Jeff Bezos apresenta sua sonda lunar Blue Moon.

Jeff Bezos, CEO e fundador da Amazon e da Blue Origin, apresentou a nova sonda lunar Blue Origin na quinta-feira (09/05). Chamada Blue Moon, a versão de carga do módulo de aterrissagem foi projetada para entregar cargas de até 3,6 toneladas na superfície lunar.

De acordo com a Blue Origin, a sonda Blue Moon será equipada com células de combustível que permitirão que ela permaneça alimentada durante a noite lunar de duas semanas. Também será capaz de navegação autônoma. Ela foi projetada para transportar robôs, equipamentos científicos e outras cargas.

“A Blue Moon é uma sonda flexível que pode levar uma grande variedade de cargas pequenas, médias e grandes à superfície lunar”, disse a Blue Origin. “Sua capacidade de fornecer aterrissagens precisas e suaves possibilitará uma presença humana sustentada na Lua.”

A Blue Origin também projetou uma variante maior que será capaz de transportar até 6,5 toneladas e poderá transportar um módulo de decolagem com humanos. A empresa diz que a sonda estará pronta para cumprir o objetivo da atual administração de devolver o pessoal dos EUA à Lua até 2024.

A empresa tem como objetivo pousar no polo sul da Lua, onde há água. Especialistas acreditam que a substância pode produzir hidrogênio, que serviria de combustível para a nave explorar outros cantos do Sistema Solar.

A nova sonda Blue Moon será equipado com o novo motor BE-7 da Blue Origin, que utiliza uma combinação de propulsores de oxigênio líquido e hidrogênio líquido. A empresa espera realizar o primeiro acionamento do motor neste verão. A Blue Origin diz que, depois de concluído, o motor estará disponível para venda.

A NASA ainda não escolheu o veículo para a sua missão lunar. Enquanto isso, empresas privadas e outras agências espaciais em todo o mundo estão se preparando para uma nova onda de exploração da Lua.

1 COMENTÁRIO