Caça F-16 israelense usou Il-20 russo como cobertura durante ataque na Síria.

O Ministério da Defesa da Rússia apresentou dados do radar S-400 implantado na base aérea em Hmeymim, na Síria, comprovando a responsabilidade das forças aéreas israelenses pelo incidente com o avião russo Ilyushin Il-20 que matou 15 militares.

O porta-voz do ministério, Igor Konashenkov, disse na segunda-feira que o ministério tomou conhecimento de alguns comentários que tentavam distorcer a imagem do incidente e investigou minuciosamente a declaração das Forças de Defesa de Israel (IDF) alegando que os caças israelenses F-16 não estavam se escondendo atrás o avião russo, e que eles já estavam no espaço aéreo de Israel no momento.

“Fornecemos dados adicionais ao Ministério da Defesa da Rússia para rastrear os aviões israelenses e o míssil do sistema S-200, literalmente, segundo a segundo. Esses dados foram retirados dos radares do posto de comando e controle do sistema de mísseis S-400, implantado na base aérea de Hmeymim”, disse ele.

De acordo com Konashenkov, o sistema S-400 registrou o voo de um míssil S-200 visando o jato israelense F-16. O radar “viu” o míssil “mudar de direção ao se aproximar do avião israelense para atingir o Il-20”, disse ele.

O míssil atingiu o Il-20 às 22:02:45. “O F-16 israelense, que se escondeu atrás do Il-20 russo do míssil, permaneceu na área de patrulha a oeste da costa da Síria”, observou ele.

De acordo com o ministério, dados do radar demonstram que os caças israelenses F-16 estavam na área do acidente do russo Il-20 refutando assim a declaração das Forças de Defesa de Israel (IDF) de que eles já estavam no espaço aéreo de Israel.

Konashenkov demonstrou um slide mostrando o desenvolvimento da situação do ar após o incidente.

“O sinal do Il-20 russo desapareceu do radar. Mas eu gostaria de chamar sua atenção para o fato de que os F-16 israelenses ainda estão nesta área, com um deles estando na vizinhança direta do local do incidente. Por favor, note que o número deste alvo aéreo do F-16 israelense mudou. Isso significa que havia mudado a direção e a altitude do voo imediatamente após o incidente. É claramente registrado pelos radares da S-400”, destacou Konashenkov.

De acordo com Konashenkov, os slides com os dados do radar mostram que o caça israelense F-16, que estava escondido atrás do avião russo Il-20, está na área de patrulha a oeste da costa da Síria. “Os outros três aviões israelenses permanecem na área de patrulha a oeste da costa de Latakia”, afirmou.

O avião russo de vigilância eletrônica Il-20 foi derrubado no mar Mediterrâneo no final do dia 17 de setembro, quando voava de volta à base aérea russa no Hmeymim, na Síria. De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, o avião foi abatido por um míssil de um complexo de defesa aérea sírio S-200 que disparava contra quatro F-16 israelenses de ataque na província de Latakia. Os pilotos israelenses realmente se esconderam atrás do avião russo, expondo-o a mísseis sírios, destacou o ministério.


Fonte: TASS

42 COMENTÁRIOS

  1. E os russos seguem no intuito de dar veracidade a uma farsa e eximir de culpa seus incompetentes aliados sírios. Contudo, e uma vez que em matéria de profissionalismo as Forças de Defesa de Israel dão um baile em sírios e russos é bem mais prudente dar azo às alegações dos militares israelenses. Segundo as IDFs os russos não apenas foram avisados em tempo hábil do ataque como os jatos israelenses estiveram bem longe de usar o malfadado IL-20 como escudo.

    Aliás é ponto pacífico entre aqueles com um pouco de interesse em assuntos de defesa e aviação, obviamente fora os fanáticos antissemitas de esquerda e extrema direita, do altíssimo nível de treinamento e profissionalismo dos pilotos da Heyl Ha'Avir de modo que com o conhecimento de todas as variantes militares e políticas do TO os tripulantes dos F-16 jamais usariam uma aeronave militar russa como escudo.

    Por fim e conforme cabalmente demonstrado pelo Ministério de Defesa Israelense a AAA Síria continuou disparando a esmo e em todas as direções mesmo após os jatos israelenses terem aterrizado em suas bases aéreas. Ou seja, outras aeronaves civis ou militares que por ventura estivesse transitando pela região poderiam ter tido o mesmo fim do malfadado Il-20, atestando mais uma vez o péssimo treinamento e amadorismo das forças armadas sírias.

    • Da forma categorica como vc afirma as coisas ,parece que vc estava in loco na hora da ação.

      • Não estava lá mas sabendo como agem russos, sírios e israelenses dá para ter ideia de quem está com a razão….

        • vc diz que jamais um piloto de F-16 usaria o avião Russo com sombra …Po ,calma ai né brother .A qestão nem e´confiar na palavra dos Russos ,mas em qiue isso é uma tatica que pode muito bem ser aplicada no caso .Eu não coloco minha mão no fogo por ninguem rs

    • Contra dados de radar não tem como contestar sobre a responsabilidade dos israelenses nesse lamentável episódio induzindo os sírios ao erro. Os israelenses sabiam da deficiência desse sistema S-200 em não ter o dispositivo de detecção de aeronaves amigas ou inimigas. Lançaram um ataque no momento da aproximação da aeronave russa e se posicionaram escondidos por trás da aeronave russa usando-a como escudo e os dados do radar mostram claramente. Os israelenses violaram o tratado de não agressão com os russos colocando a aeronave russa na linha de fogo do sistema antiaéreo sírio. Fizeram de propósito e isso é incontestável.

      • Os dados apresentados pelos russos podem muito bem ter sido manipulados com o fim de atribuir a culpa aos israelenses. Ou seja, o adjetivo "incontestável" já caiu por terra aqui…..

        A verdade é que a versão apresentada por Israel, tendo em vista a notória incompetência dos sírios, é bem mais crível que o teatrinho armado pelos prepostos de Putin.

  2. Outros aspecto interessante é que russos e sírios são tão parceiros que, conforme está descrito no próprio texto, eles sequer usam o mesmo IFF. Se eles usassem o mesmo IFF (russos e sírios) será que o avião russo teria sido derrubado por fogo amigo? São incompetentes e querem culpar os israelenses pela inépcia deles próprios.

  3. O que a animação mostra é que quatro aeronaves desconhecidas dispararam armas e saíram ilesas da área de defesa aérea russa.

    • Área de Defesa Aérea Russa que somente iria agir se qualquer unidade militar Russa fosse o alvo, já li muito aqui falarem que o S-400 não fazem nada quando Israel entra no território Sírio. E porque o fariam, se o os mesmo não são os alvos? Mesma coisa os Su-30/35, porque entrariam em combate com a IDF se eles não são os alvos?

      • Os israelenses devem avisar do ataque. Os russos afirmam que não foram avisados.

        Não dá pra saber quem é o alvo antes da explosão. O ataque foi com bombas inteligentes a distância.

        Logo, a defesa área russa falhou.

  4. E ontem foi divulgado que a Rússia fornecerá sistemas S-300 para o regime sírio, além de instalar sistemas de jamming de GPS ao longo da costa síria.

  5. A Russia fez video mostrando que os Turcos estavam ou estão financiando terroristas, comprando óleo e etc, os russos foram alvejados por Turcos e o que Moscou fez? Fez negócios com os Turcos ahahah, ou seja daqui duas semanas Israel e Russia estarão de boas…
    O ursinho só mia.

    Muitas nações dão pouco valor ao seus soldados mas o soldado russo, tadinho sua pátria não lhe da valor algum.

  6. Parece que Israel encheu a paciência da Rússia. Hoje estão chegando os S-300 na Siria. O Jornal Haaretz publicou reportagem expressando preocupação que a Rússia feche o espaço aéreo sírio. Bibi pediu a Putin para evitar isso e parece que não foi atendido.

    • Não será isso que impedirá Israel de atacar seus fascistas de estimação Xings!

      No mais a açodada medida russa trará à Moscou perdas geopolíticas visto que além de significar uma aliança com um regime fascista também trará uma maior pressão dos EUA. Isso sem falar que levará ao desenvolvimento de novas armas stand off de Longo alcance pela indústria israelense assim como o fornecimento de outras pelos EUA.

      Como se vê a condescendência russa com a incompetência dos seus aliados sírios irá custar caro ao déspota do Kremlin.

      Ps: se você tivesse lido todo o haaretz como costuma fazer com as corruptas mídias russas, chinesas, árabes e iranianas saberia que em uma análise consideraram o fornecimento desses mísseis uma ameaça limitada para Israel.

    • Fechar o espaço aéreo sírio ? O urso via ficar somente urrando, vai precisar de muito mais que discursos para tal….

      • Os russos podem até fechar o espaço aéreo da Síria mas os israelenses vão lá e arrombam na marra…rs!

        • Bom. Se o próprio diário israelense está com medo, não será vc que me fará mudar de opinião.

          • Como eu disse acima, você não leu o Haaretz na íntegra.

            Agora, se fosse a Sputnik…

          • Se você acredita que Israel vai parar por causa disso então é muito ingênuo.

      • Os israelenses estão preocupados por razões humanitárias. Essa coisa pode machucar civis.

        • Israel nunca se preocupou com razões humanitárias pois SEMPRE está matando civis.

          • Você esqueceu de mencionar que são os civis que o Hamas usa como escudos humanos e os civis que moram nas áreas em que o Hezbollah, preposto da teocracia fascista iraniana, instala armas que podem atingir o Estado de Israel.

          • Israel é alvo 24hs por dia de foguetes do Hamas lançados contra sua população civil. Os covardes terroristas do Hamas se escondem entre a população civil usando-a como escudo. Portanto além de matar civis israelenses o Hamas também é responsável pelas mortes de civis muçulmanos que eles usam como escudo. E Israel DEVE continuar a atacar quem lhe ataca.

    • Os Russos precisam urgentemente de fazer uma grana extra e desenterrar o equipamento de anos armazenado para os parceiros. Pois se fosse parceiro mesmo, os Russos já chegavam na voadora, vendia logo o S-400, entulhava a céus da Síria de Su-27, Su-30 e SU-33, derrubava uma dezena de avioes civis e militares e deixava a taboca rachar. Mais cão que ladra não morde, pois se fosse um cão de guerra já pulava na jugular pra estraçalhar o inimigo qual ele seja. É só um jogador com muita marra, igual ao Coalhada. https://www.youtube.com/watch?v=bXGZvbZKkLM

      • Vivem de ameaças, pois sabem que se entrarem no jogo, vão fazer papelão.

  7. Acontece que o Il-20 tava na hora errada no lugar errado….ficou na linha de tiro da AAA contra os F-16

  8. O que os russos omitiram nesta declaração foi o fato de que o sistema antiaéreo sirio não possui IFF, não podendo identificar se a aeronave é amiga ou inimiga, portanto foi de uma tremenda irresponsabilidade deles dispararem a esmo sem uma confirmação de quem se tratava, e também dos russos que sabendo que caças israelenses estavam lá parece que não informaram aos sirios sobre a presença do IL-20. Falta de profissionalismo, incompetência tanto dos sirios quanto dos russos.

    • Falha na comunicação ou por falta de tempo ou por incompetencia mesmo

    • Está mais fácil os israelenses transformarem essas baterias em destroços fumegantes, para a sua tristeza…

    • Pra voce ver, o cara torcer por um pais, que está tirando a oportunidade de combustível e gás natural chegar mais barato a um continente e manter o monopólio, mantendo todo um pais num conflito interminável, do que ver que o Tio Jacó só está mantendo seus inimigos e suas armas longe de suas fronteiras. Eu poderia sugerir a tal pessoa que se mude pra Rússia para viver seu sonho.

      • Do mesmo modo interessa a Rússia ser o principal fornecedor de gás para a Europa defendendo seus interesses bilionários que são ainda a principal fonte de exportação da Rússia. Qualquer país faria o mesmo defendendo seus interesses quando eles estão sendo ameaçados. Tentaram na Ucrânia e na Síria mais a Rússia deu um freio nas pretensões americanas e européias de se livrarem da dependência russa. E você defende países que invadem países sem autorização da ONU destruindo um país e matando milhares de civis pela ganância no petróleo e no gás. A Russia não precisa desses artifícios para invadir país nenhum pois é produtor de petróleo e gás. A Europa e os Estados Unidos são importadores e seus interesses acima de tudo né ?? Mais de 500 mil pessoas já morreram na Síria por causa dessa ganância dos Estados Unidos e aliados e será que esses países estão preocupados com o povo sírio??? Que a Rússia feche o espaço aéreo sírio e que os outros tiverem coragem desafiem os sistemas S-300 e 400 e veremos aeronaves americanas e israelenses aos pedaços.

        • A Rússia quer manter o monopólio no fornecimento de gás para continuar chantageando os europeus com os métodos de gângster barato que tão bem caracterizam Putin. Diante desse fato é lícito que europeus e norte-americanos busquem alternativas.

          Quanto à invadir países e provocar mortes em guerras civis não custa lembrar que os separatistas ucranianos são armados e financiados pelo déspota do Kremlin. Ou seja, o crápula não está nem um pouco preocupado com as mortes e o prejuízo que causa em país soberano pois para ele o que importa são seus objetivos escusos.

          Por fim, na Síria os russos podem até bravatear que vão "fechar o espaço aéreo do país" mas esse fato não vai impedir que israelenses e norte-americanos continuem em suas incursões aérea. Aliás, eu aposto que essas tão cantadas baterias de S-300 vão acabar virando destroços fumegantes nas mãos dos israelenses, especialmente pela conhecida incompetência dos sírios.

        • Para sua informação:

          Eua produz mais petróleo que o Irã e Iraque juntos. É o terceiro produtor mundial.

          Os Eua produz quase o mesmo que a Rússia.
          https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_b

          Como a economia é grande, há importação de uma parcela.

          Contudo, há reservas confirmadas não exploradas. O país tem fácil produção de ethanol, pois é um dos maiores produtores de milho. A importação se dá em razão do preço, o país não depende dela.

          Acho que vc está assistindo muito a rede Globo.

      • Moscou hoje é a melhor metrópole para se viver na Europa. Em todos os quesitos que você possa imaginar. Em termos de mobilidade,segurança,lazer,infraestrutura,saúde,educação e moradia. Grandes investimentos na modernização e expansão do parque industrial. Se eu tivesse 30 anos a menos eu ia morar na Rússia tranquilamente.

        • Nunca é tarde meu caro! Tá esperando o que para se mudar para Moscou? Parece inclusive que Putin está procurando serviçais…

    • Moscou é ótima para quem não é negro, judeu, descendente do Cáucaso e LGBT. No mais, se os sistemas russos mal conseguem abater um F-15 (que é uma árvore de natal no consoles dos operadores de radar), imagine então um F-35.

  9. Não entendi. A propria animação mostra que o IL20 se colocou no meio da confusão. Ficou estranho.

Comments are closed.