Acho o Top Gear um dos programas mais legais que existem para quem curte emoção e carros, mas quando o apresentador James May ganha uma oportunidade de voar até a borda da atmosfera em um avião-espião U-2, minha adoração se transforma na mais pura, simples e concentrada inveja. O vídeo foi feito para um especial da BBC chamado “James May on the Moon”.

O Lockheed U2 é um avião incrível, desenvolvido para espionar países inimigos pela CIA e a Força Aérea Americana. Voando a 70.000 pés, o U2 pode voar a qualquer hora do dia ou da noite e sob qualquer clima, fotografando alvos terrestres sob rápida demanda, algo que os satélites não conseguem fazer. Ele foi criado nos anos 50, voou pela primeira vez em 1955 e, apesar de alguns terem sido derrubados sobre a União Soviética, Cuba e China, a frota ainda hoje está em operação. Em 2008 foi uma das atrações do AirVenture realizado em Oshkosh. Abaixo um dos clicks feito nele.

Lockheed U-2 Spyplane (Foto: Fernando Valduga / Cavok)

De fato, o seu projeto de sucesso sobreviveu por mais tempo que o SR-71 e o avião-espião secreto A-12 da CIA, e vai continuar voando até 2014 ou mais.

SEM COMENTÁRIOS