A bordo de uma aeronave Nord Noratlas, o fotógrafo Anthony Pecchi registrou o voo em formação da Airbus.

Após divulgar uma prévia de um voo em formação espetacular, dois dias antes da abertura oficial do Paris Air Show a Airbus divulgou o vídeo com os bastidores do vídeo onde pode ser visto as aeronaves A350 XWB, A400M, Eurofighter Typhoon e o helicóptero H160 voando em conjunto em uma performance única.

“Diferentes aeronaves, características completamente diferentes de desempenho e voo, a diversidade de nosso portfólio – e conseguimos fazer isso”, disse Ignacio Lombo, líder dos piloto de testes da Airbus DS, destacando os desafios por trás da criação do vídeo batizado de “Family Flight”.

Para filmar o diferente voo em formação, já visto mais de 5 milhões de vezes nas mídias sociais, as tripulações de voo de todas as 4 aeronaves se encontraram com o fotógrafo Anthony Pecchi e sua equipe em Istres, no sul da França. As imagens foram registradas a partir de uma aeronave Nord Noratlas.

Fatores como posicionamento, manobrabilidade, velocidade e combustível foram mapeados com total precisão, já que as equipes precisavam lidar com a tarefa da sessão fotográfica: “Você precisa realmente preparar os voos com muito cuidado para garantir que ele seja seguro. Você tem que pensar o que é viável e como ir de uma posição para outra”, explica Christophe Cail, piloto de teste da Airbus.

As equipes e as aeronaves reuniram-se nas unidades em toda a Europa, com o Eurofighter realizando suas seqüências em uma escala de tempo mais limitada e o A400M completando testes em sua viagem de volta a Sevilha. “Nos sentimos muito orgulhosos da nossa empresa, do nosso pessoal e dos nossos produtos, porque é realmente impressionante o que podemos conseguir quando trabalhamos em conjunto”, ressalta Carlos Pinilla, chefe local da unidade em Getafe, para onde o Eurofighter voltou após a filmagem.

E também foi uma chance para a rede de especialistas em teste de voo da Airbus – que realmente os fazem voar – para se juntar na formação. Falando sobre o clima entre as pessoas, Olivier Gensse, Piloto de Teste Experimental na Airbus Helicopters, acrescenta: “É simplesmente excepcional estar no meio de aeronaves tão diferentes e compartilhar um voo com todas as equipes da Airbus. Com este voo, você pode dizer que somos uma família”.

Anúncios