A aeronave vista em Chengdu no dia 20 de outubro levanta suspeitas que pode ser um terceiro protótipo do caça de quinta geração chinês J-20. (Foto: lt.cjdby.net) Clique para ampliar a foto.

Surgiram nesse sábado as primeiras imagens de um possível terceiro protótipo do caça chinês de quinta geração J-20 “Mighty Dragon”. A aeronave, possivelmente com o código “2003”, foi fotografada e filmada no aeródromo em Chengdu, realizando procedimentos de testes de sistemas no solo, e ainda não realizou nenhum voo. Veja a seguir um vídeo da possível nova aeronave a partir da marcação 1:11.

O primeiro protótipo, com a marcação “2001” voou pela primeira vez em janeiro de 2011, a segunda aeronave de testes, com a marcação “2002” decolou pela primeira vez em maio desse ano. Alguns comentários em fóruns de defesa falam que a aeronave da foto acima seria o segundo protótipo (2002) com várias modificações, incluindo com a inclusão de um radar AESA, já que o radome foi amplamente modificado.

O caça visto recentemente estava com diversos paineis de acesso abertos, prossivelmente para verificação dos novos sistemas instalados e que poderão ser instalados na aeronave.

A primeira aeronave continua realizando os testes de voo em Chengdu, contabilizando cerca de 60 voos até o momento, e a aeronave “2002” já faz algum tempo que não tem mais voado, indicando que o jato que surgiu com diversos painéis abertos poderia ser o segundo protótipo que recebeu as modificações e diversos novos sistemas. Além disso, a China também estaria desenvolvendo um segundo modelo de caça de quinta geração, o J-31 “Falcon Eagle”, visto e fotografado em setembro junto a fábrica da Shenyang.

Enhanced by Zemanta
Anúncios

48 COMENTÁRIOS

  1. Jason Bourne se "aposentou" sem trabalhar: estariam os americanos, hoje, tão alheios ao que fazem os chineses? Interessante é essa brincadeira oriental de "permitir" a divulgação de fotos (essas, meio de longe) em blogs e fóruns de lá, como se fosse um "furo jornalístico"…

Comments are closed.