O caça F35A "AF-02", com o Major Scott "Shark" McLaren é acompanhado em voo pelo F-22 Raptor, com o Major Terrance "Rav" Keithley nos controles, durante voo sobre a área de reabastecimento aéreo de Isabella, na California. (Foto: Lockheed Martin)

Pela primeira vez, pelo menos oficialmente, os mais recentes caças stealth dos EUA, o F-35 Lightning II e o F-22 Raptor, ambos da Lockheed, voaram juntos e foram fotografados e filmados para a publicação da Lockheed Martin, a CodeOne magazine, que divulgou uma das fotos no dia 30 de abril.Veja a seguir o vídeo do voo.

 

O voo foi realizado sobre as Montanhas Isabella, na California, no dia 22 de abril de 2011. O caça F-35A “AF-02” estava sendo pilotado pelo Major Scott McLaren, durante o voo de nº 119.

A foto por si só já é espetacular, como várias feitas pelo pessoal da Lockheed, mas o vídeo sem dúvida é belíssimo, com um pano de fundo especial para os dois modernos caças norte americanos, que demonstra todo pioneirismo e a tecnologia dos caças destinados para a U.S. Air Force.

Anúncios

32 COMENTÁRIOS

  1. Esta é a prova "conceitual" que decreta o fim de carreira do F-18 e F-16…. vou sentir saudades do Falcon… rsrsrs

  2. F-22 e F-35, ambos da Lockheed, e ambos usam Sidesticks !!

    Assim como o Rafale e F-16…. 😀

  3. "AQUI JAZ F18 SUPER TIJOJÃO" agora é só vender o F18 para paises que não podem e não devem confrontar os EUA, tem que comer na mão dos gringos.

    • Que nada…

      O Super Tijolo não irá pra nenhum outro país.

      Daqui uns 10-15 anos irão todos esfarelar no deserto do Arizona.

    • Acredito que o Super Hornet vai voar um bom tempo ainda com a US NAVY!

      • Mas a US Navy so serve mesmo para bombardear o oriente médio ultimamente, para essa função ta bom de mais, agora a USAF é outra história…

  4. Binômio do Futuro "bigstick" americano…

    O Raptor não foi projetado para ataque ao solo, mas sim para superioridade aérea, ao estilo do melhor F-86…o Lightning II não foi projetado para superioridade aérea, mas sim para ataque ao solo. Portanto, um precisa do outro. A pior coisa que poderia acontecer é o inimigo forçar o Raptor a combater em baixa altitude e o F-35 ter de lutar em alta altitude. Cada um com seu Calcanhar de Aquiles!

    Linda imagem!!!!

  5. Belas imagens…

    Torcer pra que os F35C substituam logo os primeiros SH fadigados de 1999.

    • Fiquei imaginando aqui…
      Caças de 11 anos de idade estão fadigados..
      imagina nossos F-5 QUARENTÕES…..

      Abç

  6. Dois caças de quinta geração….EUA ___!

    Quando vamos ver isso na nossa gloriosa e empobrecida FAB ?

  7. Se começasse a chover…..o Raptor sairia de fininho pela direita da tela….kkkkkk 😆 😆

  8. Se o RAPTOR der uma boa acelerara , dúvido que os dois permaneçam juntos por muito tempo , infelizmente o F-35 vai comer poeira .

  9. Ao inves de sair de fininho no canto da tela ,ele subiria alguns degrauzinhos acima das nuvens e continuaria soberano,vendo tudo e todos ,cuidado para nao molharem o teclado com saliva ,sem falar que ele ( o que pega resfriado) pousa em pista curtinha se necessario for. Tenho dois na escala 1;72. aguardo pelo pak fa ,o hangar dele ta prontinho!

  10. Só como informação para os desavisados:

    O F-35 Lightning II C vai substituir os F/A 18 Hornet C/D e não os F/A 18 Super Hornet E/F.

    • Bem lembrado Tiago, na primeira fase serão substituídos os F-18 C/D, e posteriormente os F-18 E/F isso provavelmente daqui a mais de uma década.

      Sds

  11. "Chego ficar ate arrepiadinho vendo estas aves!!!!!!!!"

    "arrepiadinho" ? hummmmmmmmm…

  12. Essa dupla deverá se transformar em Trio com a chegado dos Phantom Ray.

    []'s

    • SE ele for escolhido. Que eu saiba ainda disputa como modelo da Northrop, e eu até pensava que já tinham decidido por aquele…

  13. Dois aviões belos e mortíferos! garantia de superioridade aérea dos EUA. E enquanto isso a caterva antiamericana burra se desespera.

  14. Como sempre esse F-35 só aparece voando "todo duro"!!!

    Com o F-22 fazendo quase nada pra não desmoralizar "o engodo"!!!

Comments are closed.