O novo tiltrotor Bell V-280 Valor durante seu voo em modo cruzeiro. (Foto: Bell)

No dia 11 de maio, o novo tiltrotor Bell V-280 Valor fixou seus rotores no modo horizontal e voou em velocidade de cruzeiro pela primeira vez, depois de decolar da fábrica de helicópteros Bell em Amarillo, no Texas, EUA.

A aeronave atingiu uma velocidade de 190 kts (352 km/h) e planeja chegar até 280 kts (ou 519 km/h) em uma data ainda a ser definida. O V-280 é apresentado como um tiltrotor com um alcance de 926 a 1.482 km, capaz de transportar 18 pessoas (4 tripulantes e 14 passageiros) e tem uma carga útil de pouco mais de 5 toneladas.

O V-280 fez o seu primeiro voo em dezembro de 2017. A aeronave tem como objetivo substituir a frota de Sikorsky UH-60 Black Hawk até 2030.

4 COMENTÁRIOS

  1. trem de pouso não recole e a envergadura deste é imensa. substituir o blackhawk só pelo alcance

  2. trem de pouso não escamoteável e envergadura muio maior que do blackhawk. só melhora no alcance

    • Os trens de pouso recolhem sim, são retráteis e têm portinholas vistas claramente nos da frente.
      Eles estavam estendidos neste teste porquê é de praxe manter os trens de pouso abaixados num primeiro voo em qualquer aeronave simplesmente para reduzir riscos, já que não se têm certeza do correto funcionamento de tudo e o voo será em baixa velocidade. E além do alcance e velocidade, ele também transporta mais pessoas. E em relação a envergadura, está dentro da possibilidade de operar em praticamente todos os ambientes e plataformas em que o Blackhawk opera. Quem sabe disso são os profissionais que lidam com isso e não opinadores, e sem dúvidas ele proporcionará um grande salto operacional a quem for utilizá-lo.

Comments are closed.