Uma das imagens do momento do touneau com o 707
Uma das imagens do momento do touneau com o 707
"Tex" Johnston
"Tex" Johnston

No vídeo abaixo, o piloto Alvin M. “Tex” Johnston (1914-1998) mostra todo potencial aos clientes do que o Boeing 707 é capaz de fazer.

Sem nenhuma informação ou aviso dos executivos da Boeing, Johnston efetuou um touneau com o seu Boeing 707. Na verdade a aeronave usada para efetuar a manobra era um protótipo do 707, o modelo 367-80, ou Dash 80, ou mais precisamente o protótipo do KC-135 Stratotanker.

O voo foi feito sobre o Lago Washington, perto de Seattle, no dia 07 de agosto de 1955. Quando os executivos da Boeing questionaram o que ele estava fazendo, ele respondeu: “Estou vendendo aeronaves”. Ele não foi punido e nem reprendido por ter feito essa manobra.

O vídeo mostra o touneau, mas também uma narrativa de Johnston além de mostrar as fotos feitas de dentro da aeronave enquanto ela estava de cabeça para baixo.

Tex Johnston ainda escreveu sua biografia: Tex Johnston: Jet Age Test Pilot junto com o escritor Charles Barton, antes de falecer em outubro de 1998, aos 84 anos, vítima da doença de Alzheimer.

Vocês imaginam o piloto de testes do Boeing 787 fazendo isso no seu primeiro voo?

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.