Caça MiG-29 da Bielorrússia ardendo em chamas durante a fracassada decolagem.

Um piloto da Força Aérea da Bielorrússia teve que dar alguma explicação depois que ejetou de seu jato de combate MiG-29 durante uma tentativa de decolagem fracassada. O vídeo do incidente foi postado no Facebook no dia 5 de julho, mas o incidente aconteceu no dia 23 de fevereiro deste ano, durante um exercício militar em Babruysk. No vídeo a seguir, o caça faz o que parece ser uma tentativa de decolagem normal, mas o piloto provavelmente recolhe o trem de pouso antes do tempo.

À medida que o nariz sobe, as engrenagens do trem de pouso começam a recolher, mas a aeronave não parece ter velocidade de voo e toca o asfalto da pista com a parte de baixo.

O piloto ainda fica a bordo por um segundo ou dois, mas com o aumento das chamas saindo da aeronave, ele decide ejetar. “Ninguém ficou ferido. E o caça não saiu da área do aeroporto”, disse o comando das forças militares da Bielorrússia em um comunicado.

O Ministério de Defesa da Bielorrússia destaca ainda as “competentes” ações do piloto.

Anúncios

9 COMENTÁRIOS

  1. mas ele recolheu o trem de pouso por comando do piloto ou falha mecanica?

  2. Levando em conta características do produto soviético, foi culpa do piloto!!! kkkkk

  3. Me lembrei do Su-27 da equipe de demonstração russa em que o piloto esqueceu de baixar o trem de pouso, a estrutura do avião é tão forte que suspenderam o avião, baixaram o trem de pouso e rebocsram para o hangar.
    Obs: os aviões tem sensores que avisam o piloto que esqueceram de baixar o trem de pouso, mas para fazer acrobacias ele é desligado, um Ten. piloto de ensaio de PAMA-RF nos anos 90 desligou o aviso para fazer testes em um Xavante e quase teve um acidente, na hora do pouso sentiu que o avião baixou demais e tocou a pista, arriscou puxando o manche e dando motor a pleno, arremeteu e fez novo pouso com trem baixado a avião só arranhou a "barriga" de leve. Seus superiores não gostaram da solução, disseram que nesta tentativa de arremeter depois de tocar o solo sem o trem de pouso poderia ter causado um acidente maior em pleno aeroporto internacional com vários aviões comerciais no pátio, deveria ter reduzido o motor e ejetado. Mas como deu tudo certo continuou a voar seus Xavantes sem problema.
    .
    Pouso do Su-27: https://m.youtube.com/watch?v=ZOV3GvH3yTA
    .
    Atendimento: https://m.youtube.com/watch?v=UPnaBN95Npw

    • Imagino que o cara tem que estar sobrecarregado, porque é um comando "automático" do piloto, checar isso…

  4. Como disse o Marcelo lá em cima, " que me r da " .
    Ou foi falha mecânica/hidráulica no trem de pouso que recolheu.
    Ou ele quis realizar uma decolagem de alta performance, quando mal tira as rodas do chão e já recolhe o trem de pouso com um AoA muito baixo, estilo F-15 na Red Flag, fazendo o caça ganhar muita velocidade antes de subir. Só que no caso, foi antes da hora.

    Aos 2:00min – https://www.youtube.com/watch?v=OxXgOKJu2tM

  5. É nesta questão do "comando automático" que mora o problema, de tanto fazer acaba virando uma rotina em que o piloto acaba por checar sem realmente ver se está certo.
    .
    Um caso típico foi a acidente com a morte de todos a bordo de um avião B737-300 comercial na Grécia, um mecânico fazendo testes no solo para verificar um ruido relatado de vazamento de ar em uma janela, passou o controle de pressurização de "Auto" para "Manual" para pressurizar o avião no chão e procurar o vazamento de ar. Depois de realizado o serviço deixou na posição "manual", o que não é grave, pois o piloto checa antes do voo.
    .
    O Piloto na hora de fazer o check list de tanto fazer e sempre encontrar na posição "Auto" nem viu direito, só aponto o controle e disse OK. Em voo a avião não pressurizou e todos a bordo dormiram sem notar o defeito, até os pilotos que foram ficando "embriagados" pela falta de oxigenio sem se aperceber do problema, quando a Força Aérea foi chamada para verificar o voo fora da rota, relatou um fato estranho, todoos a bordo vistos nas janelas e cabine pareciam estar dormindo, na verdade ja estavam em coma profunda ou mortos.
    Cada pessoa reage de uma maneira e a ultima acordada e ainda com alguma noção de realidade foi uma comissária que notou que todos estavam desmaiando ou "embriagados" e entrou na cabine, mas ja era tarde, pois encontrou os pilotos desmaiados, tentou pedir socorro no microfone, mas estava sintonizado na frequencia de uma estação fora de alcance.
    Sem poder fazer nada os pilotos dos F-16 da Força Aérea acompanharam o avião até acabar o combustível e bater em uma montanha.
    . É nesta questão do "comando automático" que mora o problema, de tanto fazer acaba virando uma rotina em que o piloto acaba por checar sem realmente ver se está certo.
    .
    Um caso típico foi a acidente com a morte de todos a bordo de um avião comercial na Grécia, um mecanico fazendo testes no solo para verificar um ruido relatado de vazamento de ar em uma janela, passou o controle de pressurização de "Auto" para "Manual" para pressurizar o avião no chão e procurar o vazamento de ar. Depois de realizado o serviço deixou na posição "manual", o que não é grave, pois o piloto checa antes do voo.
    O mais triste nisso é que sempre aparece um Promotor e um Juiz sem escrúpulo atrás de seus 15 minutos de fama e como não puderam acusar os mortos, acusaram o pessoal de terra por homicídio, conseguiram uma pena de 10 anos de prisão, mas com os acusados aguardando em liberdade, por sorte Desembargadores com mais noção de justiça converteram a prisão em multa de 75.000 dólares que a empresa pagou e ninguem ficou preso.
    .
    . https://en.m.wikipedia.org/wiki/Helios_Airways_Fl
    .
    Este é o painel da pressurização com o botão que os pilotos "checaram" e deveria estar em AUTO.
    . http://www.b737.org.uk/images/dcpcspanel.jpg
    .
    É assim que fica uma pessoa com o avião subindo sem pressurização, vai perdendo a coordenação motora, depois fica "embriagado" e por fim desmaia, entra em coma e morre, isto tudo sem ter nem noção de que algo errado está acontecendo.
    . https://m.youtube.com/watch?v=AoTzQ9feg5s

Comments are closed.