Quatro aeronaves MC-130J Commando II durante passagem a baixa altura no Mach Loop.

Um novo vídeo no Twitter mostra uma formação de aeronaves de transporte de operações especiais MC-130J Commando II da Força Aérea dos EUA voando em um perfil de voo particularmente desafiador: um voo de formação de baixo nível através de um vale do Reino Unido conhecido como Mach Loop.

No vídeo, capturado pelo veterano Peter Lewis, os três primeiros aviões estão voando em estreita formação, em fila, enquanto o quarto avião está um pouco afastado. As aeronaves seriam do 67º Esquadrão de Operações Especiais, sediado na Base da RAF de Mildenhall, no Reino Unido.

O MC-130J Commando II, um derivado da aeronave de transporte C-130J Super Hercules, é especializado em “infiltração, extração e reabastecimento” das forças de operações especiais dos EUA em território hostil. Voando principalmente à noite, um Commando II poderia deixar um Comando Aéreo das Forças Especiais do Exército dos EUA e da Força Aérea em território inimigo, apoiá-los com missões de reabastecimento e até mesmo buscá-los mais tarde, se necessário. Os MC-130Js normalmente voam à noite para evitar serem vistos pelo inimigo.

Como mostra o vídeo, pilotos Commando II também são habilidosos em voos de baixo nível. Voar abaixo do nível máximo em locais como o Mach Loop mantém as aeronaves fora dos radares inimigos o maior tempo possível, e torna difícil discernir a direção de sua aproximação. Mas também parece positivamente estressante.

As aeronaves Air Force MC-130 estão em operação desde a Guerra do Vietnã, e novas versões surgem quando novas versões da linha de base C-130 Hercules são produzidas. Em 2001, os MC-130 inseriram as primeiras forças terrestres dos EUA no Afeganistão logo após o 11 de setembro, deixando 200 Rangers da Força-Tarefa ‘Sword’ em uma zona de pouso improvisada.

Localizado no centro do País de Gales, o Mach Loop é uma série de vales onde os spotters de aviação podem observar as aeronaves militares do Reino Unido, dos EUA e de outras nações que praticam voos a baixa altura. A natureza do Mach Loop é tal que os civis que fazem a viagem muitas vezes precisam olhar para baixo para ver os aviões que voam pelos vales.


Fonte: Popular Mechanics

Anúncios