataque nuclear?

      • so que vc esquece que um F18 nem chega perto de um Rafale no fator manobrabilidade e velocidade.

    • E o que mais você vai dizer? que "derroto o F-22"? Ou que o Brasil somente não comprou o Rafale por culpa da conspiração entre o Pentágono, a SAAB e a Eliane Catanhêde?

  5. A Única vantagem de se ter um caça que é operado por muitos países é na manutenção, uma vez que se muitos operam, muitos também sabem dos pontos fortes e fracos da aeronave. E isso num combate pode fazer toda a diferença. É só nos lembrarmos do que Israel fez quando convenceu um piloto de MIG 21 Iraquiano a desertar. Trataram logo de "aprender" tudo sobre o avião para formular melhores táticas de combate contra seus inimigos.

  6. Tenho visto diversas apresentações dos três concorrentes do FX e a que mais impressiona pela qualidade das manobras é mesmo o Rafale.

Comments are closed.