Svenska Dagbladet

O vídeo foi publicado hoje no site do jornal sueco Svenska Dagbladet, comumente abreviado como SvD, e traz uma entrevista com os Capitães-aviadores Gustavo de Oliveira Pascotto e Ramon Santos Fórneas, que são os pilotos da Força Aérea Brasileira (FAB) que estão na Suécia desde o último mês de novembro realizando um treinamento com 6 meses de duração.

No vídeo, cuja narrativa encontra-se nos idiomas Sueco e Inglês, é possível ver o relato de nossos pilotos a respeito de suas impressões quanto a aeronave. A gravação ocorreu em 27/01/2015, dia em que ambos realizaram seus primeiros voos solo no Gripen C.

Indiscutivelmente, são belas imagens!

Entre os jornais matinais da Suécia, o Svenska Dagbladet tem a terceira maior circulação, depois do Dagens Nyheter e do Göteborgs-Posten.

Formados pela Academia da Força Aérea, o Capitão Fórneas era piloto de caças F-5 e o Capitão Pascotto comandava caças Mirage 2000. Ambos se tornarão os primeiros instrutores brasileiros de caças Gripen.

Caso tenha problemas em visualizar o vídeo acima, clique aqui ou aqui.

 

 

FONTE/IMAGENS: Svenska Dagbladet – EDIÇÃO: Cavok

Anúncios

47 COMENTÁRIOS

  1. O Fórneas é meio marrentinho… trata-se do mais marrento, o cara folgado….. já o Gustavo é mais tranquilo, aparenta ser líder, mais sereno e focado… começo a me preocupar sobre o que o Fórneas possa estar aprontando nessas terras geladas e distantes… olho nele, Gustavo… rédea curta nesse rapaz…

    Em breve teremos dois magníficos aviões no país, o Gripen e o KC390, e a Suécia também ao que tudo indica terá o 390 por conta da compra dos Gripen, não creio seus pilotos fiquem desapontados em ter o KC ao invés do 130…

    Só espero que a transferência de tecnologia seja mesmo verdadeira… e que não tenha havido propina nesse negócio… tipo HSBC e tal….

    Olho nesse folgado do Fórneas, Gustavo….

  2. n creio que os pilotos suecos ficaram desapontados com o KC-390 pois ele só perde pro hercules em autonomia de voo, e lá eles n aparentam se incomodar com isso

  3. Antes de voltarem, poderiam convidar pessoalmente em nome da FAB/Embraer uns pilotos de hercules para dar um role de KC-390 para retribuir a hospitalidade, preferencialmente em uma dessas entrevistas.

  4. Na verdade você tem que notar que o Hercules voa mais longe mas com menos carga, e tem mais uma, ele possue dois enormes tanques externos, e o 390 voa apenas com combustível interno, lembrando que é perfeitamente possível adaptar dois tanques externos ao KC.. creio que aí fica no mano a mano ou até supera.

  5. Baianinho & Ratinho,

    (A Dupla A Jato)

    Os vikings olham para os seus "krientis" com complacência … Afinal, este é o país da – PUTARIA –

    Sem fugir do tópico … O – CANALHA – que se diz Ministro da Ju$tiça – afirmou – que CAIXA 2 – Não é crime !

    Que a – PETRALHADA – é "inocentiiii" !

    Baianinho & Ratinho,

    Diante de uma nação governada por – BANDIDO$ – falar o que ?

    Le Rafalel ? Hornetão ? Sukhoi ? Gripinho ?

    Acreditem,

    No final … Dá tudo na mesma porra !

    A milicada atualmente quer receber o seu dim-dim em dia (e é só isso com que eles se importam)

    Olhem para a Marinha Bra$ileira … Virou um – PRO$UB – da $acanagem !

    O tal do – GUARANI – blindado de papel (Tomou um tiro de Três-Oitão e desmontou !)

    Foram comprados mais de 2 mil unidades desse engodo !

    Forças Armadas & Corrupção -> NÃO COMBINA !

    $ó se for para fazer licitação do "É Nóói$ !"

    O Baianinho já colocou aqui por "A + B" -> Que houve PUTARIA <- na questão do preço final dos Passarinhos $ueco$ !

    O tal do Porta Aviões (Made In Paraíba) $ão Paulo … Fica parado no Arsenal da Marinha

    E acreditem -> Com risco de AFUNDAR a qualquer momento !

    (Isso é sério, não é uma piada -> Classified Information <-)

    Vejo em outros sítios sobre as Forças de Guerra … De um lado – um exército de "fake$" –

    No serviço para defender a PeTralhada Imunda … Do outro lado, uma dezena de "dotôres" especialistas em armamento.

    Eu me pergunto … Para onde TUDO isso leva ?

    Olhem para a América Latrina …

    Olhem para a Venefavela, Bolívia Cocaleira, Equador dos Pikareta$, Argentinha – Cami$a 171 !

    Um amontoado de republiquetas … Governadas por uma GENTALHA denominada – Bolivari$ta !

    Como é que é ? Governo Bolivariano ?

    Sorry, Ratinho !

    Excuse me, Baianinho !

    Mas,

    Bolivariano é o "Karalho de A$a Delta !"

    Falta é esse "gado brasileiro" ir para as ruas … Cadê o POVO ?

    O POVO … Onde está o POVO ?

    Eu invoco o – ixpírito do Dotô Ju$to Verí$$imo –

    Para responder essa pergunta que não quer $e calar !

    Vamos lá …

    Convocando Geral – Desde a favelada até os "preiboy" da mamãe – TODOS JUNTOS !

    Hora de caçar as RATAZANA$ de Bra$ília !

    E botar essa – PUTADA ESCARLARTE – na PAPUDA !

    Bra$il … Pátria Educadora na PUTARIA !

  6. "E acreditem -> Com risco de AFUNDAR a qualquer momento"

    Eu não duvido, Spectre, afinal, já deixaram afundar um submarino…

  7. Ótima matéria, como disse o colega esperemos que a tecnologia repassada seja muito boa mesmo .

  8. Vejam isso. Iraque reclama de omissão do Brasil na luta contra facção terrorista !!!

    Diplomatas e autoridades iraquianos reclamam que o Brasil tem sido omisso na luta contra o Estado Islâmico (EI). O país não colabora com ajuda humanitária, treinamento ou armas.

    “O Brasil forneceu armas pesadas para [o ex-ditador iraquiano] Saddam Hussein, e sofremos com isso; está na hora de nos ajudar na luta contra o EI”, disse à Folha Amin Najar, líder do KDP (partido à frente do Governo Regional do Curdistão, no norte do Iraque). O Exército curdo (peshmerga) está na linha de frente na guerra contra o EI no norte do Iraque.

    Najar se referia aos blindados Cascavel e armamentos que o país vendeu ao Iraque durante a guerra contra o Irã –no fim do conflito (1980-1988), Saddam atacou os curdos até com armas químicas.

    Ao ouvirem falar de Brasil, todos os militares curdos entrevistados pela Folha mencionaram as armas que o país forneceu a Saddam.

    “Não sabemos qual é a posição do Brasil em relação ao EI; é um absurdo um país com ambições globais não se posicionar sobre um tema como este”, disse um diplomata iraquiano que pediu anonimato.

    “A Alemanha nos ajuda com armas, treinamento e auxílio humanitário; os EUA também. E o Brasil? Não faz nada diante de meninas de 12 anos sendo estupradas e jornalistas decapitados?”

    Mais de 60 países auxiliam os iraquianos na luta contra o EI. A Áustria doou US$ 1,3 milhão em ajuda humanitária. Além de participar dos ataques da coalizão contra o EI, o Canadá enviou mais de US$ 50 milhões em ajuda humanitária e militar.

    A França mandou 65 toneladas de ajuda humanitária, participa dos bombardeios e fornece armas.

    ITAMARATY

    Em e-mail enviado à Folha, o Itamaraty informou que as autoridades iraquianas não pediram ao Brasil cooperação no combate ao terrorismo nem manifestaram insatisfação com as relações bilaterais.

    “Pelo contrário, as autoridades iraquianas agradeceram ao Brasil pela manutenção das atividades da embaixada brasileira em Bagdá e pela condição do Iraque como fornecedor privilegiado de petróleo ao Brasil.”

    O ministério afirma que o governo brasileiro está “considerando” solicitações de ajuda humanitária feitas por organismos internacionais, como o Escritório das Nações Unidas para Assuntos Humanitários (Unocha) e a Missão de Assistência das Nações Unidas para o Iraque (Unami).

    “A cooperação brasileira no combate ao terrorismo tem privilegiado antes aspectos como o acolhimento de refugiados, como no caso da Síria e do Iraque, que a concessão de armas e recursos financeiros e a vertente militar de treinamento”, diz o Itamaraty.

  9. Esse é o Brasil que vislumbra um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas…

    Vislumbrar até pode, não vai passar disso mesmo…
    #FAIL

  10. RBittencourt

    1º "disse um diplomata iraquiano que pediu anonimato" Se não usou o nome é por não "fala oficial" então o uso do título é para fazer parecer oficial uma conversa oficiosa.
    2º “O Brasil forneceu armas pesadas para [o ex-ditador iraquiano] Saddam Hussein, e sofremos com isso" fala que é diplomata iraquiano mas não fala como iraquiano, fala como curdo.
    3º "disse à Folha Amin Najar, líder do KDP (partido à frente do Governo Regional do Curdistão, no norte do Iraque). O Exército curdo (peshmerga) está na linha de frente na guerra contra o EI no norte do Iraque." quem clama por ajuda não é o Iraque é um exército paralelo.
    Provavelmente, assim que o EI não for ameça no Iraque e Síria, a guerra da vez será dos separatistas curdos.
    Acho melhor o Brasil fora disso, mantendo a relação oficial, além do mais, queimam, esquartejam pessoas e estupram meninas de 12 anos em muitas favelas brasileiras, de maior atuação nesta guerra devemos cobrar e muito nossos governantes.

  11. Ótima postagem, o "assento" que o Brasil vai ter na ONU é assento de privada, é o que cabe esse bando de safados que está no poder e está destruindo e desmoralizando o Brasil todos os dias perante o mundo.

    Quem quer ter voz ativa no cenário internacional tem que pagar o preço, essa gente que está no "Pudê" nunca fez isso, só querem ir no bem bom… lembrando que a débil mental que nos desgoverna chegou a sugerir que falta "diálogo" com os degoladores, o patrão dela quando estava sentado no vaso sanitário, perdão, cadeira de presidente chegou a dizer na tribuna da ONU – aos berros – que … ""Ao invés de nóis jogá bomba, nos tem que jogá é cumida", disse o pobre diabo do apedeuta em relação a Al Qaeda, como se Bin Laden não fosse um dos homens mais ricos do seu país e estivesse precisando de cesta básica da Conab, é um asno em estado da arte.

    Já notei isso faz muito tempo… ou dá a cara pra bater ou nunca teremos moral pra nada…

  12. Graças aos deuses, universo e etc haha, que quem está no comando não é "cumpanhero".

  13. Entendo o que está acontecendo por aquelas bandas e acredito mesmo que todos deveriam tomar uma atitude firme contra o EI, mas vai um porém, isso tudo é culpa deles mesmos, culpa de suas religiões e de seus governos. Vão ficar pedindo ajuda de dois em dois anos, por conta de guerras e conflitos, no fim sabemos o que vai acontecer, vão segregar o EI em vários ou dezenas de outros grupos que irão crescer e atormentar todos governos da região, governos bons e ditadores é claro… parece que são povos que não sabem viver em uma democracia, ou tem ditadores controlando o povo com rédeas curtas ou uma democracia do estilo do Iran, onde não há espaço para revolucionários…
    Sou mais o Brasil contribuindo ativamente com ajuda humanitária em desastres naturais do que ficar mandando dinheiro e armas para países que não conseguem sequer manter sua soberania.
    Vocês acham que ajudar a derrubar Kadaffi foi uma escolha inteligente??? Os Estados Unidos perceberam o erro que cometeram e por pouco não ajudaram mais o EI contra Bashar al-Assad na Siria. Conclusão, quanto mais meche mais fede.
    Quando digo não ajudar me refiro em não ajudar nenhuma das partes é claro, mas se for contra o EI que seja pois aquilo é uma anomalia da sociedade humana… fora isso pra mim ninguém é santo lá, se o PT pensa diferente de mim, só me prova que são uns FDPs.

  14. Rá-mas credo!!!? 🙂 …. e agora querem "dialogar" como os caras que queimam, vivos, vítimas inocentes dentro de jaulas… além da decapitação "de praxe"…

  15. KKKKKK "… parece que são povos que não sabem viver em uma democracia" "se o PT pensa diferente de mim, só me prova que são uns FDPs." KKKKK

    Regi5 eu democraticamente concordo com vc apesar de ter opiniões um pouco díspares, mas, não sou um FDP, KKKKK

  16. Pois é… aí, com uma Chefe de Estado que adota publicamente uma postura de que se deve dialogar com terroristas, contrariando todos os princípios da manutenção da ordem, ainda tem gente que se ofende e acha um absurdo o fato dos EUA espionarem a nossa PresidentA…

    Sim, a espionagem é uma agressão à nossa soberania… Mas também SIM, nosso atual governo adota posturas marginais em assuntos relativos a política externa.

    tsc tsc tsc…

  17. E que bom que espionam essa gente, com esse histórico, financiando genocida, terrorista.., é sempre bom ficar de olho. E olha que não tem macho na casa branca, se tivesse esse gobierno daqui ia tomar um belo tapa na cara!

    Na verdade quem precisa de ajuda somos nós, 11 das 30 cidades mais violentas do mundo são brasileiras. É do Brasillllll.

  18. E LaMarca, quem não espiona??? se o PT tivesse esta oportunidade… a hipocrisia never end´s

  19. Tive a mesma impressão, com o Capitão Pascotto com um razoável inglês em poucas palavras definindo seu vôo solo, e a arma que operava. Já o garotão de praia lol Cpt Fórneas tem que estudar mais, inglês basicão para um cara que foi a Suécia para adquirir o conhecimento para pilotar a mosca.

  20. O que mais me chamou a atenção é o tamanho do aparelho, parece de brinquedo. Um verdadero LIFT, evolução do T-38. Estamos pagando bem caro para aposentar alguns oficiais da FAB.

  21. Acho que ajuda humanitária é necessária. Isso tem que ter. Mas sabe uma coisa interessante? Recentemente li uma matéria com um tal de John Allen, americano da coalizão internacional, afirmando que existem brasileiros treinando o exército iraquiano. Parece absurdo, mas essa notícia me pareceu mais plausível do que essa. E agora José?

  22. e como tem gente que não se preocupa com isso… este caça terá um payload bem mais ou menos…

  23. poderia apostar, agora, que tem gente aqui que já deu uma "bisoiada" do smart da patroa/namorada/pegueti… 🙂

  24. Sugestão para uma matéria do Cavok, sobre :
    – onde anda o Gripen Demo (Demonstrador) 39-7 ? Faz um ano ou mais que não vejo notícia dele;
    – por que o Gripen Demo 39-7 nunca se apresentou em feira aérea internacional ?
    – por que mesmo após o anúncio da seleção do Gripen NG no FX-2 em 18/12/2013, o Gripen Demo 39-7 não é apresentado à FAB ?
    – pilotos da FAB estarem lá na Suécia e voarem Gripen C/D, mas não o Gripen Demo 39-7, sequer uma vez, mesmo após o Brasil ter assinado contrato de "meros" US$5,4 bi em 24/10/2014;
    – andamento do Gripen E 39-8, o 1o protótipo do Gripen NG que ficaria pronto em 2015;
    – se haverá participação brasileira no desenvolvimento e testes dos 3 protótipos Gripen E 39-8, 39-9 e 39-10.

    Acho que somos o único país do mundo que após seleção do caça, e mesmo assinatura do contrato, não se preocupa em ver uma apresentação sequer do caça (que seja um demonstrador).

  25. Consta em longa reportagem do Carlos Lorch, na RFA 27 (2002), que os então oito brasileiros mandados à Dijon, em 1972, para instrução no Mirage III, foram extremamente bem recebidos — inclusive o oficial Trompowsky, que não teve tempo nenhum para aprender francês e penou muito por isso (algumas perigosas vezes não entendia nada que diziam, em terra e no ar, e ele chegou a se perder nos céus franceses, até chegando a invandir o espaço aéreo alemão em muito e ser alertado aos berros pelo controlador croissant).

    Depois, o grupo se dividiu em dois, com quatro oficiais permanecendo em Dijon e quatro mandados para Colmar-Meyenheim, onde dois pilotos ficaram no 1º/13º Artois e dois ficaram no 2º/13º Alpes.

    Sem o menor rodeio, os brasileiros do 2º/13º, oficiais Frota e Jaeckel, descreveram como os instrutores franceses foram grosseiros, desinteressados, desatenciosos, lenientes e negligentes no treinamentos deles. Eu não teria tanto sangue frio e paciência.

    Jaeckel até voltou com um problema de saúde, mas não deixou o françola humilhá-lo em voo e desligá-lo do curso.

    Com inglês mequetrefe ou não, o ambiente sueco 2015 é bom e o Gripadinho também (embora o Brasil merecesse um caça excelente, não bom).

    Os pilotos estão no céu, em todos os sentidos…

  26. Chicão, com um esforço pequeno o piloto salta pra dentro do cockpit sem escada, igual em um buggie, ou conversível. Nem na Segunda Guerra a FAB operou uma aeronave de defesa aérea deste porte, um brinquedo. Também escolheram por catálogo, se fizessem como os indianos e voassem as máquinas em nosso território, sem deslumbramentos, a escolha seria outra. Pagamos caro e iremos pagar mais caro ainda para voar uma mosca. Nunca vou me conformar com esta mediocre escolha da FAB.

  27. Rodrigo DS

    E se comparar com F-5, A-1, A-4 e ST ou até o que foi sonhado no FX, parece uma evolução e grande aumento da capacidade, você não acha???

  28. Ótimas e muito propositivas perguntas, entrevistaram os pilotos, além de suas perguntas, acho que seria interessante termos notícias dos "engenheiros" e entrevistas com eles além de acompanhamento dos preparativos da indústria nacional.
    Pagamos os salários de quem tem a informação, devem nos prestar contas.

  29. nivelar por baixo n é bom, concordo que o gripen seja otimo pra substituir os vetores que vc citou acima, mas apenas isso, e não pra ser 1ª linha de defesa

Comments are closed.