Quatorze caças JAS39 Gripen da ala F17 de Ronneby, realizaram o tradicional voo em formação de árvore de Natal.

Nos últimos dias, as Forças Armadas Suecas convidaram o público para os voos muito aguardados da árvore de Natal no céu da Suécia. O nome é derivado do fato de que as aeronaves criam uma formação similar a uma árvore de Natal. Dois voos foram realizados para formar a árvore de Natal deste ano, todos realizados por uma formação de aeronaves Saab JAS39 Gripen.

O primeiro voo tradicional da formação da árvore de Natal foi conduzido no dia 8 de dezembro pela ala aérea F7 Satenas, de Skaraborg, com 12 Gripens.

Um segundo voo foi feito pela ala F17, em Ronneby, que ficou responsável pelo voo da árvore de Natal sobre Skåne. As aeronaves sobrevoaram primeiro Sölvesborg e continuaram sobre Kristianstad. Depois, em Ystad, Trelleborg, Malmö, Helsingborg, Halmstad, Ljungby, Växjö, Kalmar, Karlskrona, Karlshamn e finalmente de volta a Ronneby. As 14 aeronaves voaram a uma velocidade de 550 km/h em baixa altitude sobre as cidades.

Voo dos Gripens em formação sobre Estocolmo.

Um terceiro voo foi realizado (acima) sobre a capital sueca Estocolmo, pela ala F21 Lulea, de Norrbotten, mas foi apenas um ensaio, pois devido as condições meteorológicas desfavoráveis não pode ser realizado na totalidade.

A Escola de Voo Central da Força Aérea Sueca também fez o voo em formação com os jatos de treinamento Saab Sk 60.

Esta é uma tradição agradável que é seguida todos os anos e também um bom exercício para os pilotos que voam em formação em números tão grandes.

SEM COMENTÁRIOS