Caças Rafale da Força Aérea da França partiram para a missão no Iraque, armados com os mísseis de cruzeiro SCALP EG. (Foto: Ministério de Defesa da França)
Caças Rafale da Força Aérea da França partiram para a missão no Iraque, armados com os mísseis de cruzeiro SCALP EG. (Foto: Ministério de Defesa da França)

No dia 15 de dezembro, no final da manhã, as forças francesas realizaram um ataque aéreo contra uma posição do Daech, localizada no Iraque, na região de Al Qaim, na fronteira entre o Iraque e a Síria. Nessa missão foram utilizados pela primeira vez os mísseis autônomos de cruzeiro de longo alcance SCALP EG.

O alvo, edifícios e prédios reforçados do ISIL, estavam localizados em Al Qaim, no oeste, perto da fronteira síria. As estruturas serviam como sede, centro de treinamento e de depósito logístico.

A missão francesa usou no ataque dez caças Rafale e Mirage 2000, equipados com bombas e mísseis SCALP EG, esses sendo a primeira vez na operação Chammal. No apoio da missão foram usados os aviões de reabastecimento C135-FR e as aeronaves de controle aéreo E3F Sentry.

Paralelamente a estes ataques na Chammal, os caças continuaram sua missão no apoio as tropas terrestres no combate ao Daech iraquiano. A operação Chammal, lançada no dia 19 de setembro de 2014, está mobilizando 3.500 soldados.

A França está desde o começo de novembro envolvida na operação contra o Estado Islâmico. (Foto: Ministério de Defesa da França)
A França está desde setembro envolvida na operação contra o Estado Islâmico. (Foto: Ministério de Defesa da França)

Atualmente estão sendo usados na operação 38 caças da Força Aérea e Marinha francesas, além de aeronaves de inteligência, comando e controle (C2) e de transporte. Desde 23 de novembro de 2015, o Grupo de Batalha (GAN) está integrado na força Chammal, o qual é composto do porta-aviões Charles de Gaulle, da fragata de defesa aérea (FDA) Chevalier Paul, da fragata anti-submarino (MDTF) La Motte Piquet, do navio de comando e abastecimento (BCR) Marne, da fragata belga Leopold I, da fragata alemã Augsburg e da fragata HMS Defender britânica. No dia 26 de novembro de 2015, a fragata leve furtiva (FLF) Courbet também se juntou aoo grupo no Mediterrâneo Oriental.

45 COMENTÁRIOS

  1. Se o Mica que vale o peso em ouro está na casa dos US$ milhões, imagina o SCALP, imagina….

  2. Logo logo vão começar a usar bombas burras mesmo. Ou até mesmo privadas. 🙂

    []'s

    • O Scalp é pra sair na foto, uma que não tem tantos e outra que não faz sentido, por 1/8 uma bomba burra ou guiada faz o mesmo estrago.

      • O Scalp leva 400kg de explosivo de alta potência… tudo bem se achar que é muito dinheiro, mas não viagem… o scalp é um míssil de cruzeiro stealth, pode atingir um alvo em maior ângulo.. com mais precisão… tudo que vcs já sabem… só não "lembram" de criticar os caros petardos ingleses e americanos, lançados de subs e de navios… que custam mais de 1,5 milhões para grandes quantidades compradas pela USN… caso a mesma comprasse uma versão do Scalp, este não passaria de 1 milhão… observe que a capacidade do Scalp: 400kg e a de um Tomahawk é de 450kg… mas o último, quando é lançado, vcs vibram como se fosse (e é) algo sem comparação… eu realmente não entendo isso…

        • Xico, ultima vez que vi o Tomahawk custava para os americanos 1 milhão cada, mas com certeza o preço subiu.
          Quanto ao explosivo, claro que a diferença é pequena, o alcance do tomahawk é maior, precisa de espaço pra combustível.

  3. Uns (recalcados) chamam o Rafale de Le_Jaca e babam nas bol@s do Typhoon. Mas o Le_Jaca puxa o barco na França, enquanto o poderoso suprassumo eurofighter se escora em Tornados de 30 anos. Contra fatos não há argumentos.

    • Acho que só tem Typhoon nas Falklands, avisa os Argies que essa é a hora ahaha

  4. O peso do míssil é grande e o deslocamento abrupto do centro de massa faz o caça balançar na hora do disparo!

    • ele não é "disparado" diretamente… ele é apenas liberado… depois acontece a ignição…

  5. este caça é robusto, 3 supertanques de 2 mil litros mais 2750kg de mísseis… são 8750kg!!!!! me diga qual caça de 9toneladas que carrega isso? e ainda voa bem!… mas já foi visto voando com mais de 9 toneladas… e olhem esta ascendente carregando "um Gripen "…
    http://www.indiastrategic.in/topstories1359_the_o

    • E o dia que ele precisar realizar uma manobra evasiva vai precisar alija toda a carga e a missão acaba.

      Se é para ficar copiando dado de Wikipedia lá vai um mais interessante

      O F16 vazio pesa menos de 9T e tem um MTOW de 19.2T e ainda por cima é monomotor e um projeto uns 20 anos mais antigo.

      Os que estes dados dizem na realidade ? Porra nenhuma…

      Não se sabe o quanto estes Rafales precisaram usar de pista para decolar, a razão de subida que puderam utilizar e nem o quanto de combustível interno estavam na decolagem.

      Nem em que condições o F16 é capaz de operar com este MTOW de Wikipedia.

      Você achar o Rafale bonito ou qualquer outra coisa é um direito que você tem..

      Mas sfirmar que é um aparelho com capacidades acima da média é bancar o russófilo que fala que o Fencer buga Arleigh Burke e faz a tripulação cagar nas calças.

      • Vamos lá "trolzinho" descrente… e estupidamente grosseiro! Trolbosta? parece…
        1 – Se precisar entrar em combate aereo ou evadir-se de um ataque por mísseis (SAM ou Ar-ar) ele procederá como qualquer aeronave moderna… mas o que tem a ver isso com a capacidade de payload do Rafale? é disso que estou falando, não sabe interpretar texto? pelo jeito não sabe…
        2 – Não é dado de wikpedia, e sim fatos, que inclusive postei link, o Rafale é o único avião de combate que carrega mais do que seu próprio peso vazio: na Foto que postei, ele está numa ascendente vertical, num envelope brutal, carregando, quem sabe, se os tanques não estão cheios, até 9 toneladas!
        3- Não dizem para quem não sabe interpretar, como tu.
        4 – Tu quer dizer que não pode saber se um Rafale que decola com 3 tanques subalares e um ventral decolou com o tanque interno vazio? para depois reabastecer? bom, quando foi posto a prova, no início deste ano, ele decolou full, com suas 9 toneladas externas http://defense-update.com/20140127_rafale_omnirol
        5 – Não preciso que tu me diga "meus direitos"…
        6 – Neste mundo existem parâmetros para se mensurar e comparar tudo (se tu não sabe) logo, tudo pode ser medido e comparado… o que seria o "acima" da média afinal? tu quer dizer que um avião não pode se destacar numa determinada capacidade? que a imprensa mostra matérias do Rafale, com fotos e videos do fato, pois foram convidadas a acompanhar os testes… eles estão mentindo então? que tudo não passa de mentiras?… sinceramente, tu não sabes o que fala! deveria dar-se um tiro na cabeça, já que és um caçador de trols…

          • but.. im… you must know after this all time! 🙂 you're on my team

          • Vá se informar e não desinforme! o Rafale carrega 9,5 toneladas de carga externa, sua capacidade interna de combustível é quase 5 toneladas (4,7t) o Rafale pesa vazio 10T, e decola com máximo de 24,5T… bem diferente do que tu tenta fazer crer!…
            Não entendo o pq vcs gostam de passar vergonha com esta postura boba de não reconhecer um grande avião… babam em Typhoon, F-15… é pq é francês? cresçam!
            http://www.dassault-aviation.com/en/defense/rafal

            • como pensei… os troladores se mandam quando são confrontados com fatos… que sumam!

                • Seja mais claro! estas insinuações não estão bem definidas… tu quer dizer que eu estou errado? que o Rafale não carrega mais do que seu peso vazio? … olhe o meu post inicial e leia a réplica do Trolboster, que é assim que o chamarei de agora em diante, pois escreve o que quer, desrespeitosamente, não aparece para se "defender" (aliás, ele arrumou um procurador agora, não é Davi?!) o cara joga merda e depois some… e ainda se intitula caçador de troll… Eu, meu guri, tenho nome de verdade aqui, assino em baixo do que escrevo, e sou convicto, dou a cara a tapa e também esbufeteio quando esbufeteado… Tudo bem, te incomoda minha crítica forte e verídica ao Gripen… sei disso, acho que tu precisa sair de cima do muro e defender o que pensa… ficar dando "letrinha" e pegando "procuração" para defender alguns detratores meus, não vai te levar a lugar algum! Assuma tua posição! assim fica fácil se sentir "vingado"… solta o verbo cara! acho que não é criança… apesar de parecer jovem… ou se fazer de jovem…

                • Viaja não , Seu Francisco…..

                  Não quero defender ninguém…….
                  Não gosto do gripen , mas também não gosto da maneira de que você "diminue" o avião….
                  Se você não sabe , eu não gosto do TrollBuster , eu chamei ele de Trolll e ele não gostou a ums tempos atráz….
                  Quando que eu disse que o Rafale não carrega mais que seu peso vazio , Chico ? Ta vendo chifres na cabeça de um cavalo…..
                  Quem fica dando letrinha ai a favor do Rafale ai é você , Chico….

                  Viaja não , Seu Francisco…..

                  O que eu quis dizer com o meu comentário é que :
                  Em qualquer post do Rafale , mesmo que só mostre a tinta da tampa de combustivel , você vem e engrandece o cara e tal , tudo bem , o Rafale não é pouca bosta não…..Tens razão no que diz a respeito dele , mas ai você vem e começa a falar "Ha……ele carrega o gripen" , você da corda pros caras virem com esse mimimi , quer falar bem do Rafale , pra que falar mal dos outros aviões ? Aqui no Cavok só tem apaixonado por aviação , cada um aficcionado pela sua ave preferida , você vai e sai descendo o pal ( olha lá , em….) nas outras , vai deixar a galera que gosta delas de cabelo em pé.

                  Viaja não , Seu Chico….

                  Meu avião preferido é o M2000 , se por vezes eu tento "defender" o Gripen é simplesmente pelo fato de que não gosto da maneira como você denigre a imagem do avião , só queria saber a troco de que , Você ganha Escargot acompanhado de um Kir Royal ?

                  Silêncio , deivide…..silêncio!

                • tá vendo?! assuma uma posição e, se não gosta de que eu exerça meu direito de "falar" o que eu penso sem atacar ninguém (só o faço quando me faltam com respeito), sem mentir! fique a vontade! só assuma alguma coisa! tá na hora! Sobre "falar mal" do Gripen… não! na minha opinião falo a verdade, se ela te incomoda (e isso é nítido)… que posso fazer? mentir? eu falo sobre fatos, sobre problemas sérios! não falo se ele é bonito ou feio.. aliás, se tu não te deu conta, este será "nosso" caça… ou nosso "problema"? observe que tu estás tão "mordidinho" que pela simples razão de eu fazer uma conotação de peso das aeronaves (Rafale vs Gripen) de que o francês pode carregar o peso de um Gripen vazio… tu já acha desabonador! olhe pelo lado bom! que o Gripen é leve rsrsrssrs… deve custar menos para operar (só que não vai ser assim)… ou seja, David, se não tem nada para falar, que eu possa dar atenção, não me perturbe! silêncio… como tu mesmo escreveu…

                • Assumir o que ? Eu sou hétero e acabou!

                  Ta bom chico , não te encho mais o saco.

                  Silêncio , Deivide…silêncio é só uma brincadeira e vc estragou ela.

            • Isso não é nada novo rapaz, não precisa ficar nervoso, a mesma coisa ocorre com o F-15E, uma parte dos 10400 Kg de carga que ele pode levar já é destinada a tanques de combustível, pois seu alcance sem eles não é tão grande, porque você acha que sempre vemos o rafale com 3 tanques de combustível em combate, se não forem usados ele tem perna curta…

              • mas que dúvida! quem está falando isso?! tu estás desconversando e mudando o foco: que é apenas Payload, não interessando se o avião está levando água, saco de areia… tijolo… eu não estava falando disso… apenas da capacidade ímpar do Rafale de carregar externamente, o equivalente ao seu peso vazio… mas tu sabe bem do que estou falando, percebeu teu erro… cometeu ele sem ao menos ir certificar.,.. o negócio de vcs, são muitos aqui, é falar mal do avião mesmo… sofismando e mal ainda por cima… e quebram a cara… pois pessoas sensatas irão ler as pérolas que vcs se sujeitam a escrever só para desmerecer algo que por simples birra, não gostam… eu critico o Gripen pq ele é o pior da sua categoria, e é tratado e comprado como se fosse algo realmente fora de série (até é, mas não por qualidade), e os fatos me abonam…

  6. Tá bom, principalmente o segundo!
    Nítido. Se perde um motor vai para o chão. Tá voando pendurado

Comments are closed.