O caça Su-57 (T-50-2) durante seu primeiro voo com os novos motores de segunda geração, ou izdeliye 30. (Foto: UAC)

O caça russo de quinta geração Su-57 realizou no dia 5 de dezembro o primeiro voo com o motor de segunda geração (Izdeliye 30) fabricado pela Saturn, o qual será definitivo dos novos caças que serão entregues para Força Aérea russa.



O voo foi realizado pelo herói da Federação Russa, o principal piloto de testes da Sukhoi (parte da UAC), Sergei Bogdan. A duração do voo foi de 17 minutos. O voo foi completado de acordo com as condições previstas.

“Um voo bem sucedido com um novo motor dá um impulso adicional ao programa do caça de 5ª geração da Rússia. Isso é prova do alto potencial de construção de aeronaves russas, capaz de criar sistemas avançados altamente inteligentes – um avião exclusivo, com aviônica digital e inovadora e os mais modernos motores”, disse Denis Manturov, ministro da Indústria e Comércio da Federação Russa.

O caça Su-57, anteriormente conhecido como T-50 PAK FA (Prospective Airborne Complex of Frontline Aviation), é um caça multifunção de quinta geração, projetado para destruir todos os tipos de alvos aéreos a distâncias longas e curtas, atingir com precisão alvos no solo inimigo, utilizando seus modernos sistemas de defesa.

O primeiro voo do T-50 PAK FA ocorreu no dia 29 de janeiro de 2010 em Komsomolsk-on-Amur. Todos os 9 caças até então haviam sido testados com o “motor de primeira geração” – ou NPO Saturn 117C, ou AL-41F1.

Os novos motores estão instalados no protótipo T-50-2 (número de fabricação 052). Este é o protótipo que realizou o segundo voo, realizado no âmbito do programa PAK FA. Ele voou pela primeira vez no dia 3 de março de 2011.

O trabalho de design deve ser concluído em 2019, então espera-se que comecem as entregas dessas aeronaves aos militares.

O primeiro lote consistirá em 12 aeronaves, disse o chefe da United Aircraft Corporation Yuri Slyusar.

Anúncios

25 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de ver um tratamento furtivo nas naceles dos motores. Tanto no aspecto radar como IR.

    []'s

    • Não percebeu que os bocais são serrilhados, como no F-35?
      Aqueles "serrilhados" servem para criar vórtices nos gases de exaustão para misturá-los ao ar frio atmosférico, por consequência, diminuindo o comprimento da pluma de gases de exaustão (e diminuindo a assinatura IR).

  2. Exatamente isso que eu ia comentar. Pelo visto o quesito furtividade não vai ser tratado nesse motor. Uma pena.

  3. Mesmo com sanções e com dinheiro curto eles estão avançando a passos médios, parabéns

  4. Na matéria cita um herói da Federação Russa, esse título é dado para heróis no sentido puro da palavra ou é como as medalhas de honra do congresso brasileiro que qualquer um ganha?
    Só curiosidade

    • Na Rússia, o título é entregue, – diga-se de passagem, é o nível mais alto de reconhecimento -, por serviços prestados ao Estado e as pessoas associadas com a prática de um feito heroico. Todos recebem a medalha "Estrela de Ouro". Pessoas comuns, desde simples agricultores, até políticos, militares, atletas e como no texto, o Coronel Sergei Bogdan, piloto de testes da Sukhoi. Este é "Herói" pela coragem e o heroísmo na avaliação, teste e introdução de novas aeronaves, aproximadamente 57 variações. Pra mim, é uma atitude correta por parte do país. Valorizar sua gente, valorizar as pessoas que engrandecem e desenvolvem o país. Não como um certo país da América do Sul, onde o herói de uma criança é um jogadorzinho de futebol, ou um cantorzinho de funk ou sertanejo universitário. O mesmo país onde a grande maioria nem sabe que o EB e a FAB lutaram na 2ª Guerra Mundial, nem imaginam o que significa o dia 22 de Abril, muito menos o que significou o dia 22 de Abril de 1945 para a FAB, ou nem mesmo ouviram falar de Danilo Marques Moura.

      • Perfeito. Quando citei "qualquer um" não tive a intenção de deixar de fora quaisquer cidadão brasileiro, não importando sua origem, só acho um absurdo isso de jogador de futebol ganhar uma distinção tão importante enquanto cientistas, estudantes que desenvolveram algo útil, pessoas que realmente fizeram heroísmo ajudando outras nem serem citadas para receber homenagem.

  5. Interessante, pelo que eu entendi das imagens ele está voando com dois motores distintos, o novo parece ser menor e ficar mais bem "escondido" principalmente no aspecto lateral.
    Parece que os russos conseguiram algo interessante aqui, encolheram o tamanho e ganharam potência.

    • Reparei… bem menor mesmo. Ideia interessante, que os inúmeros engenheiros aeronáuticos de plantão, em outro blog, jamais haviam pensado ou cogitado. A Rússia, como sempre, fazendo "mágica".

    • Pois então meu amigo, percebi isto também, mas que poderiam ter melhorado na furtividade, mais ou menos nos moldes das tubeiras do F-22 (ainda mais escondidas e com TVC bidimensional), isto poderiam. Ao que parece, os chineses devem adotar uma solução parecida junto ao J-20 no futuro, coisa que os russos ainda não o fizeram com o Su-57, mesmo com este novo motor. Pior pra eles.

      • wellington nem julgo este o maior problema, quero ver aquele OLS no bico da aeronave, aquilo por si só já reflete mais que um F-35 pode ter certeza.
        Vendo o vídeo novamente parece que houve mudança na angulação da entrada para os motores, então já pode ser uma mudança muito bem vinda (repare que o ventre parece assimétrico)….

    • Mas geralmente é assim
      Quando se vai testar motores novos não se usam todo novos na aeronave

      Pq ninguem sabe se vao dar pane

      é questão de precaução

  6. Os engenheiros aeronáuticos virtuais adoram dar palpites sobre tecnologias A ou B. Eu acho que eles sabem muito mais que os engenheiros Russos que projetaram o caça…..

    • Eu tinha a ideia que blog era para isso, obrigado pelo esclarecimento.

      • O que esses fanboys da mãe Rússia fazem diferente?

        Nem sabem como se usa um caça ou um radar e querem provar que isso ou aquilo não funciona.

          • Eles podem dizer que Stealth não funciona e que todas as forças aéreas do mundo estão erradas, mas quando diz que o caças russo não é stealth o suficiente tentam desqualificar as opiniões do outros com sarcasmo e ironias.

  7. Se eu estiver errado me corrijam

    Mas é pratica comum, quando se vai testar um motor novo, a aeronave voar com um motor novo e outro antigo…
    É medida de precaução

    Eu ja vi isso outras vezes

  8. Se vcs derem um pause aos 30 segundos do video, vcs vão reparar que o motor esquerdo é o novo e o direito é o antigo

    dá pra ver claramente

  9. O refinamento da mecanica do motor existente, pode chama-lo de "novo"?

    Não creio que esse caça seja 5G, mas o Putin fez o que pode, se eles não sabem como fazer, tem que tentar, pra isso tem que falar que é de quinta geração.

    Tipo a NASA, Marte é um planeta morto, mas pra ter grana para os projetos, tem que falar que Marte teve ou tem água kkkk

    ps* Tem um caça sueco, "novo", que custou os olhos da cara e não mudaram nem um tiquinho as entradas de ar, imagina o bocal do motor, creio que pra isso teriam de gastar mais uns 8 bilhões kkkkk.
    Agora eu vejo que o Gripen é a "cara" do Brasil.

  10. Independente do que o motor seja..só pq é russo..

    é mais potente, mais econômico, mais stealth e mais barato que os ocidentais.

    • Não duvido que venha a ter boas vantagens sobre o F-22 e o F-35 depois que estiver finalizado em 2025.

      Será mais ou menos como o Su-35 é em relação aos mais modernos F-15.

  11. Não fizeram a comparação entre o primeiro e o segundo motor, o quanto foi melhor ? quantas libras de empuxo ? faltaram alguns detalhes.

  12. Não acredito que esse avião seja totalmente stealth, mas creio que ele atende perfeitamente a doutrina de emprego da Russia. O importante é criar uma plataforma que possibilite muitos desenvolvimentos futuros.Se a manufatura e manutenção for barata e facilitada, no fundo uns 400 desses podem bem valer mais que uns 150 F22. Porque a tecnologia de radares também evolui, e os RUSSOS dominam essa tecnologia perfeitamente. Então vale a máxima e melhor ter 500 mais ou menos que 150 ótimos.

Comments are closed.