A aeronave A-10C pousando sem o canopy no aeroporto de Sioux Gateway, Iowa. (Foto: Ashly Richardson / KTIV News Four)

Uma aeronave A-10C Thunderbolt II que havia perdido parte de seu canopy fez um pouso de emergência na quarta-feira no aeroporto de Sioux Gateway, em Woodbury County, no Estado de Iowa, nos EUA. O piloto não se feriu.

A 185ª Ala de Reabastecimento Aéreo (ARW), da Guarda Nacional Aérea de Iowa, em Sioux City, foi notificado pelo A-10 da 122ª Ala de Caça da Guarda Aérea Nacional de Indiana, sediada em Fort Wayne, por volta das 12h30 sobre a emergência em voo. O piloto, membro da Guarda Aérea Nacional de Idaho, relatou a perda parcial do canopy da aeronave, disse o capitão Jeremy McClure, da 185ª ARW, em um comunicado à imprensa.

O piloto conseguiu pousar a aeronave sem incidentes. Ele foi avaliado pelo pessoal médico, disse McClure.

O gerente de operações do aeroporto, John Backer, disse que o pessoal de emergência, incluindo o corpo de bombeiros local, respondeu ao incidente.

“Nós fizemos tudo normalmente como se fosse uma emergência regular em voo”, disse Backer.

O A-10 estava emprestado à 124ª Ala de Caça da Guarda Aérea Nacional de Idaho, em Boise, Idaho. A aeronave estava sendo transladada de Boise para Fort Wayne com uma parada planejada em Sioux City para abastecer, disse McClure.

Uma equipe de investigação da Guarda Aérea Nacional seguiu para Sioux City para investigar o incidente.

3 COMENTÁRIOS