Dois caças russos Su-57 teriam sido destacados para uma base na Síria. (Foto meramente ilustrativa)

Um vídeo ainda não confirmado, que começou a circular no início da noite de ontem nas redes sociais, mostra o que seriam dois caças russos Sukhoi Su-57 (PAK FA) chegando na Base Aérea de Khmeimim, província de Latakia, na Síria. Veja o vídeo a seguir.

No vídeo é possível ver as aeronaves pousando na base localizada às margens do Mediterrâneo, com um Su-35 voando próximo de forma a proteger as aeronaves. A Rússia já usou o conflito sírio como uma desculpa para demonstrar armamento novo e avançado, então devemos levar em conta que o vídeo possa ser verdadeiro.

Até o momento o Ministério de Defesa da Rússia não emitiu nenhuma declaração sobre o suposto deslocamento das novas e avançadas aeronaves, que até então é sabido que não entraram oficialmente em operação, e avançam nos testes de desenvolvimento.

Este movimento dos dois caças é no mínimo estranho, caso seja verdade.

De acordo com meios de comunicação e observadores sírios perto da base da força aérea Khmeimim da Rússia, os dois Su-57 foram acompanhados por quatro caças Su-35S e quatro aviões de ataque Su-25, além de uma plataforma de comando e controle radar A-50U Mainstay.

Os caças Su-57 se juntam a uma seleção de avançadas aeronaves de combate implantadas pela Rússia na base síria, como Su-35, Su-34 e Su-30SM.

Mas qual seria exatamente o objetivo russo ao destacar tais aeronaves que ainda não estão operacionais para uma região notadamente em guerra? Seria uma estratégia de marketing para demonstrar força? Ou é uma resposta aos encontros recentes entre os EUA e a Rússia nos céus e no solo da Síria devastada pela guerra? Os EUA estão com seus F-22 Raptors na região.

Curiosamente, o movimento aparente ocorre poucos dias depois que o vice-ministro da Defesa da Rússia, Yuri Borisov, disse a repórteres durante uma visita à fábrica de Komsomolski-on-Amur que o novo caça furtivo Su-57 “começaria os ensaios de combate em breve”.

Se realmente os Su-57 russos chegaram à Síria, isso poderia representar uma nova escalada perigosa para a região já tumultuada, embora quase com certeza as aeronaves Su-57 tenham capacidades operacionais limitadas, e terão dificuldade em mudar amplamente o equilíbrio de poder no conflito.

Até janeiro de 2018, a Rússia tinha menos de uma dúzia de protótipos de pré-produção do Su-57 em condições de voo, e o desenvolvimento teve vários atrasos. As Forças Aeroespaciais Russas devem começar a receber o primeiro lote de pré-produção de caças Su-57 em 2019.

Acompanharemos as novas notícias, e atualizaremos este post caso a notícia seja confirmada ou negada por fontes oficiais.

Anúncios

62 COMENTÁRIOS

    • Provavelmente esta sendo deslocado para testar seus sistemas e furtividade em um ambiente "ideal". Não credito que vá participar de algum engajamento, ate por que são só duas aeronaves e são modelos pré-produção. Mas as condições ali são ideais para testar as capacidades da aeronave, ate por que o F-22 esta operando na área, então é uma excelente chance de testar a capacidade do Su-57 de ver e "não ser visto".

  1. A Rússia resolveu implantar dois protótipos na região do conflito na Síria, protótipos sem motores e radares definitivos? Não creio que os russos sejam tão irresponsáveis assim….

    • O que é dois problemas comparado a declarar operacional a carroça aerea mais cara da humanidade com 3.500 erros de projetos, que mata seus pilotos por falta de oxigenio (imagino que falta ar mesmo para o piloto voar em uma cadeira eletrica mesmo) ou não os ejeta? Isso sim é irresponsabilidade.

      • Como diria o saudoso Ronald Reagan Pedroca "Lá vai você de novo!"

        – Os assentos ejetores já estão sendo substituídos;
        – O problema de hipoxia já foi resolvido.

        Ademais cumpre lembrar que o F-35 é bem mais avançado que a carroça russa, que sequer tem radares e motores definitivos. É aquela coisa: É melhor você falhar inovando como é o caso dos americanos com o F-35 do que falhar miseravelmente querendo reinventar a roda tal como os russos estão fazendo com o Su-57….

        Ps: Não são apenas dois problemas. outro problema é que a aeronave simplesmente não é furtiva visto não ter conseguido a redução de RCS pretendida. Quer algo mais vergonhoso que isso?

        Ps2: Esses são os problemas aparentes. Os ocultos devem ser BEEEM maiores e constrangedores. Não é à toa que Índia quer pular fora do projeto e pediu informações do F-35

        • É facil criticar o F35, é um programa transparente.

          Perigoso é não saber os defeitos do PAK.

        • Serio isso? Fanboy de F-35? O Projeto do F-35 custou mais de 500 Bilhões de dolares e está recheado de problemas, está cheio de limitacoes e longe de voar com 100% de suas capacidade projetadas! Inclusive já tem uma data estimada para troca dos motores do F-35.

          Custo do Projeto do F-35: 500 bilhões de dolares.
          Primeiro voo do prototipo: 2000
          Primeiro voo: Dezembro de 2006

          Custo do Projeto Su-57: 10 Bilhões de dolares.
          Primeiro voo: 2010

          • Seus números não estão corretos.

            O projeto do F-35 custou 60 a 68 bilhões de dólares. Os 409 bilhões são a compra de mais de 2.400 unidades, construção das instalações, equipamentos de suporte e testes, peças sobressalentes e diversas outras coisas incluídas.

            Quanto custam 2.400 Su-57 mais toda a infraestrutura? Só para comparar?
            Uns 300 bilhões?Talvez
            Depois se soma isso aos 10 bilhões gastos até agora.

            • Os russos não são transparentes no PAK, deve ter custado mais, sem divulgação dos problemas, sem divulgação das reais qualidades e defeitos.

              • A Rússia não revela nada, como vão comparar.

                Ainda bem que tem os indianos que falam .

              • Os russos nunca põem defeito nos seus avions mais todos nós sabémos que eles estão cheios de problemas o su-57 não é exceção, eles querem que acreditemos que fizeram um avião de 5º geração a primeira tentativa.

      • Por acaso esse pedro sabe alguns dos problemas de desenvolvimento do Su-57?

        A única coisa que ele tem é propaganda, de um avião que já precisou de reforços nas asas e pegou fogo uma ou duas vezes.

        E está longe de ser o que prometia ainda, segundo os indianos abaixo das expectativas, inferior ao F-35 em algumas coisas e com custos acima do esperado.

        Tanto que se cogita uma versão 5G do flanker.

        Disso eles esquecem, ou fingem esquecer.

      • A Sukhoi não divulga as dificuldades, os militares russos não revelam os problemas e mídia russa não fala nada.

        Aí o russófilo conclui que um projeto do tamanho do Su-57 não tem problemas e dificuldades de desenvolvimento mesmo sabendo que todos os caças russos tiveram, assim como os de outros países.

        E ainda tem os indianos pedindo diversas modificações e dizendo que ele deixa a desejar em alguns aspectos.

        Mas vem falar do F-35 em post sobre o sukhoi.

      • Já estão funcionando os 5 ou 6 radares que eles prometeram? Já tem capacidade de inteligência eletrônica de 5° geração? Ou está com eletrônica de 4G?

        Vai ser igual a outros "melhores do mundo" que na hora da guerra apresentam defeitos e precisam de diversos ajustes.

    • Acredito que eles irão usar ele justamente na regido conflito pra ver seus pros e contras pra corrigir os defeitos mesmo não estando pronto, nada melhor que testar em um cenário real de guerra

  2. Não consegui ver o video, mas pela foto aparenta ser realmente dois aparelhos. Não creio que seja apenas um teste para ver o quão longas são as pernas deles, pois podem fazer facilmente isso na Russia. Creio que ali estão para, alem de Mkt e mostrar a possiveis interessados, ver qual sera o desempenho do mesmo a emissões eletromagnéticas, bem como integração com outros jatos de combate.
    Outro motive pode ser relacionado ao traiçoeiro ataque realizado pelos EUA a milicias pró-Assad a Leste do Eufrates no inicio do mes, onde os terroristas do SDF queriam infiltrar grupos do ISIS no outro lado do rio, e na iminencia de serem pegos por essas milicias (que por sinal são iranianos), atacaram esses ultimos indiscriminadamente. Só que não contavam que juntamente com essas milicias haviam mercenaries Russos e que alguns deles (5 no total) vieram a falecer. Apos tal ato, a Russia esta incrementando seu material novamente na Siria, pois não apenas ela mas outros países como a propria Turquia notaram que o interesse dos EUA na região é apenas uma escalada de conflito visando desfragmentar a Siria, criar um estado fantoche Curdo, já que a Aventura do ISIS mostrou-se um tremendo fracasso.

    • O ataque traiçoeiro foi o engendrado por Sírios e iranianos e que terminou com a dura resposta das forças norte-americanas. E ao contrário do que noticiou a Sputnik ( falacioso sem credibilidade alguma) não foram apenas 5 mercenários russos mortos mas sim um número superior a 60. E sabe qual foi o aparelho que fez um estrago danado nos atacantes? justamente ele, o "capenga" A-10…..

    • Típico comentário só para criar confusão, chega disso né? Só serve para prejudicar o forum, vamos falar de aviões?

  3. Acredito que seja (se verdadeira a notícia) só propaganda para os Sírios, caso contrário seria muita loucura colocar um vetor não operacional para voar na região, não serviria nem para intimidar, visto que não pode combater.

  4. Difícil tirar qualquer conclusão através do vídeo. Nota-se os dois SU-57, mas como pode-se garantir que é mesmo na Síria?

  5. Propaganda. Os russos precisam de verba para terminar a aeronave. Os americanos vão testar o Sukhoi F35 em Israel.

    • O SU-57 é um SU-35 com "roupa nova". Como não se consegue abater um SU-35 na Síria, é um bom motivo para testar o novo brinquedo e fazer propaganda.
      Que os yankees sejam inteligentes e aproveitem a oportunidade para dar uma olhada no novíssimo brinquedo do urso.

  6. Acho uma baita irresponsabilidade colocar uma aeronave neste estágio de desenvolvimento para voar em um lugar tão conturbado, ja pensou se descobrem um problema técnico (que sempre aparecem em aeronaves não operacionais), muita chance ao azar.

    Além do mais, não deu tempo para qualquer piloto russo pegar experiência, ( e ja voar por lá é loucura kk).

    Mesmo operacional o F35, os pilotos tem que ter muita confiança e experiência antes de voar em um cenário daqueles.

    • Para nos os pilotos ainda não tem experiência… Mas vai saber o que eles fazem na Rússia com o Su57 ,afinal lá e uma imensidão desabitada ,nunca ficamos sabendo de todos os testes ,eles falam o que eles querem..

      • O fato é que não ouve tempo para ganhar experiência, (lembrando que não da para colocar chip "sabe tudo" no piloto) e também a aeronave não esta pronta para testes mais avançados, então os pilotos não tem como adquirir a experiência ainda, isso só vai ocorrer depois que o vetor estiver operacional.

  7. Se for na Síria, sem problemas. É um direito dos Governos sírio e russo.

  8. Russos sendo russos, rsrsrsrs.
    O período de testes para IOC já será colocando-o em combate!

  9. A agência de notícias síria Al Masdar confirmou a presença do SU-57 no país.

    • E quanto aos 60.000 chineses que os vietnamitas mataram, já há confirmação?

      • Não há o mínimo problema. Em caso de guerra total, a China pode mobilizar cerca de 600.000.000 de voluntários, haja vista sua população de 1.500.000.000 de habitantes.. Alguém vai se atrever?
        Além do mais, os vietnamitas são considerados uns dos melhores soldados do mundo, visto que derrotaram a França e logo depois os EUA. Então, estas perdas são normais.

        • O problema é levar esses soldados com cinco navios anfíbios pra 800 homens cada.

          Pra invadir o mundo vão ter que ir de Uber.

      • Nem aqui nem na China vão confirmar isso kkk, só confirma o que lhes convém.

  10. Se o video for atual, dificilmente seria na Russia. Veja a vegetação, incompatível com as condições de inverno.

  11. Eu acho que é pura propaganda Russa .
    Colocar um protótipo na area de batalha é um tanto inusitado .
    Logo mais veremos se isso aconteceu de vdd ,

  12. Os russos apenas estão reafirmando sua posição de principalnente ator no novo arranjo de forças na região. Só isso.

    • Realmente, os oito caças que eles tem lá estão apavorando todo mundo.

      • Imagina o rei da AS olhar pela janela e ver só 500 caças. Não deve nem dormir de noite.

          • Os maluquinhos de fuzil só tem que atravessar milhares de quilômetros e passar por mil carros de combate pesados.

    • hahahaahhaah seu fanatismo é pior que torcedor de futebol kkkk

  13. Ué, buguei!!
    Pensei que cumunixta não tinha dinheiro, não tinha tecnologia, e que era tudo maquete.
    Eu li aqui mesmo nos comentários de 2011, 2012…pensei que era verdade…

    • E quem disse que a Rússia é comunista? No mais o fato é que dez anos depois do primeiro vôo temos apenas menos de uma dúzia de protótipos sem radares e motores definitivos.

      • Lembrando que falharam no stealth, se pudecem fariam ele mais stealth que o F22 mas como não conseguiram… fingiram que nunca foi a intenção.

  14. Link interessante: nordic.businessinsider.com/russia-looks-to-have-deployed-su-57-to-syria-posing-problem-for-f-22-2018-2

    • Não consegui abrir o link.
      Mas não seria tão simples enfrentar F-22, precisa de muito treino pra isso.

      • Precisa de MUITO treino, habilidade, e um grande avião operacional.

        No caso, falta treino e falta operacionalidade, por enquanto é 5G só no papel, creio que tenham a habilidade para serem escolhidos para o PAK.

  15. Pra começar isso nem deve ser na Síria. Depois, os Russos não seriam tão bobos de fazerem isso. Também tem o fato de o avião nem estar operacional, com motores antigos, diversos problemas e tudo mais. Iriam levar para lá para que? Diversos encontros acontecem nos céus Sírios, sem contar a grande capacidade de detecção do F-22. De que serviria tudo isso? O mundo sabe que o Su-57 não está pronto e necessita de muitos ajustes. Ao meu ver o fato não é verídico.

    • E se o F-22 detectar ele ? Isso não tem problema nenhum ,pois eles não vão entrar em combate.Creio que o fato é verídico sim.SEMANA QUE vem a reposta vai vir

    • Se colocarem no combate e por acaso os rebeldes os alvejem ja pensou que marketing ?

Comments are closed.