Primeiro Trailer Oficial - Documentário 'Turma da graxa'
Primeiro Trailer Oficial – Documentário “Turma da graxa”

Os entusiastas Marco Ferreira e Gustavo Oliveira acabam de lançar o primeiro trailer oficial do documentário “Turma da graxa”, que tem por objetivo mostrar o cotidiano dos mecânicos responsáveis por manter em condições de voo as aeronaves do grupo de caça da Força Aérea Brasileira (FAB).

O documentário completo, que terá a duração de 40 minutos, tem previsão de lançamento para, no máximo, o mês de outubro, podendo ser antecipado, mediante analise do material final pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).

A ideia de fazer um documentário sobre a “turma da graxa”, como são conhecidos os mecânicos de aeronaves, surgiu em 2012/2013. O vídeo fará uma passagem pela história da aviação militar no Brasil, começando na segunda guerra mundial, através das experiências do mecânico Major João, e trará também uma perspectiva dos atuais mecânicos da corporação em relação à futura aeronave de caça da FAB, o F-39 Gripen.

O documentário, que está sendo realizado com recursos próprios dos produtores, é uma homenagem ao pessoal do apoio e manutenção das aeronaves, que quase nunca é visto ou lembrado.

divider 1

EDIÇÃO: Cavok

Anúncios

24 COMENTÁRIOS

  1. Me vi obrigado a criar uma conta de acesso para comentar esta notícia.
    Não sou militar, mas comecei minha carreira na aviação como pintor de aeronaves, passando por mecânico, ctm até, enfim, cosneguir a tão sonhada cht…

    Foi impossível os olhos não marejarem e muitas lembranças ecoarem na mente ao ver, aquele senhor veterano, comentando do "trio":

    – " Nosso avião…"

    Escutei apenas uma vez isso de um piloto muito mais velho, enquanto preparava o vistoso KingAir para sua saída.
    Dentre tantos sacrifícios, remando contra a maré, aquilo me emocionou muito à época.

    Que fique este melancolico e romantico relato a quem quiser ler, para abastecer a coragem e determinação para aquilo que desejam de corpo, mente e alma.

    Sudações.

    • Feather,
      Durante as gravações como Major João, foi impossível não se emocionar.
      Talvez você tenha ideia de quanto foi difíicil segurar as lagrimas quando ele chorou, mas imediatamente após esse momento ele contou uma historia do mesmo piloto conversando com ele que fez todo mundo sorrir. Sempre de forma entusiasmada.
      Esse dia foi realmente marcante, eu choro toda vez que estou editando essa parte.

      Que bom que pudemos tocar voce, a ideia é essa, tocar as pessoas tais como eles que quase não são vistos nas fotografias e vídeos mas todos reconhecem a extrema importância que tem.
      Abraços

      • Só uma crítica construtiva para abrilhantar mais o seu trabalho…
        A música por muitas vezes esta atrapalhando a fala dos entrevistados, poderia baixar um pouco mais o volume dela e assim poderemos escutar com melhor clareza as falas.
        No mais um ótimo documentário e estarei ansioso para assistir esta arte!

        • FKlausPD certamente levaremos em consideração teu comentario!
          Obrigado

        • Obrigado brasileiro1, eu só tive o privilégio de estar proximo a estes homens e mulheres valorosos e num relance me veio a ideia. Creio que é mais do que justo mostrar o trabalho deles.

      • Meus parabéns, Marcos! Muito boa a iniciativa!

        Sobre o Major João, devo admitir que também me emocionei, acho que isso é a aviação acima de tudo, é o amor incondicional e muitas vezes incompreensível, sobre aeronaves. afinal como Francis Gary Powers uma vez disse, "Os pilotos até podem experimentar os elementos físicos do voo, mas descrever o que ocasiona sua existência é impossível, porque explicar a magia de voar, está alem das palavras!"
        Um dia, com fé, eu chego lá também! ;-D

        Parabéns novamente pela iniciativa, muito bom!

  2. Só aplausos para essa iniciativa. Para quem gosta, é sempre emocionante ver uma aeronave cumprir com aquilo para a qual foi construída, voar! E voar é um trabalho de equipe, sem dúvida, e incrível que o 'cordão umbilical' que garante a vida desse trabalho é a 'turma da graxa'. Parabéns LaMarca pelo artigo.

    • Obrigado, Brasileiro, mas a mim não cabe mérito algum.
      Ontem a noite eu tive privilégio de receber do Marco Ferreira as informações relativas ao documentário. Era mais de meia noite e nós conversávamos sobre esta iniciativa formidável. Realmente é algo que não passa em branco diante de entusiastas da aviação. Seguramente iremos acompanhar todo o processo até o lançamento do documentário, que sem dúvida será veiculado aqui no site.

      Sds!

      • Perfeito LaMarca!
        Brilhante o trabalho do Marco Ferreira e do Gustavo Oliveira Aguardaremos com ansiedade outras postagens sobre esse assunto aqui no Cavok.

        Sds!

      • E certamente vou colocar algum dos comentarios que forem postados aqui no vídeo para que eles tenham conhecimento

        • Muito bom, Marco…. esteja certo que nos sentimos honrados em podermos, ainda que de forma singela, contribuir para a divulgação dessa iniciativa.

          Quando você me enviou o vídeo ontem, assim que eu o assisti, ficou evidente que não caberia apenas postá-lo como se fosse um vídeo qualquer. Para mim ficou evidente que o documentário “Turma da graxa” era algo muito especial. O retorno positivo por parte de nossos leitores é apenas a consequência natural em função do grande trabalho feito por você e pelo Gustavo Oliveira.

          Sds!

  3. Fantástico a motivação e o orgulho de nossos militares de carreira!
    " … salário, infra estrutura…agente sente mas não pesa!"

    Quantos dos que agora estão lendo esta mensagem podem dizer o mesmo que o 1º Sgtº disse e permanecer ainda criticando sem justa causa estes e tantos outros valorosos homens e mulheres de nossas FFAA?

    CM

  4. Excelente iniciativa. Infelizmente, esse tipo de trabalho não recebe as benesses da lei Rouanet que se destina exclusivamente aos artistas oficiais (Chico, Porta dos Fundos, Sabatella, José de Abreu…)

  5. Bela iniciativa. São esses anônimos que fazem as coisas funcionarem com segurança. Parabéns aos envolvidos.

Comments are closed.