O helicóptero EC145 no momento que chegava para resgatar o ferido no Monte Chamonix.

Na última quarta-feira, um helicóptero EC145 da Guarda Militar Francesa (Gendarmarie) de Chamonix realizou um impressionante resgate de um civil ferido no joelho que estava realizando uma caminhada no passe de Anterne (Haute-Savoie), na montanha Chamonix. O resgate foi filmado por um dos civis do grupo que estava junto no local.

A manobra do helicóptero para conseguir largar os socorristas e depois resgatar o ferido foi impressionante, como evidenciam vários vídeos postados nas redes sociais. Ela foi relatada pelo próprio piloto como nada de extraordinário.

O helicóptero colocou seus dois skis dianteiros na encosta íngreme, cheia de neve, permanecendo na horizontal. A abordagem foi suficiente para permitir que os socorristas pudessem descer do helicóptero.

 

Graças às imagens filmadas por Nicolas Derley, no dia 2 de janeiro, é possível ver a grande destreza do piloto, numa altitude de 2.257 metros no Maciço Giffre..

“Nada de extraordinário”, disse o piloto, o tenente Jean-François Martin. A mesma manobra foi então reproduzida para pegar os socorristas. O piloto, de 46 anos, que acumula 5.000 horas de voo e pratica ela há seis anos no vale de Chamonix, continua humilde. Questionado, ele explicou que essa abordagem “não é nada extraordinária”. No entanto, é necessário “certificar-se do ângulo do solo” para ter certeza de que a manobra seja bem-sucedida.

“Nós olhamos para as pás do rotor, a extremidade das lâminas, para garantir que o ângulo do solo seja compatível com apoio na neve,” disse o Tenente Jean-François.

Vários sites elogiaram e comentaram a manobra do piloto. “Esta manobra é ensinada a todos os pilotos que passam a qualificação para operar na montanha.” Permite desembarcar e embarcar o pessoal muito rapidamente. “É bom para a Gendarmarie, e oferece uma imagem bonita”, conclui o oficial.

 

4 COMENTÁRIOS