O helicóptero demonstrador híbrido de alta velocidade X3 da Eurocopter durante um teste de voo realizado em Istres, na França. (Foto: Patrick Penna / Eurocopter)

O helicóptero híbrido demonstrador de alta velocidade X3 da Eurocopter, o qual executou o primeiro voo no dia 6 de setembro de 2010, no dia 29 de novembro atingiu o objetivo de velocidade da Etapa 1 do programa: atingindo a velocidade (TAS) de 180 kts (333 km/hr) em nível de voo num nível reduzido de potência do motor. Esse desempenho foi obtido na base de Testes de Voo da DGA, em Istres, França. Veja a seguir um vídeo do voo realizado.

Nos testes de voo realizados até o momento, o envelope de voo tem sido aberto com e sem piloto automático para validar as caraterísticas básicas de manobrabilidade e estabilidade da aeronave híbrida. O X3 atingiu uma altitude de 12.500 pés (3.810 metros) e executou manobras com curvas para os dois lados em ângulos de inclinação de até 60 graus.

Os voos do X3 até o momento foram executados pelo piloto de teste da Eurocopter Hervé Jammayrac e pelo engenheiro de voo Daniel Semioli na unidade de testes da DGA, em Istres.

Tendo já ultrapassado uma velocidade tradicional de um helicópteros, a próxima etapa para o demonstrador será a fase 2 que será realizada na sede da Eurocopter em Marignane, França, onde o X3 entrerá num segundo conjunto de testes de voo duranto o qual espera-se que atinja e mantenha velocidades de cruzeiro excedendo os 220 kts.

“O X3 executou o voo extremamente bem, demonstrando as qualidades de voo e manobrabilidade que estão exatamente alinhadas com as avaliações realizadas em simuladores no solo,” disse Hervé Jammayrac, piloto de testes da Eurocopter.

4 COMENTÁRIOS

  1. Muito bonito,mas deve ser gastão hein,claro que isso é relativo,seria interessante se esse motores para ele ganhar velocidade horizontal fossem usados já com a força do(s) motor principal,mas parece que nesse caso isso não acontece,gostei disso!!

  2. Acho interessante esse X3, porém mais interessante que ele é o Helicóptero composto da Sikorsky, o X2.

    Tenho uma dúvida quanto ao X3 e gostaria muito que alguém respondesse. Essa dúvida pode parecer um pouco besta mas mesmo sabendo mais que algumas pessoas ainda sou um leigo no assunto, enfim, pq esse Demonstrator da Eurocopter é considerado um Helicóptero Hibrido, pq essa definição: Helicóptero Hibrido?

    Ele se encaixaria na mesma definição do V-22 ou BA-609 de Tiltrotor?

    Abraço a todos.

  3. Vínícius:

    ele é híbrido, pq usa asas fixas para gerar sustentação, além das pás do rotor (asas rotativas).

    Não, ele não se encaixa na definição do V-22 e BA-609. Esses são convertiplanos. Procure no google.

    Sauds.

  4. Tales, mas então esse Helicóptero Hibrido também pode ser chamado de composto, pois utiliza de asas para gerar sustentação?

    Obrigado pela resposta.

Comments are closed.