A aeronave elétrica anfíbia P2 Xcursion da Equator Aircraft durante seu primeiro voo sem efeito solo no dia 29 de março.

O protótipo de avião elétrico anfíbio P2 Xcursion da Equator Aircraft realizou com sucesso seu voo inaugural nos céus do Parque Tecnológico Eggemoen, na Noruega.

O avião de dois assentos e casco composto operado pelo piloto de testes Eskil Amdal havia voado anteriormente durante um voo com efeito solo em baixa altitude, em junho de 2018, e executou seu voo completo no último dia 29 de março depois de passar por uma auditoria da agência de aviação civil norueguesa.

O voo de 10 minutos foi conduzido com energia elétrica para submeter a aeronave nos testes de manobras e sua capacidade de controle, bem como estabilidade estática e dinâmica. De acordo com a empresa, o voo do P2 Xcursion foi executado como esperado e retornou dados que podem ser usados ??para melhorar o design.

O protótipo voou usando apenas o seu motor elétrico ENGIRO M97 de 97 kW, alimentado por baterias de íons de lítio pesando 100 kg (220 lb), dando uma autonomia total de voo de cerca de 35 minutos. No entanto, a Equator Aircraft diz que as versões posteriores poderão permanecer no ar por 105 minutos e, quando iniciar o gerador Energio e o motor a diesel Wankel para fornecer eletricidade, poderá viajar por até seis horas.

O P2 Xcursion é projetado para ser não apenas acessível, mas também para ter um cockpit excepcionalmente espaçoso que pode transportar duas pessoas além de uma quantidade generosa de bagagem. Em vez de flutuadores, ele usa uma fuselagem que é auto-flutuante e asas flutuantes que também fornecem maior estabilidade. A fuselagem misturada com um trem de pouso retrátil é simplificada e o canopy e aerofólios reduzem o arrasto.

Em termos de números, o P2 Xcursion com sua construção de material composto pesa apenas 750 kg (1.653 lb), mas pode transportar uma carga útil de 240 kg (529 lb). Tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 130 nós (150 mph, 241 km/h) e um alcance máximo de 845 nm (972 milhas, 1.565 km).

“Foi um dia fantástico para a equipe, e marca finalmente a continuação do programa de testes para o protótipo da aeronave”, disse o designer e CEO Tomas Brodreskift. “Agora estamos ansiosos para obter dados de voo reais, sem mencionar colocar a aeronave na água o mais rápido possível. Estamos entusiasmados em ver o desempenho da aeronave conforme o esperado e não podemos esperar para testar a aeronave ainda mais.”

Anúncios

1 COMENTÁRIO

Comments are closed.