O espetacular voo em formação ocorreu sobre pontos turísticos e históricos de Dubai.

A Emirates, a Etihad, a flydubai, a Air Arabia e a Al Fursan decolaram juntas para celebrar o 47º Dia Nacional dos Emirados Árabes Unidos, além de comemorar o legado e os valores do Sheikh Zayed. O falecido pai fundador dos Emirados Árabes Unidos dedicou sua vida e liderança para unificar e moldar um futuro coletivo melhor para a nação, e o voo de formação atual é uma demonstração de unidade enquanto as quatro transportadoras exibem a história de sucesso da aviação dos Emirados Árabes Unidos (EAU) para a nação e o mundo.

O espetacular sobrevoo – um marco mundial e um marco da aviação civil dos EAU – envolveu mais de 11 aeronaves: um Boeing 737 MAX 8 da Flydubai (Zayed 1), um Airbus A320 da Air Arabia (Zayed 2), um Airbus A380 da Etihad Airways (Zayed 3) e um Airbus A380 da Emirates Airline (Zayed 4), bem como sete jatos de exibição acrobáticos de equipe Al Fursan da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos. Todas as aeronaves comerciais dentro da formação foram estampadas com adesivos do “Year of Zayed”. Cerca de duas semanas atrás estas aeronaves realizaram um voo de ensaio, registrado aqui.

Um voo de ensaio foi realizado em 8 de novembro de 2018 para assegurar que as posições na formação funcionassem adequadamente com a equipe de exibição aérea da Al Fursan. O teste de formação “Year of Zayed” também incluiu dois helicópteros e um avião a jato Aero L-39 Albatross da equipe de exibição acrobática Baltic Bees, da Letônia, para filmar cada detalhe e o aspecto da formação.

As aeronaves foram comandada pelos capitães: Adrian Smith da Flydubai, Nadhem Al Hamad da Air Arabia, Richard Dyson da Etihad Airways e Abbas Shaban da Emirates Airline. A equipe do Al Fursan foi liderada pelo tenente-coronel Nasser Al Obaidli.

A formação aérea “coreografada” cuidadosamente começou na tarde deste domingo, por volta das 13h00 (hora local), quando as aeronaves decolaram do Aeroporto Internacional de Dubai, no centro da cidade, em Maktoum. Uma vez que todas as aeronaves estabeleceram suas posições no céu com altitudes variando de 2.000 a 5.000 pés com uma separação vertical de 1.000 pés, foi iniciada a preparação para formação. Sobre os céus de Ras Al Khaimah, cada aeronave ajustou sua velocidade e girou para alcançar a formação final. As aeronaves então desceram para suas posições e a separação vertical foi reduzida para 300 pés.

Voando primeiro na formação “Year of Zayed” estava flydubai, cruzando a uma altitude de 1.000 pés e uma velocidade de 210 nós, seguida de perto pelo Airbus da Air Arabia, na linha de popa e subindo a uma altitude de 1.300 pés. Em seguida veio o A380 da Etihad, acompanhando as duas primeiras aeronaves e voando a 1.600 pés, seguido de perto pelo Airbus A380 da Emirates voando na maior altitude a 1.900 pés para dar espaço aos sete jatos Al Fursan em uma formação de flecha, prontos para liberar suas trilhas de fumaça nas cores da bandeira dos Emirados Árabes Unidos.

Juntos, a deslumbrante formação de companhias aéreas dos Emirados Árabes Unidos voaram com precisão impressionante pela costa dos Emirados Árabes Unidos, começando em Ras Al Khaimah, seguindo para Al Quwain e Ajman, passando por pontos de referência como Sharjah Corniche, Palm and World Islands com o Burj Khalifa no fundo e, finalmente, cruzando a Corniche de Abu Dhabi e a Mesquita Sheikh Zayed, onde todas as aeronaves, em seguida, se separaram e continuaram para seus respectivos aeroportos para o pouso.

O xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum, presidente e diretor executivo da Emirates Airline & Group, e presidente da flydubai disse: “Sua Alteza Sheikh Zayed foi um verdadeiro pioneiro e um dos líderes mais inspiradores do nosso tempo. É apropriado que, no Dia Nacional dos Emirados Árabes Unidos, uma exibição aérea espetacular seja feita para honrar seu legado. Esta iniciativa revolucionária mostra como a união e a visão compartilhada podem alcançar resultados excepcionais. Estou imensamente orgulhoso de todas as equipes em todas as companhias aéreas, da Autoridade de Aviação Civil Geral dos Emirados Árabes Unidos e de todas as organizações que se uniram para planejar e executar a atual formação de voo sem precedentes que será um momento extraordinário para a aviação civil dos Emirados Árabes Unidos”.

Enquanto o voo de formação aérea impecável pode parecer uma tarefa simples, a missão estava sob planejamento por mais de cinco meses devido à complexidade da formação e ao número de aeronaves envolvidas. Com foco principal na segurança de voo, o meticuloso planejamento técnico e a coordenação envolveram as quatro companhias aéreas e várias partes interessadas na regulamentação.

O sucesso do voo de formação foi possível graças à colaboração entre os pilotos e os gerentes de operação de voo de cada companhia aérea, a Autoridade de Aviação Civil Geral dos Emirados Árabes Unidos (GCAA), o Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos, o Departamento de Transporte e Aviação Civil de Abu Dhabi, Autoridades de aviação de outros emirados dos EAU, entre outros.

SEM COMENTÁRIOS