Caça F-35B realiza disparo em voo com o canhão GAU-22/A instalado no pod ventral do F-35B. (Foto: Lockheed Martin)

As equipes de testes aéreos do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e da Força de Teste Integrada (ITF) do F-35 terminaram com sucesso os primeiros testes de disparo em voo do pod canhão GAU-22/A da versão F-35B.

O teste foi realizado no dia 8 de maio pelo Esquadrão de Avaliação VX-23 “Salty Dogs”, em Patuxent River, Maryland, usando o primeiro caça F-35B Lightning II (STOVL) fabricado, o “BF01”.

O GAU-22/A é um canhão de quatro cilindros projetado para uso no F-35. A versão de decolagem e pouso convencionais (CTOL) da aeronave vai levar a arma internamente, enquanto as versões de decolagem curta e pouso vertical (STOVL) e a versão embarcada em porta-aviões (CV) usarão a arma através de um pod externo.

O canhão instalado no pod, que é preso embaixo do avião, pode disparar 55 tiros por segundo e carrega 220 munições de 25 milímetros. O GAU-22/A pode disparar 3.300 munições por minuto e tem uma precisão melhorada de 1,4 miliradianos em comparação com o canhão GAU-12.

7 COMENTÁRIOS

  1. E carrega 220 munições …. 55 tiros por segundo… é sua conta tá certa … 4 segundos.
    Outra coisa, com este pod ventral esqueça furtividade né, seu rastro no radar vai ser bem perceptível né, se é para o F-35B aparecer no radar então um caça de 4++ geração serve né.

    • O pod não irá significativamente afetar a furtividade, não será "bem perceptível". Creio que até mesmo com o pod permanece mais furtivo que qualquer caça 4.5G em configuração limpa. E não, nenhum caça 4.5G serve, pois nenhum tem capacidade V/STOL.

    • Calma Rogerio, um F-35 não tem que estar sempre em configuração limpa, em missões de ataque ao solo com possibilidade de enfrentar aviação inimiga o F-35B vai estar assim:
      Quatro bombas guiadas para o ataque em si e dois mísseis de curto alçance e um canhão 25mm para autodefesa.
      .
      . http://imagesvc.timeincapp.com/?q=60&url=http

  2. Aviões de caça tem metralhadoras e canhões para fazer curtas rajadas, duas a quatro de um a dois segundos e cair fora.
    Uma vez um forista sugeriu usar canhoes desativados de um Mirage III para se fazer um avião tipo C-130 ou C-295 gunship com canhoes laterais para ataque a solo.
    O canhão dos aviões de caça não foi feito para disparar por grande tempo, não tem refrigeração e derreteria se fosse acoplado a uma grande caixa de munição para ataque ao solo tipo gunship.
    Veja o pequeno tamanho de um canhão DEFA 552 30mm do Mirage, sem refrigeração feito para ser leve e disparar por poucos segundos.
    . https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:A
    .
    Por outro lado veja o tamanho de uma arma feita para um gunship, no caso este é o Basler BT-67 Gunship da Colombia. Esta pode atirar por um bom tempo com muita munição.
    . http://4.bp.blogspot.com/-B8FxjJ2hrFM/U3VXyqPLsYI

Comments are closed.