Um KC-130H da 13ª ala da Força Aérea Espanhola reabastece um helicóptero Caracal CSAR da Força Aérea Francesa.

Durante a semana passada, uma campanha de testes de voo noturno para a validação de reabastecimento em voo entre a aeronave Hercules da Força Aérea da Espanha e um helicóptero francês Caracal foi concluída com sucesso.

Essa atividade junto com a Ala 31 da Força Aérea Espanhola começou como resultado de uma solicitação da força aérea francesa e se enquadra no quadro de cooperação bilateral entre os militares de ambas as nações.

Como a velocidade dos helicópteros é menor que a de caças, para o reabastecimento em voo de helicópteros é necessário instalar uma cesta de baixa velocidade, com diâmetro maior que o usado para reabastecer caças. A Força Aérea Espanhola adquiriu o equipamento necessário e fez as modificações necessárias em três dos cinco KC-130 Hercules operados pela ala de reabastecimento aéreo 31. Um deles, além disso, está adaptado para operação com óculos de visão noturna.

As modificações permitem o uso do equipamento atual, em alta e baixa velocidade, adaptando apenas o acoplamento do cesto e fazendo alguns ajustes nos sensores hidráulicos, para que seja necessário apenas trocar o cesto, dependendo de um caça ou um helicóptero que deve ser reabastecido.

Durante o desenvolvimento do plano de testes de voo para a fase noturna realizada pelo Centro de Logística de Armamento e Experimentação, foram realizados três vôos sobre o mar, na costa de Bordeaux (França). Um total de 23 conexões foram realizadas a 4.000, 2.000 e 1.500 pés de altura (cerca de 1.300, 650 e 500 metros, respectivamente) e a uma velocidade de 115 nós (aproximadamente 230 km/h).

Essa campanha foi de grande interesse para as duas forças aéreas, pois, embora o Hércules esteja no final de sua vida útil, suas equipes puderam validar a operação de reabastecimento de helicópteros, de dia e de noite, o que facilitará a obtenção da mesma qualificação no futuro Airbus A400M.

Anúncios

1 COMENTÁRIO