A Eurocopter revelou hoje um novo conceito de helicóptero híbrido X3 para competir com a concorrente Sikorsky nos EUA que apresenta as especificações de uma aeronave com decolagem vertical e com características de aeronave turboélice, permitindo que a aeronave tenha um acréscimo de quase 50% a mais que o modelo da concorrente, chegando até 400km/h. Veja a seguir fotos do novo modelo conceito.

O demonstrador X3 da Eurocopter durante seu primeiro voo na DGA, França, durante o mês de setembro. (Foto: Eurocopter)

O demonstrador X3 está equipado com dois motores turbohélices que fornecem potência para um sistema rotor de cinco pás montado em duas curtas asas fixas. O conceito foi fabricado para aplicações onde os custos operacionais, a duração de voo e o sucesso da missão depende diretamente da velocidade máxima de cruzeiro.

O protótipo X3 revelando na unidade da fabricante no sul da França ocorreu após meses de segredo sobre o projeto.

O novo modelo da Eurocopter possui duas hélices fixadas em dois motores turbohélices montados em duas pequenas asas fixas. (Foto: Eurocopter)

“Inovação é o centro da estratégia da Eurocopter para continuar sua liderança global no setor de helicópteros, e o demonstrador X3 representa o elemento chave da nossa busca por invoação,” disse Lutz Bertling, Presidente e CEO da Eurocopter. “As equipes da Eurocopter levaram esse conceito de helicóptero híbrido do projeto ao primeiro voo em menos de três anos, o qual demonstra suas habilidades, capacidades e dedicação para definir o futuro das aeronaves de asas rotativas.”

O grupo Eurocopter, parte do grupo aeroespacial europeu EADS, disse que seu X3, com as hélices num esquema listrado preto e branco, voou pela primeira vez no dia 6 de setembro numa unidade de testes do governo da França, na DGA.

Até março de 2011, a aeronave conceito X3 deverá atingir a marca de 400 km/h. (Foto: Eurocopter)

Os testes iniciais continuarão até dezembro com potência reduzida, progressivamente abrindo o envelope de voo com velocidade de aproximadamente 180 kts. Após uma modernização de três meses, os voos do X3 serão retomados em março de 2011 com o objetivo de manter uma velocidade de cruzeiro acima de 220 kts.

Anúncios

6 COMENTÁRIOS

  1. Pode ser moderno, mas o conceito já existe há décadas e se chama 'AUTOGIRO". Mas é como diz o ditado : Nada se cria, tudo se copia (e dá uma melhorada).

  2. Uma mistura de V-22 Osprey com um Eurocopter deu nisso aí… Comparado ao Sikorsky X2, chega a ser ridículo…

  3. […] Uma mistura de V-22 Osprey com um Eurocopter deu nisso a Comparado ao Sikorsky X2 , chega a ser ridculo Eurocopter revela novo conceito de helicptero, o X3 disse: 28/09/2010 s 7:02 AM. […] mais no Blog Cavok. …Next Page […]

Comments are closed.