Caça F-18 espanhol sendo afastado por um Su-27 russo.

 

 

Caças russos Su-27P e Su-35S afastaram nesta terça-feira um EF-18A da Força Aérea Espanhola que tentou se aproximar do avião onde viajava o ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, quando sobrevoava águas neutras no Mar Báltico.

O ministro e outros membros da defesa chegavam a Moscou vindos da região russa de Kaliningrado.

No vídeo, divulgado pelo Ministério da Defesa da Rússia, o EF-18A espanhol, armado com dois mísseis IRIS-T e dois AIM-120, se aproximou a algumas centenas de metros da aeronave da comitiva russa quando o Su-27, armado com quatro mísseis ar-ar R-73, pode ser visto manobrando para cima do avião Shoigu.

Shoigu fez uma visita a Kaliningrado para observar parte dos jogos militares Army Games-2019.

De acordo com um comunicado russo, o avião oficial russo era escoltado por dois caças que fazem parte da frota russa do Mar Báltico. O Su-35 que seguia do outro lado da aeronave da comitiva russa estava armado com dois mísseis ar-ar R-73 de curto alcance e dois R-77-1 de médio alcance.

O acontecimento não é estranho para os aviões da OTAN sobre o Mar Báltico, com um incidente semelhante ocorrendo em 2017.

Anúncios

8 COMENTÁRIOS

  1. No início do ano aconteceu algo semelhante, só que naquela ocasião era o F-15 da USAF..

  2. Me impressiono com a beleza dos Su-35…. que belos pássaros!

    A propósito; o F-18 espanhol estava também com um POD na região ventral, ou é impressão minha?

    Bom dia a todos! 🙂

    • Tinha sim um pod no cabide interno, porém não consegui reconhecer qual a finalidade dele.

  3. Foi lindo! Por mais que seja algo curriqueiro, o F-18 batendo em retirada deu a sensação de que levou um susto dos bons.

  4. Putz.. O raio do avião estava em área internacional..
    Apesar de já ser rotina, protocolo etc por aquelas bandas, uma hora alguém entra em uma esteira de turbulência, dá uma esbarradinha em uma ponta de asa.. E tá feita a M%#@ por conta dessa guerrinha fria.

  5. Esse balé geopolítico no ar é lindo demais de se observar.

  6. Bonito e justo.

    Se um Flanker se aproximar de um avião com o secretário de Defesa dos EUA também levará um passa-fora desses — da escolta americana.

Comments are closed.