737 Gol Juazeiro do Norte - VÍDEO: Motor de avião da Gol “explode” durante a decolagem
Aeronave Boeing 737 da Gol, em foto meramente ilustrativa.

Os passageiros de um voo da companhia aérea Gol passaram por um susto hoje de manhã (02/09) quando uma aeronave Boeing 737 decolava de Juazeiro do Norte rumo a São Paulo. O momento da explosão foi capturado em vídeo que pode ser visto a seguir.

Quando a aeronave iniciava a corrida de decolagem, por volta das 4h20 da manhã, o motor do lado direito explodiu, assustando os passageiros. Um deles conseguiu filmar o momento que o motor estourou. Estavam a bordo 156 passageiros e seis tripulantes.

 

O voo foi cancelado e de acordo com as primeiras informações no aeroporto de Juazeiro do Norte, os passageiros foram realocados em outros voos da companhia.

De acordo com a Infraero não houve feridos, mas alguns passageiros tiveram de ser atendidos no ambulatório por conta do susto provocado pela explosão.

Anúncios

10 COMENTÁRIOS

  1. Se não foi um caso de ingestão de objeto estranho foi uma tremenda SORTE que o problema na turbina se deu na arremetida de decolagem…
    E numa fase que o piloto ainda pode recuperar o controle da aeronave…
    Se fosse em voo seria MUITO pior a situação…

    Fora o susto, todos sobreviveram…

  2. O CENIPA investiga esse tipo de ocorrência ou só acidentes mais graves?

  3. Amigos… imagina se essa explosão acontece na VR? (aonde já não da mais tempo para abortar a decolagem), acho que um motor sozinho não da conta de levantar um 737 não hein, será?

  4. O motor não explodiu. O que houve foi um problema chamado estol de compressor que é uma completa interrupção do fluxo de ar através do compressor e que pode, no pior dos casos, causar uma reversão instantânea na direção do fluxo de ar que passa pelo motor. A gravidade do estol varia de uma queda momentânea de potência (ocorre tão rapidamente que quase não é registrada pelos instrumentos do motor) até uma completa perda de compressão, necessitando de uma redução no fluxo de admissão de combustível do motor. Durante o estol, é possível ver labaredas saindo dos motores o que é normal durante o fenômeno.

    Existe inúmeros fatores que podem causar um estol de compressor, como aves sugadas ou até algum objeto.

    • Já vi isso acontecer com F/A-18 preparando pra decolar do porta-avioes. Ele engoliu o vapor quente das catapultas

    • Pelas imagens, na minha opinião não foi engine surge não, foi uma contained engine failure.

Comments are closed.