O helicóptero coaxial composto AVX-L3 oferece inovação, desempenho e preço acessível para o programa Protótipo de Futura Aeronave de Reconhecimento e Ataque do Exército dos EUA. (Foto: Business Wire)

A AVX Aircraft Company e a L3 Technologies anunciaram seu inovador projeto de helicóptero coaxial composto (CCH), que concorre na Fase 1 da competição do programa do Protótipo Competitivo (CP) da Futura Aeronave de Reconhecimento e Ataque (FARA – Future Attack Reconnaissance Aircraft) do Exército dos EUA.

A solução de design inovador excederá a missão de reconhecimento e ataque leve do programa FARA com uma plataforma de alto desempenho e sobrevivência. O AVX-L3 CCH atenderá a 100% dos requisitos obrigatórios e excederá 70% deles. O projeto da CCH, combinado com processos e certificações rigorosos de engenharia e produção, proporcionará uma aeronave segura, acessível e com desempenho acessível, capaz de operar em ambientes aéreos altamente contestados e ambientes degradados por longos períodos.

“Esta solução FARA-CP oferece à L3 e AVX uma oportunidade de demonstrar a agilidade e inovação que diferenciam nossa equipe em apoio às prioridades de modernização do Exército dos EUA”, disse Christopher E. Kubasik, presidente da diretoria, diretor executivo e presidente da L3 Technologies. “Estamos colaborando para oferecer um protótipo que forneça uma poderosa capacidade de avanço para os nossos combatentes a um custo de ciclo de vida acessível”.

“Estamos extremamente satisfeitos em revelar o design para este programa muito importante do Exército dos EUA”, disse Troy Gaffey, CEO e engenheiro-chefe da AVX. “A AVX e a L3 oferecem habilidades únicas de projeto de engenharia e conhecimento de fabricação que fornecerão ao Exército uma plataforma de ataque leve e de reconhecimento avançada, letal e acessível.”

O projeto monomotor de última geração das empresas, aliado a uma asa para sustentação durante o voo de alta velocidade, oferece capacidade avançada em uma aeronave mais rápida, leve e mais letal, que requer menos manutenção durante seu ciclo de vida, apresentando:

  • Um cockpit fly-by-wire, lado a lado, otimizado para eficiência do piloto
  • Dois fans em dutos que fornecem empuxo para frente e reverso para operação e agilidade em alta velocidade
  • Sistemas de aviação avançada e backbone digital com tecnologia de ponta com sistemas modernos e abertos (MOSA)
  • Tamanho adequado para atender aos limites de tamanho embarcado no navio DDG e para carregamento nas aeronaves C-17, incluindo lâminas e asas dobráveis ??manualmente
  • Modularidade que fornece reutilização de componentes e um alto grau de comunalidade de sistemas em todos os conjuntos de recursos do Exército dos EUA

As duas empresas anunciaram sua primeira proposta em dezembro de 2018.

Anúncios

5 COMENTÁRIOS

  1. Estou imaginando: daqui a pouco surge um modelo inspirado no "avatar".

    • Não tem como afirmar mas eu vi o conceito desses helis futuristas no game Halo, procura por "halo game helicopter".

  2. é um ovo com perfil frontal enorme. pilotos lado a lado não dá em aeronaves de ataque e sim em tandem. os rotores laterais pioram isso. USArmy comprar isso vai se otário. o contra-rotor coaxial vai lá e só isso mesmo

Comments are closed.