A página do Instagram da Base da Força Aérea dos EUA de Edwards, na California, compartilhou um insano vídeo de um teste de um trenó hipersônico, numa impressionante velocidade de mais de Mach 8. Veja o vídeo, mas coloque o som no volume alto.

Isso é algo que provavelmente nunca foi visto antes. O objeto corre nos trilhos a mais de 10.600 km/h, ou em torno de Mach 8.6. E não foi erro de digitação. No vídeo é possível ver (ou quase ver) o objeto se movendo muito acima do limite onde começa a velocidade hipersônica (Mach 5), a poucos metros do chão do deserto perto de Alamagordo, Novo México. Nem numa imagem em “câmera lenta” é possível ver o objeto.

Segundo a USAF, o teste serve para testar os componentes que devem funcionar quando voando em velocidades hipersônicas. O Pentágono está tentando desenvolver novas armas e talvez aeronaves hipersônicas. Os sistemas sensíveis de orientação e controle precisarão sobreviver a fortes forças de aceleração e altas tensões térmicas, a fim de tornar realidade os desejos dos militares norte americanos.

Ultimo trecho do trilho de testes em Holloman. (Foto: USAF)

Os revestimentos e materiais de construção também precisam ser testados antes que seja feito um grande investimento em protótipos de teste de voo. E isso está no topo de outras pesquisas científicas de alta velocidade que estão em andamento a qualquer momento na pista de testes de alta velocidade da Holloman. Portanto, com isso em mente, não é difícil entender por que a instalação tem esta pista com incríveis 16 quilômetros de comprimento que tem sido amplamente utilizada mais recentemente.

Esta pista de alta velocidade já testou desde ogivas a assentos de ejeção montados em foguetes e trenós a jato ao longo das décadas. No início dos anos 2000, a pista de testes de alta velocidade da Holloman foi totalmente remodelada para uma era hipersônica – que agora está prestes a nascer de maneira operacional.

Anúncios

3 COMENTÁRIOS

  1. "No vídeo é possível ver (ou quase ver) o objeto se movendo muito acima do limite onde começa a velocidade hipersônica Mach 5"

    Kkkk não força a barra né, se não tem nenhum equipamento disponível no vídeo que possas medir está velocidade, não vai ser no "olho" que ela vai ser medida…rsrs
    O ser humano resistiria velocidades hipersônicas ao nível do mar ?