Rafale vs F-22Vídeo postado na data de hoje – 17/06 – de um combate dissimular entre um Rafale e um F-22, aonde o caça francês parece levar a melhor!

Assista ao vídeo:

 

Dica do Amigo frenchdude007. Obrigado! 😉


Anúncios

276 COMENTÁRIOS

  1. See first shot first. F22 killed, Delta-canard wins!
    Quando eu falo que o Rafale é o melhor dos três concorrentes do FX2, bem é isso… mas infelizmente nem sempre o melhor vence, e a tendência é que o Boeing seja declarado campeão. Lemram da Seleção de 82, era a melhor mas não venceu.
    Viva o Rafale!

  2. Ah "meu garoto"!!!

    e dai JPC… o F-22 não teria "pego" o Rafale em "todos" os DF???

    Colegas, pelo que entendi, o Rafale teria localizado o F-22 com seu OSF e se colocado em posição melhor (neste caso), no execício de DF… mas o que me chocou mais foi acompanhar os minutos em que o F-22, com potência que tem, com TVC não conseguir se desvencilhar do Rafale! esta avião ágil este delta-canard francês heim?… a India "abriu o olho"… no vídeo o rafale abate o F-22 com mica e com canhão! show!
    Tô dizendo! unde F-15 não tem vez (abater o F-22) o Rafale pegou "sua senha"… e nem venham me falar do Growler e sua fotinho! pois agora temos o vídeo do afale pegando o F-22! o que era apenas "fotinho" segundo alguns, se mostrou um verdadeiro DF, com direito a gemidos e contorcionismo do piloto francês!
    Dá-lhe garoto! rsrrs

  3. Já imaginaram se o Rafale tivesse melhor motorização??? engulam suas besteiras ao falar do motor do Rafale! ele com este que tem, bate SH com os pés nas costas! rsrsrsrs

  4. O Rafale é o melhor , o outro é lobby comercial da Boing, não foi a toa que a Índia fechou com a Dassault, de igual pra igual acho que só SU-35 russo.

  5. Que patético! Rafale melhor que o F-22? menos galera! É mais uma peça do marketing do desespero da Dassault….

  6. A divulgação desse vídeo seria obra do Edinho Snowden, aquele peladeiro ex-subcontratado da CIA?

    Ou é coisa dos amigos de truco Manning/Assange?

    Um negócio desses dá problema.

    Uma coisa é “permitir” o vazamento VERBALIZADO de um resultado surpreendente de exercício (FAB MIIIE x AdL M2000C, RAF Typhoon x USAF F-15E, IAF Su-30MKI x F-15C…).

    Outra, é haver imagens disponíveis, na net, a respeito.

    Pode haver alguma birra americana quanto a treinamentos futuros — ou até alguma “retenção” de imagens, caso os franceses permitam tal ousadia…

    Haverá alguma explicação?

    • Não foi isso não Armand! Isso se chama marketing do desespero da Dassault…..

    • sim, é que só o Rafale tem videos e fotos verdadeiras para mostrar! rsrs o sistema além de mortal, filma muito bem! rsrsrsrs

  7. Senhores:

    Favor voltar à realidade. Os momentos em que o o Rafale em tese "lockou" o F-22 foram bem tênues. insuficientes a meu ver para permitir uma solução de tiro para o MICA. É possível ver sim que quando isso aconteceu o F-22 foi capaz de desengajar. Não sei se por causa do TVC ou da estúpida razão empuxo/peso. Ou seja, menos meu povo, menos…

  8. Viva os Delta Canard, O Rafale sem dúvidas é o melhor do FX2, porém e infelizmente que leva essa é o Super Tijolão, que para os trópicos e tarifas altas de transporte coletivo, está de bom tamanho. Muito bom tamanho. No entanto o Rafale detonou o Raptor neste dog fight. HMS, nesta distância ele precisaria somente uma janela paa os canhões cortarem ao meio o Raptor.

  9. Inacreditável manobra, arrebentou, explodiu, destruiu e detonou um poderosíssimo F-22 .
    Espetacular o Rafale da francesa Dassault , espetacular; o tijolão não faria isso nunca.

  10. Caro HMS Tireless, e a Dassault (digo, a direção dela) jogaria tão sujo assim?

    😀

    • Mas não o fizeram aqui no Brasil prometendo aquilo que não podiam cumprir tal como a "ToT irrestrita" e o tal auxílio no desenvolvimento do KC-390? Desses gauleses desesperados eu espero tudo…

  11. Excelente comentário, só não está garantido o tijolão , ainda bem.

  12. Que respiração ofegante! …A adrenalina deve ficar a mil!…Putz!

  13. "Inacreditável manobra, arrebentou, explodiu, destruiu e detonou um poderosíssimo F-22"

    Aonde? os momentos onde o vetor gaulês teoricamente teria lockado o Raptor foram tão fugazes que dificilmente dariam para permitir uma solução de tiro para o MICA. Desculpe, mas tudo o que vocês tentam fazer, tornar o Rafale o melhor caça do mundo, não se sustenta…..

  14. "e dai JPC… o F-22 não teria "pego" o Rafale em "todos" os DF??? "

    Caro Francisco, se o rafale pegou o F-22 parabéns para o piloto e para a Dassault, só isso!

  15. Vou trazer o vídeo que afundei três NAes americanos, só não "posto" agora pq soh afundei dois até o presente momento, falta o menorzinho… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  16. Esse vídeo é bom para nos dar a noção de que os caças 5G não são tão essenciais assim. Um bom avião com armamento e sistemas de bordo potentes, aliado ao treinamento é o que realmente importa. O Rafale é sem sombra de dúvida o avião mais completo para equipar a FAB.

  17. Então nossos F5EM estão bem na fita, Rafale abate F22, F5EM abate Rafale, então temos o melhor vetor do mundo, rsrsrsrsrs!!!!!

    Mas falando sério, é interessante notar que nesses exercícios, sempre se ouve estórias que os adversários sempre logram vitórias contras os americanos (ouvi relatos que até os F5EM se deram bem contra os gringos), será que sempre se fazem de "João sem braço" , colhendo informações das aeronaves "inimigas", penso que treino é treino, jogo é jogo, na hora do pega pra capar as aeronaves, armamentos e táticas dos gringos sempre fizeram diferença!!!

  18. Terra chamando os astronautas! Se fosse um combate real o piloto francês teria saltado de pára-quedas. E sequer teria visto o F-22….

  19. Matou HMS! Matou a charada! Esse é um combate dissimular! Se fosse um DF, o Rafale nem teria chegado perto.

  20. Mas Rodrigo, num universo de trocentos aviões, sempre haverá um desavisado. Na tal estória do Rafale abatido por um Forevis, conta-se que o jato francês estava voando despreocupadamente e o Forevis estava voltando…e deu acaso de se encontrar as 6hs da vítima…

    E quem lembra do caso real do M III sobre o M2000? Quantas vitórias os M2000 tiveram sobre os M III???? Trocentas!

  21. "O Rafale é o melhor "

    Por causa de um engajamento? Por acaso você sabe quantas vezes o Rafale foi engajado por outros caças?
    Se um A-4 engaja um f-14 isso torna ele, melhor? Se um P-51 derrubou um mig-15 isso prova que os motores a jato são inúteis?

    O que tem a ver o Su-35 com o Rafale, são caças totalmente diferentes. Talvez em um duelo um contra um o Rafale até leve vantagem por ter menor RCS e míssies meteor, mas fora disso o Flanker tem muito mais capacidade. Só no volume rastreado pelo radar o Su-35 já vale por meia dúzia de Rafales, sem contar que o sukhoi tem muito mais alcance, HMD, radar na cauda e maior capacidade de carga. nunca daria para se dizer que de igual para igual só o Su-35 se compara.

    Na boa, apenas a imagem de um engajamento não prova muita coisa, para dizer que o Rafale é realmente melhor precisaríamos de vários dados inclusive sobre os caças que o engajaram. Esse vídeo prova que o Rafale é um caça muito capaz, mas é só isso. de maneira nehuma demonstra que ele é superior ao Raptor.

  22. Calma aí, vamos pensar um pouco.

    Nos exercícios Red Flag de 2012 o F-22 foi varias vezes abatido pelo Typhoons alemães, por sua vez o Typhoon foi varias vezes abatido pelo Rafale em outros exercícios, para ficar mais claro aonde quero chegar lembro que no relatório suíço o Rafale foi considerado superior ao Typhoon tanto em missões de ataque como missões de combate aéreo.
    Pois muito bem, se o Rafale é melhor que o Tyhpoon que já abateu o F-22 em exercícios por que **RAIOS** ele não conseguiria abater o F-22? Não tem logica alguma achar que o Rafale não conseguiria vencer o F-22 em dogfight.

    1 + 1 ainda é 2 né?

    Agora é especulação de minha parte, mas ainda tem um pouco de logica, pensem.
    Dizem que o F-22 é invisível aos radares ou quase, mas considerando que o Rafale, F-16V, Su-30, Su-35 e Typhoon possuem potentes sensores ópticos eletrônicos infravermelhos, eu diria que pelo menos a 40km o F-22 seria entregue não pelos motores mas pela mero atrito do ar com o avião – o B-2 já foi identificado por um Typhoon a mais ou menos essa distancia com perfeita nitidez. Imaginem o quanto um F-22 precisaria se aproximar para disparar um AIM-120C-7 com real chance de acerto? Será que o sensor óptico eletrônico infravermelho não identificaria antes?
    Eu não acho que tudo se resume a dizer que o F-22 é o melhor do mundo e não existe espaço para questionamento, afinal de contas é uma ciência e não uma religião.

  23. ??? pq patético? olha HMS, até aqui vi comentários falando sobre o Rafale no FX-2… vs SH mais precisamente…

  24. Falou tudo Gio! E eu digo mais: Fosse um combate real o Rafale talvez tivesse sido abatido por um AIM-120 AMRAAM disparado pelo Raptor. E mesmo que tivesse conseguido se evadir das armas BVR,quando o F-22 se aproximasse seria bem provável que o Rafale já estivesse sem energia após as referidas manobras.

  25. Mas Giordani, o interessante dessas "estórias" é que seriam duas vitórias dos F5EM sobre o Rafale, F4 alemães contra Rafales, fora o "couro" que os F5EM deu nos gringos, hehehehehe !!!! Temos o melhor vetor hehehe, !!!

    Mas voltando falar sério( estou de bom humor hoje, hehehe!!), penso que treino é treino, guerra é guerra!!

    Se por acaso aparecer um vídeo ou fotos do "nosso" glorioso F5EM (corpo 3ª G e cérebro de 4ªG) aonde parece levar a melhor contra o Rafale(4ªG++++)!!!!, isso significaria que ele é melhor que o Rafale e ele seria então desnecessário e seu investimento não se justificaria??!!

    É isso que muitos estão afirmando e isso que não concordo!!

  26. HMS, foram dois Fox´s e uma visada certeira de canhão que partiriam o F-22 ao meio… sinto muito meu amigo, fatos são fatos!

  27. Avião frances levando a melhor em cima do F-22 o mega-ultra-super avião de combate da história da galáxia!
    É montagem!

  28. HMS, assista denovo, mas com atenção e não com nervosismo! rsrss "fox.. fox 2" em 3;05 para frente…
    Na boa HMS. assim vai ficar difícil "dialogar" contigo bro! negar o que teu olhos vê!!!??? olha só… o piloto do Rafale trouxe o F-22 "para dentro" ! ele não pegou o Raptor de surpresa! quando puxou os G´s o Raptor estava mais para escapar… e acabou que a cada passada ele ficava mais vulnerável… pelo menos em 2x ele teria sido partido ao meio pelo canhão…
    não estou querendo com isso desfazer o F-22, mas confesso que me decepcionei bastante com o Raptor, que nitidamente não conseguiu escapar ao "encaudamento"… mesmo com TVC e altíssima potência… coisa que um F-15 não conseguiria nem a pau!

  29. ôpa, o F-22 foi detectado pelo OSF neste combate DF, que era a regra… lembro de uma menção dos americanos lá nos EAU… ""Se vocês não ligarem seus sistemas Spectra, nós não ligaremos nossos ALR-94."… BOM E SE LIGARAM? o SPECTRA é mais novo que o sistema do F-22, no sentido amplo da palavra… e isso daria muitas chances ao Rafale… Penso que este vídeo "surgiu" para calar a matraca de alguns, algumas revistas… que disseram que o F-22 saiu ileso… a verdade aparece, cedo ou tarde…

  30. Eu acho que o Su-35 tem outras qualidades até mesmo porque é de outra classe mas em combate aéreo estaria em desvantagem o Rafale tem melhor taxa de giro, rolamento, subida e provavelmente puxa mais Gs. Os ingredientes para um bom dogfight o Rafale tem de sobra um, esse é adversário difícil para qualquer um.

  31. ??? quem garante Gio?? olha, certamente as chances são menores, mas dizer que não chegam perto? o F-22 tem sistemas certo, sofisticados at´pe além do seu tempo, e este sempre foi um problema de disponibilidade dele, ora, nem sempre tudo funciona como deveria… aliás, para combates aereos desenrolarem em DF não precisa muito não…
    Acreditar que um F-22 sobrepujaria um Rafale é natural, até pq um custa 5x mais que o outro! agora negar a possibilidade? poxa, então o mundo todo deveria ter pelo menos 1 F-22 "made-home" em seu "inventário"… mas o fato é que o F-22 foi cancelado em sua produção… ou seja, se ele fosse "garantido" como vcs colocam, seria uma paradoxo descomunal encerrar sua produção…

  32. só isso? e as desculpas? estou esperando! rsrsrs ora JPC3, tu é o campeão de acusar os outros de falarem sem "conhecimento"… morda a lingua com força agora!"

  33. pena que não foi o que aconteceu… sabe pq? pq seria um combate aproximado, com regras para WVR… que mania de quererem mudar "o jogo"?!

  34. è só observar a velocidade da manobras do Rafale nas demonstrações aereas que ele leva o "kikito de ouro" sempre… o Rafale manobra bem em altas e baixas velocidades… aliás, para ninguém botar defeito…
    Mas Carl, muitos vão dormir cedo hoje, lugar quente que é uma caminha… entende?! rsrsrsrs

  35. Cara você sabe muito bem que o Raptor venceu mais vezes, não é esse videozinho que vai provar que o Rafale é melhor. O Raptor está uma geração na frente do Rafale e você não pode mudar isso! Os própios francese admitem que o Rafale perdeu para o F-22, não adianta chorar.

  36. Eu nunca disse que o Rafale não poderia vencer um Raptor em dogfight, o que eu disse é que o Raptor venceu mais vezes. Fato que foi confirmado pelos franceses. Não adianta seus argumentos de fanboy não conevncem ninguém.

  37. Mas não é superior ao Raptor, mas que sim, ele pode sobrepujar, volta e meia o F-22… este é um fato, e fato são fatos… aliás, situações como esta determinaram o cancelamento de produção do F-22, na minha visão, ou seja, ele não vale por 2x caças como o Rafale, mas custa 5x mais para se produzir e se operar! mesmo se comparar ao F-15 ele fica devendo no balanço custo-benefício… certamente que poderá ter seu uso… mas pelo andar da carruagem, provavelmente será um caça que nunca combaterá… pois, o que sempre se escuta é: "não tem necessidade de usar o Raptor"… e assim ele vai levando a vida, voando para dar problema no Obogs e deixar os pilotos na insegurança… que usem o jato de uma vez… ah esquecei, ele ainda não pode lançar bombas inteligentes com mesma precisão de um Falcon B50 ou SH e F-15SE… pena… 🙂

  38. he he JPC3, vai para cama.. lá é lugar quentinho… vai chorar lá… e sonha com o F-22 tentando escapar… desesperadamente… mas que a cada passagem fica mais "peru na mira", depois vem "fox,.. fox2"… nesta distância um mica com seus super senso IR não perde chance! nem adianta flare… como dizia uma música do Celso Blues Boy… "agora sofre! sofre!…"

  39. Ops, o comentário foi postado antes da hora, hehehe!!

    Mas também não inventaram nada imbatível até hoje, é dificil pegar o F22 creio que seja um osso duro de roer, mas também não é nada impossível, com táticas corretas porque não!!!

    Se não fosse possível, como se explica os treinamentos intensos entre o F22 e o T38, segundo relatos na net, no Dogfight os T38 dão um suador danado nos pilotos de F22, por serem pequenos e ágeis são difíceis de engajar.

    Ou será outra lenda da net, rssss!!!

  40. não desconversa… todas aí tavam falando que o F-22 levou o mínimo de 1 ponto para casa (alusão ao campeonato brasileiro, onde o empate dá um pontinho) e que nunca perdeu ponto… pelo visto a conversa foi fiada… e estas imagens/vide surgem para calar alguns "meios de comunicação"… que só fazem tentar puxar o tapete do Rafale… e tem gente que cai! foi assim na India e assim será em qualquer "terreno" que o rafale ouse desafiar os grandes da Indústria mundial… engraçado que nos EAU, onde teriam se testado SH e avaliado o Typhoon, depois da reclamação de preço do Rafale pelos Emires… é que o Rafale não foi descartado! os Emires ainda querem o Rafale! pq será??? algo eles sabem… e vc JPC3 não sabe nada?

  41. O que me importa se o Raptor perdeu um dogfight?

    Mas para um leigo fã como você isso é tudo, não adianta o rafle é da geração passada. Só pq botou o Raptor na mira não significa nada até um T-38 já fez isso. Ninguém disse que caças Stealth são invencíveis, mas com certeza essa noite você vai ter bons sonhos como de costume.

  42. E depois dos seus brilhantes argumentos sobre caçs russos a sua opinião não vale muito, já que quase tudo que você escreve são achismos infundados. O Raptor continua sendo muito superior ao Rafale não adianta chorar.

  43. E se o Rafale for um caça bem sucedido qual o problema?

    De um jeito ou de outro ele não é caça mais capaz do mundo, não é você com seu conhecimento de internet que vai mudar isso.

  44. Pera, pera, o Rafale não conseguiu travar o Raptor nem por mais de 02 seg senão me engano e já tão aí tudo quase tendo um ataque?

    Galera, não sou de comentar aqui só vejo as notícias e leio os comentários, mas esse tive que ate criar conta kkkkk

    Se for olhar bem, na hora que o piloto francês trava o Raptor muito brevemente, o mesmo já sai da "mira", logo um míssil não acertaria o Raptor. Sou apenas um entusiasta da aviação de caça, jogo diversos simuladores dos mesmos e do jeito que tão considerando Kill ja fui abatido até por Mig-21.

    Outra coisa, isso na vida real dificilmente aconteceria e um piloto de Raptor não é tão tonto a ponto de deixar outro caça chegar tão próximo assim ( num combate real).

    E outra, ótimo piloto francês e caça também. São caças com funções diferentes para cenários diferentes.

    F22 não é o melhor do mundo, é o melhor na sua função. Quem sabe amanhã surja outro melhor, mas por enquanto o vídeo só nos mostra que nada é impossível…entretanto não acredito que houve tempo de travamento de modo que permitisse um tiro certeiro

    []'s

  45. "ele não vale por 2x caças como o Rafale"

    Sim, para quem não tem o mínimo de conhecimento sobre radares e sistemas Elint esse até é um argumento válido. Seu problema é que você fala sobre coisas sobre as quais não tem o menor conhecimento. Ainda bem que você admite que isso é só na sua visão.

  46. "ele pode sobrepujar, volta e meia o F-22"

    E quantas vezes o Raptor sobrepujou os Eurocanards? É mais uma vez você falando sobre o que não sabe.
    fique feliz com esse vídeo, ele é bem mais importante para você do que para mim.

  47. HMS,
    O Rafale travou 2 (duas) vezes, foi tempo suficiente para o Mica ou talvez até o canhão.

  48. Uhum, o piloto francês também mandou muito bem, pode ser F22 ou um cruzador espacial ahahah, se não tiver piloto de nada adianta.

  49. A ética militar normalmente NÃO permite este tipo de vazamento de exercícios.
    Apesar de todos os boatos nas Cruzex no Brasil nunca há confirmações oficiais dos supostos resultados dos duelos nos exercícios e fica tudo no disse-me-disse…

    Na minha opinião este leak aqui aconteceu, por parte dos franceses, simplesmente porque os YANKEES pisaram na bola ao darem RECIBO OFICIAL aos boatos que se seguiram aos já famosos exercícios ATLC nos EAU em 2009.

    Ao invés de deixarem rolar, um oficial americano CONFIRMOU OFICIALMENTE que houvera a tal derrota especulada do F-22 para o Rafale mas justificou o fato acontecido INVENTANDO a desculpa que o F-22 só teria sido derrotado porque estava equipado com os tanques externos durante o engajamento…

    Aí foram os franceses se indignaram e vazaram propositalmente a filmagem do OSF do duelo, como um merecido CALABOCA no bocudo yankee…

    Touché !!! Raptor…

  50. Esse vídeo é um filme de terror para alguns, mas eu to adorando kkkkkkkkk

  51. caramba ainda bem que perguntei se eu tivesse afirmado… é como Sócrates disse um dia "tudo que sei é que nada sei" kkkkkkkk

  52. A cada dia o mítico F22 se torna um vetor mais comum… evidenciando pq foi cancelado…

    Foi lançado prometendo desempenho de star wars, com a furtividade de um dissimulador klingon…

    Na vida real, em exercícios por enquanto já foi abatido por Rafale e Typhon… acumula uma série de problemas… tem medo de sair do hangar ao mesmo tempo que seus pilotos temem voar nele…. é tão caro que o risco de perda em combate aliado ao seu custo operacional é maior do que a vantagem que apregoa ter… na prática foi desacreditado por sua própria FA que prefere investir no upgrade de outros vetores, diga-se F15, F16…

    Fico imaginando se ele fosse a Le Bourget e o Su35 também o engajasse…

    Até os fanboys já estão amolecendo e admitindo suas limitações….

    Tanto dinheiro jogado fora… é de fato o Concorde da aviação militar…

  53. Rodrigo DS

    "Então nossos F5EM estão bem na fita, Rafale abate F22, F5EM abate Rafale, então temos o melhor vetor do mundo, rsrsrsrsrs!!!!! "

    Guardadas as devidas proporções, os F-5 são aviões muito usados no treinamento e formação de pilotos de tijolão e outros também.
    Eu sei que nessa o Rafale fez voar pena pra todo lado do F-22.

  54. Este é aquele famoso exerício de 2009 quando os franceses ainda tinha esperança de vender o Rafale para o EAU e mostrou foto IR do F22 até em vôo de formação 😀 😀 😀 😀

    A esta distância o F22 certamente é visível ao radar, se brincar acho que até o do Mirage III.

    O que mais chamou a atenção são o RELEASE STICK, RECOVER e TOO SLOW que aparecem diversas vezes, no centro do HUD, o avião estava muito perto do seu limite de manobra.

    Lembrem que o F22 também estava com os tanques sub-alares, sem eles o F22 ia sumir de vista já que o Rafale estava perto do seu limite.

    Não conheço bem a aviônica francesa que tem um padrão diferente da americana, mas o indicador de velocidade é aquele que aparece cercado por pontinhos ?

    Se for 90kt é muito alto para o combate moderno, por exemplo o SH mantém capacidade full AOA, senão me engano bem já vi em torno de 80km/h!.

    Mais o HMD e mísseis all-aspect e este papinho de Euro-Canard superior a isto e aquilo cai por terra…

    Vejam os vídeos, MAS LEIAM o que eles mostram..

  55. Não chegam, por uma simples razão. Guerra Centrada em Rede. O inimigo seria abatido a 80 km de distância…
    Outra coisa, o Raptor tem um canhão justamente para situações como esta. Na moderna guerra aérea é difícil um combate mano-a-mano? Sim! Mas não impossível!

  56. Insuficientes? Os pilotos israelenses sempre dizem: Basta dois segundos no alvo e ele já era!!!

  57. Grande Rodrigo! Perfeito! Nota-se claramente que as informações projetadas no HUD mostram que o Rafa estava no limite…hehehe…

  58. A realidade dos fatos:__O piloto francês mostra incrível dificuldade para seguir o Raptor. Não é à toa que estava bufando o tempo too durante o exercício.__Os momentos em que o F-22 esteve teoricamente na mira do Rafale eram absolutamente insuficientes para permitir o disparo do canhão ou mesmo uma solução de tiro para o MICA: FATO!__Quando ele diz "FOX 2" o F-22 nem sequer estava mais na alça de mira. Provável resultado: MICA disparado, teria se perdido e caído nas areias do deserto.__VIDA REAL

  59. Bom video. 🙂

    É bom lembrar que o Iron Eagle de 2009 eram combates do tipo "dogfight".

    O piloto afirmou Fox2 uma vez. Mas não ouvi nenhum alarme sonoro ou visual no momento do tiro. Então, sei nao. hehehehe

    Por outro lado, é elogiável o esforço( e põe esforço nisso) do piloto em sem manter às 6 horas do Raptor. Se o Rafale tivesse um conjunto HMD+P.5 ou AIM-9X teria realmente engajado o F-22.

    No mais, é bom lembrar que o F-22 já foi derrubado por Growler e Typhoon também. Mas todos os casos dentro de um cenário que em tese nem deve existir, que é o combate aproximado. A especialidade do Raptor é acabar com o combate antes que ele começe. 😉

    []'s

    • Nick, presta atenção… "fox.. fox2" ou seja o "fox" seria o "one"… o alarme pode ser audível apenas pelo piloto (sem retorno). Sobre combate aproximado… bom o Rafale pode plotar as tubeiras e até mesmo a assinatura IR do F-22 como um todo dentro de 40km, ou seja, o Mica é vetorado pelo OSF, e falo do Mica IR, quer dizer, em tese, como vc postou, o F-22 pode ser derrubado além do alcance visual… que seria na faixa de 7km… lembrando que 99% dos combates BVR "de sucesso" foram na casa dos 25/30km…

  60. Bom video. 🙂

    É bom lembrar que o Iron Eagle de 2009 eram combates do tipo "dogfight".

    O piloto afirmou Fox2 uma vez. Mas não ouvi nenhum alarme sonoro ou visual no momento do tiro. Então, sei nao. hehehehe

    Por outro lado, é elogiável o esforço( e põe esforço nisso) do piloto em sem manter às 6 horas do Raptor. Se o Rafale tivesse um conjunto HMD+P.5 ou AIM-9X teria realmente engajado o F-22.

    No mais, é bom lembrar que o F-22 já foi derrubado por Growler e Typhoon também. Mas todos os casos dentro de um cenário que em tese nem deve existir, que é o combate aproximado. A especialidade do Raptor é acabar com o combate antes que ele começe. 😉

    []'s

  61. Edson_

    O Raptor, entre outras coisas, foi mais uma "vítima" do fim da guerra fria… Não ha como justificar ao contribuinte americano investir bilhões em uma máquina que se julga desnecessária… Os upgrades em F-15, F-16 e outros encontram justificativa nisso também. É menos caro e mais fácil de se fazer engolir para o americano comum…

    Por fim, uma coisa são os combates simulados. E a curta distância, tudo é possível… Outra bem diferente são os combates reais, que irão se iniciar a longa/média distância. E é para isso que o Raptor foi projetado; para se colocar em posição de ataque antes que a geração 4.5 sequer possa localiza-lo…

  62. "pode" sabe o significado desta palavra??? vá fazer interpretação de texto JPC…

  63. é? "perdeu"? acho que os franceses foram "gentlemans"… mas os americanos não… o que aconteceu é que, para calara a boca da revista que "dilvulgou" os resultados, "vazou" esta delícia de vídeo… um verdadeiro "puxa Gs" dos anos 80! 🙂 pena que o F-22 foi a vítima! rsrsrs

  64. "leigo fã"… é, partir para adjetivos, quando não se tem mais argumentos… te larguei rapaz! esta foi a melhor da noite! sim, quem aqui não é quase um "leigo Fã" de aviação de combate??? nunca vi um piloto de F-22 ou Rafale dando conversa por nenhum blog brasileiro…

  65. JPC, esta tua afã de desfazer os teus debatedores com pretensa "superioridade" intelectual tá ficando ridícula… mais uma vez… te acalma guri! debata coma argumentos e não com adjetivos que tentem te colocar numa posição de "superioridade", coisa que não tens sobre ninguém aqui! diria eu até o contrário, pois quem parece ser um fã-boy de internet, aqui neste blog, és tu!

  66. Francisco AMX,

    O AIM-120 C ( qualquer variante atual ) vai a bem mais que esses 40km. De modo que de nada adiantaria localizar a assinatura infravermelha do Raptor a 40km, pois teoricamente o Rafale seria engajado antes disso… Teria alguma valia se o Raptor não fosse capaz de localizar o Rafale a grande distância, mas o fato é que ele é capaz de faze-lo com seu radar AESA LPI ( com consideráveis chances de iluminar o caça francês sem que esse saiba que está sendo localizado )…E pouco importa se o míssil não acertar. O piloto do Rafale não vai pagar pra ver; nenhum piloto de fato iria… E a ideia sempre é lançar antes para quebrar o ataque inimigo antes de qualquer coisa… Nesse cenário, o BVR, o Raptor tem indiscutivelmente chances superiores… Uma vez o AIM-120D operacional, não haverá adversário plausível para o Raptor na geração 4.5, pois este poderá utilizar o máximo de suas capacidades…

  67. "…O Raptor, entre outras coisas, foi mais uma "vítima" do fim da guerra fria…"

    Perfeita definição complementar _RR_

    Quanto aos combates DF ou BVR certamente os vetores 5G ainda levam teórica vantagem… mesmo assim, tal vantagem vem sido corroída dia a dia…

    Abç;

  68. Caro Chicão,

    Nesse caso, acreditdo que estejas presumindo isso. Se é uma gravação onde dá para ouvir tudo, com certeza ouviríamos o alarme sonoro. Sobre os 40km de alcance do conjunto MICA+OSF, não duvido não. Mas é no limite, eu não apostaria 100% em um acerto. O Raptor por outro lado, já teria lançado seus AIM-120 à 4x essa distância. E engajaria o Rafale somente SE considerasse o cenário favorável, por exemplo em altas velocidades e altitude, onde o poder dos motores F-119 fariam a diferença. Em baixa e médias altitudes e em curta distância eu diria que o Rafale teria chances… 🙂

    Aliás isso lembraria muito um combate entre um peso-pesado de grande envergadura, contra um peso-médio ligeiro. hehehehe Quando a brincadeira cansasse, o grandão sairia do raio de ação do menor e mandaria seus golpes sem dar chances de contra-golpe para o menor. 😉

    []'s

  69. Com base nesse vídeo, mesmo o F-35 com aquele motorzão, seria uma presa fácil para o Rafale no mano-a-mano???

  70. Então leia mais sobre o Mica IR e sua capacidade de travamento, que está linkada à sua capacidade de manobra (com TVC), e, em parte é por isso que a ADL/Marine não estão muito preocupadas com o HMD, que é um equipamento problemático e de aplicação ainda carente de doutrina prática… fosse o HMD algo "garantido", estariam presente em 100% da "frota" americana… mesmo os NVG são de uso restrito e tem treinamento complexo e caro para capacitar o piloto…
    Sobre o combate, amigo, em 2 situações, pelo menos, o F-22 cruza o colimador do canhão do Rafale…
    Tem gente aí falando que o raptor está com tanques subalares… besteira, tem que ter muita imaginação para enxergar tanques no F-22, observem a partir de 4:10, fica nítido que o F-22 está mais liso que muçum de açude!

  71. pois é Nick, tua metáfora de MMA só não leva em consideração que quem sempre cansa primeiro é o "grandão"… 🙂
    sobre minha presunção, o que fica claro, no vídeo, e vejo que os militares ali não estão brincando, são os 2 foxes falados, "certamente" com o aval da cabeça IR do mica… quem presume que isso não aconteceu são só os céticos de sempre… rsrssrs

  72. certamente, se der chance de um DF o Rafale, na minha opinião só teria um adversário, hoje, o F-22 e o Typhoon, nestes parâmetros de velocidade/altitude, que penso ser o mais próximo da realidade.

  73. RR, mas as regras de fato não permitem que se lancem de distãncias maiores… foi assim na última guerra do golfo, onde já existia o AMRAM! o amigo se engana ao achar que sempre os pilotos "não vão pagar para ver em BVR" isso é relativo, o Rafale com com um sistema de sobrevivência sem par hoje, pois o F-35 ainda não está operacional, entre um "plot" do AMRAM no Rafale e um kill, existe muita diferença! ainda mais acima dos 40km! lembrando que um piloto não pode abandonar sempre um combate, principalmente se este for em ãmbito defensivo… seria como desertar! vai voltar para a base e ser destruído em terra??? penso que ainda os BVRs vão reinar na casa dos 25/30km por um bom tempo!

  74. Tem muita gente digitando KKK vou digitar buá buá buá, que choradeira terrível, resignem-se, aceitem a superioridade do Rafale, fato é fato .

  75. HMS, volte para realidade bro! rsrsrs
    reveja o video sem ressentimentos, coloque tela cheia para que simule um HUD na sua frente… depois escute fox, fox2, se o sensor do Mica ou de qualquer AIM-9 acima do L não travarem a tubeira de um potente F-22, nesta distância, eu "peço demissão!"
    Mas para te deixar contente, se eu fosse um piloto, ainda em terra, e me dissessem para escolher qual caça decolar, escolheria o F-22 pelo conjunto da obra… mas iria com o C… na mão também… entendeu?!
    Ah, amigo, hoje não é mais como no filme TopGun! que o míssil precisa de 1 minuto para travar… deu o click e já era! o sistema como um todo quase que acompanha o sensor em velocidade… um sequer IR moderno está sempre enxergando seu alvo, o delay existia pelo processamento… hoje não é mais assim… até no F-5 a coisa melhorou muito, mesmo com mísseis defasados…

  76. mas se fosse um combate de verdade, o piloto do F-22 já teria desmaiado por falta de ar!!!!!

  77. Pessoal,

    Um combate a curta distância tão e somente prova que o caça é manobrável e nada mais…

    Vale lembrar que um combate aéreo se inicia muito antes, a grandes distâncias. E assim sendo, conta-se muito mais que a mera capacidade de manobra. Ter um equipamento eletrônico superior, com mísseis superiores, operando em rede e com um verdadeiro piloto na cabine é o que conta nos dias de hoje…

    Esse mesmo cenário hoje presente já era delineado anos atrás, mesmo antes do conceito stealth ser de conhecimento geral… Ora pois, caças F-4, nas mãos de competentes pilotos israelenses, lograram taxas de acerto superiores a seus pares árabes, equipados com aeronaves bem mais manobráveis; o mesmo podendo ser dito de americanos frente a suas contrapartes vietnamitas… E diante de Mig-21, Mig-17 e Mig-19, o F-4 é sabidamente bem menos manobrável… Um outro exemplo, talvez mais dramático e mais próximo do que quero dizer, seria dado pelos F-14 iranianos, que lograram defender seu país contra aeronaves russas e francesas sabidamente mais manobráveis, sem sofrer qualquer perda, fazendo uso da combinação de um poderoso radar ( AWG-9 ) com um míssil verdadeiramente letal ( AIM-54 ) e tendo características de manobra que sabe-se serem, na melhor da hipóteses, descritas como razoáveis… Em todos os exemplos acima, vemos o equipamento eletronicamente superior, nas mãos de pilotos bem treinados, superando aquilo que seria um equipamento mais manobrável e que ( teoricamente ) deveria ter alguma chance de vitória em qualquer caso… Contudo, como a história demonstra, os únicos casos nos quais o equipamento mais manobrável se revelou uma ameaça, foi quando a distância encurtou ao ponto do dogfight. Daí que, como ficou demonstrado em conflitos posteriores a Desert Storm, a oportunidade de um dogfight vem se tornando cada vez mais rara, com o combate tendendo a ser definido ( ou no mínimo iniciado ) na média distância. E essa é uma tendência que tem se seguido ao longo dos últimos 20 anos e não dá sinais de que será o oposto ( não fosse assim, não se investiria tanto em mísseis de alcance extra longo como o METEOR e AIM-120D )…

  78. Não vou "polemizar" contigo, mas quem deveria "ler melhor" afinal?? principalmente as imagens, pois se o F-22 tiver carregando 2 tanques subalares nas imagens que eu vejo, neste momento, em tela cheia, eu "peço demissão"… quem falou que o F-22 estava com tanques subalares foi um oficial americano, mas reveja o vídeo e perceba que o F-22 está lisinho! a partir de 4:10 fica muito claro! e neste ponto um moderno canhão como o do Rafale partiria o F-22 ao meio!… se tu observar bem perceberá que o Rafale até parece perder o F-22, porém, com todos os seus sensores (opticos e não opticos) espalhados pelo avião, o piloto francês pode manter a situacional sob controle, buscando o F-22 para suas 12 hs… este conceito os americanos parecem ter aprimorado com o F-35… mas o F-22 não tem isso, o piloto do F-22, em termos de sensoriamento é altamente dependente do radar, que pouco adianta nesta situação de DF…

  79. Bom, depois de todo o chororô, fica a lição:

    1 – Rafale não é submotorizado
    2 – F-22 não é invencível
    3 – Rafale é o calcanhar de aquiles da America e dos Ingleses
    4 – O sistema de controle situacional do Rafale é algo sem par (será o do F-35 mais capaz?)

    o resto? chororô… 🙂

  80. Ah RR, não me venha com "Xurumelas!" rsrsrs o Rafale nesta papou o F-22 e isso prova que em circunstâncias determinadas o F-22 pode virar vítima, e é disso que se fala, da capacidade de um vetor como Rafale, que custa 5x menos (atirando baixo) para se conceber e produzir, e a mesma soma para se manutenir, pode lograr sobre tal adversário! ou seja, dependendo da situação o F-22 não tem escapatória, como qualquer outro vetor moderno sofreria frente ao seu par/inimigo de mesma "atualidade"…
    engraçado que aqui tem muita gente que acredita em F-5 abatendo Rafale, mas o F-22??? como ousam!?
    amigo, um F-5 abater um rafale seria como um soldado armado com um 38 lograsse êxito sobre um com um M-4 e mais uma desert Eagle na cintura… já um Rafale abater um F-22 eu diria que seria um soldado com uma Uzi abatendo um inimigo com um FNSCAR… 🙂

  81. e o que isso prova? o combate se "envelopou tanto" que as velocidades cairam para patamares baixos, para os 2 aviões… cade os tanques do F-22? achou? é brabo viu..

  82. RR, amigo, se a mais treinada força que contava com o F-14+AIM-54 nunca consegui um kill com o dito míssil o amigo acredita no papo iraniano?

    "O Phoenix míssil viu de combate début em 06 de janeiro de 1999, durante a Operação Southern Watch. A VF-213 F-14D disparou dois mísseis Phoenix em alvos não identificados na faixa máxima, mas sem sucessos foram marcados. Em setembro de 1999, um VF-2 Tomcat disparou um Phoenix em dois alvos, mas novamente sem sucessos foram alcançados. Isso deixa o famoso AIM-54 Phoenix sem kills de combate, uma vez que o AIM-54 Phoenix foi aposentado Marinha dos EUA serviço em 30 de setembro de 2004, seguido pelos F-14 Tomcats próprios em 22 de setembro de 2006. Eles foram substituídos por faixa mais curtos AIM-120 AMRAAM , empregado no F/A-18E/F Super Hornet . Tanto o F-14 Tomcat e AIM-54 Phoenix míssil continuar a serviço da República Islâmica do Irã Força Aérea , embora a capacidade operacional desses aviões e os mísseis são questionáveis."

    um Phoenix (um Falcon por natureza) derrubar um Mig-27/21/su-24 em combates estilo DF, num céu repleto de amigos e inimigos e o F-14 sem IFF? sinceramente RR, depois tu nãoacredita que o Rafale abateu o F-22 num BVR? é mais fácil acreditar em iraniano e seu mockups danados? rsrsrsrs abraço!

  83. Francisco AMX,

    Creio que piloto algum arriscaria sua máquina e os milhões de dólares que ela custou simplesmente encarando um ataque de frente… Mesmo porque, sempre existem alternativas, caso não seja possível um confronto BVR. Por exemplo: não raro, durante o Yom Kippur, caças sírios atraiam os caças israelenses para armadilhas com seus SAMs. Táticas utilizando algumas aeronaves como iscas para outras que faziam o papel de "matadoras" também é algo factível, desde que se tenha alguma inteligência sobre o inimigo, o que é algo difícil tendo que encarar o Raptor e a USAF… Um outro exemplo é a reação iraquiana na primeira Guerra do Golfo, arriscando somente combates pontuais, sem desafiar diretamente o poderio massivo da coalizão… Enfim… Vale lembrar também que o AIM-120 evoluiu bastante desde então. De um míssil que ( salvo engano ) mal chegava aos 50 km, hoje estão em operação versões que ultrapassam os 75km ( o AIM-120D está previsto para ter cerca de 150km ou mais de alcance )…

    Ademais, o míssil não é o todo. Ele é uma parte apenas… Quem possuir os meios de detecção mais eficazes e puder passar incólume pelo sistema adversário, terá a chance de formular a melhor estratégia e aplicar corretamente suas melhores táticas para lograr êxito no combate. Mesmo tendo que encurtar a distância até os 25/30km que o amigo sugeriu, ainda assim o meio menos detectável e com o melhor equipamento de detecção estaria em vantagem, pois poderia manobrar de forma a colocar-se em posição mais vantajosa primeiro…

  84. Wolf, quase ninguém discorda do Rafale ser o melhor vetor dos 3. A questão é se ele é o melhor para as nossas condições, que são limitadíssimas, visto o alto custo de aquisição e hora de vôo. Será que com a aquisição dele nós não teríamos um excelente "caça de solo"? Pois voar que é bom, com a verba da FAB, certamente, ele não voaria.

  85. Francisco AMX,

    Eu não disse o contrário… A curta distância, todo gato é pardo! Pouco importa se é um Mig-21, um Rafale, Su-30 ou F-22! A questão que eu quero expor é: o combate de verdade começa antes de se chegar ao dogfight! E o problema sempre será como encurtar a distância.

  86. A "verba" da FAB é igual a da ADL e a IAF… se computarmos 10 anos… perigo dar mais ainda…

  87. Na boa, eu acredito que o F-22, vs Rafale ou SU-30MKI com sensores IR modernos, seria detectado antes de 60km… e já nos 40 poderia ser atacado… ou seja, dentro do range provável do combate BVR, porém, mesmo aí o F-22 teria sua supremacia teórica.

  88. RR, citar o Yom Kippur sem levar em conta o restrito espaço e a natureza da guerra não dá… quem eram os atacantes afinal?

  89. Francisco AMX,

    Os Tomcats iranianos possuíam/possuem um sistema de interrogador IFF designado APX-81-ME-1, que, salvo engano, era capaz de rastrear apenas emissões soviéticas nessa versão iraniana… Essa informação está contida, sem bem me lembro, na revista ASAS nº18, que trás uma boa reportagem acerca do assunto.

    Quanto as vitórias iranianas… O acig ( talvez a fonte mais confiável acerca do assunto ) trás uma lista.
    http://www.acig.info/CMS/index.php?option=com_con

  90. Francisco AMX,

    Os Tomcats iranianos possuíam/possuem um sistema de interrogador IFF designado APX-81-ME-1, que, salvo engano, era capaz de rastrear apenas emissões soviéticas nessa versão iraniana… Essa informação está contida, sem bem me lembro, na revista ASAS nº18, que trás uma boa reportagem acerca do assunto.

    Quanto as vitórias iranianas… O acig ( talvez a fonte mais confiável acerca do assunto ) trás uma lista.
    http://www.acig.info/CMS/index.php?option=com_con

  91. Francisco AMX,

    Os Tomcats iranianos possuíam/possuem um sistema de interrogador IFF designado APX-81-ME-1, que, salvo engano, era capaz de rastrear apenas emissões soviéticas nessa versão iraniana… Essa informação está contida, sem bem me lembro, na revista ASAS nº18, que trás uma boa reportagem acerca do assunto.

    Quanto as vitórias iranianas… O acig ( talvez a fonte mais confiável acerca do assunto ) trás uma lista.
    http://www.acig.info/CMS/index.php?option=com_con

  92. Francisco AMX,

    Os Tomcats iranianos possuíam/possuem um sistema de interrogador IFF designado APX-81-ME-1, que, salvo engano, era capaz de rastrear apenas emissões soviéticas nessa versão iraniana… Essa informação está contida, sem bem me lembro, na revista ASAS nº18, que trás uma boa reportagem acerca do assunto.

    Quanto as vitórias iranianas… O acig ( talvez a fonte mais confiável acerca do assunto ) trás uma lista.
    http://www.acig.info/CMS/index.php?option=com_con

  93. Francisco AMX,

    Os Tomcats iranianos possuíam/possuem um sistema de interrogador IFF designado APX-81-ME-1, que, salvo engano, era capaz de rastrear apenas emissões soviéticas nessa versão iraniana… Essa informação está contida, sem bem me lembro, na revista ASAS nº18, que trás uma boa reportagem acerca do assunto.

    Quanto as vitórias iranianas… O acig ( talvez a fonte mais confiável acerca do assunto ) trás uma lista.
    http://www.acig.info/CMS/index.php?option=com_con

  94. Francisco AMX,

    Os Tomcats iranianos possuíam/possuem um sistema de interrogador IFF designado APX-81-ME-1, que, salvo engano, era capaz de rastrear apenas emissões soviéticas nessa versão iraniana… Essa informação está contida, sem bem me lembro, na revista ASAS nº18, que trás uma boa reportagem acerca do assunto.

    Quanto as vitórias iranianas… O acig ( talvez a fonte mais confiável acerca do assunto ) trás uma lista.
    http://www.acig.info/CMS/index.php?option=com_con

  95. Francisco AMX,

    Os Tomcats iranianos possuíam/possuem um sistema de interrogador IFF designado APX-81-ME-1, que, salvo engano, era capaz de rastrear apenas emissões soviéticas nessa versão iraniana… Essa informação está contida, sem bem me lembro, na revista ASAS nº18, que trás uma boa reportagem acerca do assunto.

    Quanto as vitórias iranianas… O acig ( talvez a fonte mais confiável acerca do assunto ) trás uma lista.
    http://www.acig.info/CMS/index.php?option=com_con

  96. Francisco AMX,

    Os Tomcats iranianos possuíam/possuem um sistema de interrogador IFF designado APX-81-ME-1, que, salvo engano, era capaz de rastrear apenas emissões soviéticas nessa versão iraniana… Essa informação está contida, sem bem me lembro, na revista ASAS nº18, que trás uma boa reportagem acerca do assunto.

    Quanto as vitórias iranianas… O acig ( talvez a fonte mais confiável acerca do assunto ) trás uma lista.
    http://www.acig.info/CMS/index.php?option=com_con

  97. Francisco AMX,

    Os Tomcats iranianos possuíam/possuem um sistema de interrogador IFF designado APX-81-ME-1, que, salvo engano, era capaz de rastrear apenas emissões soviéticas nessa versão iraniana… Essa informação está contida, sem bem me lembro, na revista ASAS nº18, que trás uma boa reportagem acerca do assunto.

    Quanto as vitórias iranianas… O acig ( talvez a fonte mais confiável acerca do assunto ) trás uma lista.
    http://www.acig.info/CMS/index.php?option=com_con

  98. Francisco AMX,

    Os Tomcats iranianos possuíam/possuem um sistema de interrogador IFF designado APX-81-ME-1, que, salvo engano, era capaz de rastrear apenas emissões soviéticas nessa versão iraniana… Essa informação está contida, sem bem me lembro, na revista ASAS nº18, que trás uma boa reportagem acerca do assunto.

    Quanto as vitórias iranianas… O acig ( talvez a fonte mais confiável acerca do assunto ) trás uma lista.
    http://www.acig.info/CMS/index.php?option=com_con

  99. Francisco AMX,

    Os Tomcats iranianos possuíam/possuem um sistema de interrogador IFF designado APX-81-ME-1, que, salvo engano, era capaz de rastrear apenas emissões soviéticas nessa versão iraniana… Essa informação está contida, sem bem me lembro, na revista ASAS nº18, que trás uma boa reportagem acerca do assunto.

    Quanto as vitórias iranianas… O acig ( talvez a fonte mais confiável acerca do assunto ) trás uma lista.
    http://www.acig.info/CMS/index.php?option=com_con

  100. Se contabilizar grosseiramente pode até ser. o problema é que não só averba da FAB, mas a das forças armadas nacionais são absurdamente comprometidas com despesas de pessoal sobrando muito pouco para investimento e operação, de fato.

  101. Que argumentos você quer? tu sabe muito bem que o Raptor está anos na frente do Rafale, não é um engajamento de poucos segundos que vai mudar isso. você nem sabe se foi culpa do piloto ou do avião. Suas trentativas de provar a superioridade do Rafale não se sustentam pq você não tem informação suficiente.
    E quem começou com as provocações infantis foi você mesmo.

    E mesmo eu não sendo dono da verdade tenho certeza que você não tem conhecimento sobre SAMs e radares para afirmar se o Raptor é bom ou ruim.

  102. E qual o problema do F-22 ter sido vítima?

    Por acaso você tem os outros resultados dos exercícios onde o Rafale foi a vítima? Como eu digo, não fale sobre o que não sabe.

  103. "não fale sobre o que não sabe."

    mas eu faço isso, tu é que não te olha no espelho, guri… vê se cresce rapaz e para de desmerecer o conhecimento alheio, sabia que o pior interlocutor é aquele que se acha mais conhecedor do assunto e ainda fica falando estas aos 4 ventos? sei que não, por isso te expõe ao ridiculo…

  104. cara, denovo? vai continuar com esta chatice? tá bom JPC3 só vc entende do riscado, deve ter até um link com a Cia e o Assange… o resto aqui é desinformado e ignorante! parabéns guri! aquino sul temo um adjetivo bem aplicável a guri como tu… mas vou me abster… quem entende sabe do que falo!

  105. Também sou do sul. E mesmo assim digho que voCê fala sobre o que não sabe como se fosse um expert.
    Na boa depois dos seus comentarios sobre aviões russos eu vi que você não entende nada sobre aviação militar.

    Um engajamento não prova nada, quero ver você ir no PA e sustentar as suas teses. Acho que guri é você pois não prova na apenas idolatra o rafale como se fosse a maior maravilha do mundo. Pena que o mundo inteiro não concorda. Na verdade quem começa com a chatice do Rafale é sempre você, não se toca?
    Não ve que seus papinho é repetitivo e chato? Não existe fanboy maior do que você.

  106. que bom, então sabe bem o que eu falei… e não mesmo! chatisse quem traz é tu, que não sabe argumentar e só fica nesta: "você não sabe o que fala…" "você não tem conhecimento…" "você não prova nada…!"… por favor guri, quem prova o que aqui??? se "alguns" me veem como um fã do Rafale, pois bem, o sou, qual o problema? te incomoda eu defender o Rafale não é, te te mostrar verdades acerca do caça francês? veja como vira-lata é teu pensamento… ridículo… acho que tu já passou da idade, sai deste e deixe de ser moleque poh! eu vou fiar bem contente com o SH na FAB e a Boeing nos trazendo conhecimento… porém se der Rafale tu vai rasgar as calcinhas!!! esta é a minha diferença: sou fã de um produto bem concebido e moderno e tu é um bába que nem sabe pq o é! simples assim… quer ser americano? solicita cidadania! um greencard quem sabe, mas não venha torrar minha paciência com este papinho de "prova"… coisa chata!
    Sobre o "outro" blog, he eh, faz-me rir! aquele bando de vendidos para SAAB em troca de uns trocados e um banner? aqueles que chutaram seus comentaristas mais antigos e colaboradores, por não estarem alinhados aos seus "pensamentos" vendidos? qual teu nick lá? é discípulo do Sr. Lado Negro? ele merecia uns pupilos mais eficientes, não uns que só enchem a paciência… ou é cria dos editores de lá? he he faz me rir, sustentar algo naquele blogue? só se for um "acionista" da SAAB…

  107. e o que eu comentei sobre aviões russo mais precisamente que tanto te afetou? quebrou teus sonhos?

  108. Amigo Edson_

    Aí é que está… A vantagem, entre outros fatores, depende no cenário no qual se luta…

    Um F-22, por exemplo, invadindo um espaço aéreo fortemente defendido, com os defensores tendo toda a vantagem de controle de terra, estações de radar em terra, SAMs a seu favor e uma oposição de caça aguerrida e bem equipada com uma aeronave de geração 4.5, teria imensas dificuldades; provavelmente seria interceptado… Mas no um contra um, em igualdade de condições, as vantagens da quinta geração se fariam sentir… Ter uma aeronave de menor RCS, munida de melhores mísseis, com sistemas eletrônicos no estado da arte, faria muita diferença…

    Uma parte da guerra sempre é ganha pela informação, pela troca de dados em tempo rápido. Logo, quem tiver vantagem de inteligência sobre o inimigo, poderá controlar o rumo do combate ( desde que tenha o mínimo de equipamento para fazer uma oposição consistente ). Nesse aspecto em particular ( controle de informação ), o Rafale está devidamente preparado para atuar em rede e compartilhar informações. Ou seja, uma oposição com o Rafale é teoricamente viável, mas, no meu entender, ele precisaria estar encaixado no cenário acima descrito, com tudo o mais a seu favor…

    Enfim, são muitas variáveis a serem consideradas para medir a eficácia de um equipamento e sua devida utilização ( em que situação ele seria melhor utilizável )…

  109. Francisco AMX,

    Interpretemos da seguinte forma:

    Os israelenses, invadindo o espaço aéreo sírio, seriam os atacantes. E os sírios atuariam como defensores. Tencionando não se arriscar desnecessariamente em um combate individual ( sabendo que voavam um equipamento no geral inferior, e que estariam em total desvantagem nesse caso ), os sírios armavam armadilhas SAM para os caças de Israel, utilizando suas armas anti-aéreas como um complemento aos caças…

  110. carl94fn,

    Aí é que está… Ele não precisaria se aproximar a essa distância para lançar… Munido de um radar LPI, o F-22 poderia iluminar uma aeronave a grande distância sem que esta fosse alertada da presença do mesmo. E uma vez o míssil lançado, pode-se dizer que a missão está cumprida… O míssil não precisa acertar. Basta que ele cause uma imensa confusão ( e certamente causará ). Das duas é uma:

    – Se for uma força de ataque, seus caças precisarão manobrar para colocar-se fora da NEZ. Isso significa lançar suas cargas externas. Ou seja, fim de missão… E mesmo que não as lance, as manobras necessárias provavelmente irão aumentar o consumo de combustível ao ponto da aeronave adversária não poder chegar ao destino.

    – Se for uma patrulha adversária, no mínimo o míssil obrigará a uma quebra da formação, expondo os caças adversários e propiciando brechas para táticas de aproximação, para forçar o combate próximo ou no mínimo colocar o adversário dentro da NEZ de seus mísseis, com toda a vantagem tática para quem iniciou o combate. Isso, claro, se a formação adversária não for obrigada a bater em retirada diante da perda de vantagem tática e o consumo a mais de combustível…

  111. Excelente desempenho do piloto francês, e da máquina. O F-22 não conseguiu sair de cena, simplesmente. Tenho pena de não se perceber o início do combate, de como e o porquê do Rafale estar em posição de vantagem.

    F-22, Eurofighter e Rafale são realmente o top.

    É também precisamente por isto que os americanos fazem exercícios destes (em todos os ramos). Para aprenderem lições e corrigirem, e não têm receio de se exercitarem com forças aéreas dos quatro cantos do mundo. Há quem prefira ver ao contrário. Normalmente, no mundo real, acabam ficando do lado de quem perde.

  112. Mesmo assim travou no inimigo e não deixou escapar…

    E isso tudo só porque o radar dele não era nem AESA ainda em 2009… falar o quê, basta dar tempo ao tempo, as verdades sempre aparecem!!

  113. Senhores, tenho comigo que os modernos vetores americanos (Raptor, Lightning II, Super Hornet) são dependentes da doutrina de seus pilotos e a superioridade de seus sistemas de armas. Nenhum destes supera Rafale, Typhoon, Super Flanker ou Gripen no combate aproximado. Eles devem resolver a crise o quanto antes e digo logo, se possível no limite de atuação dos AIM120-7. Os AWACS são fundamentais nesta superioridade aérea e doutrina americana. Ops, minha humilde opinião. Agora turma, esqueçam o FX2, com o povo nas ruas a Dilma não assina nada disso ai.

  114. E se o Rafale venceu um dogfight contra o Raptor qual é o problema nissso? Eu nunca disse que o Rafale não era capaz. Na boa esse vídeo não prova nada. E os outros engajamentos, você sabe alguma coias a ao respeito?

    Ao contrário do que é para você eu não preciso de provas de que o raptor é superior, todo mundo sabe! Além de não ter o resultado dos outros engajamentos você nem sabe se a derrota do Raptor foi por causa do piloto ou do avioão. Como sempre é você falando do que não sabe.Por acaso você acha que o Rafale nunca foi engajado pelos mirage 2000.
    Sem ofensa mas baseie sus comentários em estatísticas e probabilidades e não em boatos do internet! O rsptor foi feitos para combates em BVR e não para dogfigths. quando tiver relatos de que o Rafale detectou o Raptor fora do alcance visual ai você vem e me corrige como um adualto e não com sarcasmo.

  115. "problema? te incomoda eu defender o Rafale não é"

    Não me incomoda você defender o Rafale, isso vem da sua imaginação! Tenho vários amigos franceses e adoro a França, principalmente o interiror.
    Não tento de maneira nenhuma desmercer o Rafale só não acho que seja superior ao Raptor. Por isso acho seus argumentos infatis, toda vez que algém opina contra o Rafale vooê faz um escândalo como se fosse uma ofensa pessoal.
    Não sei se você reparou mas suas defesas ao caça francês são mais do que repetivivas e chatas Não tenho culpa se o Rafale é menos capaz quie um Siu-35 ou um F-15 com AESA.

    Na boa, olhe para si mesmo antes de criticar a opinião dos outros. Se o Rafele for mesmo o melhjor caçado mundo é parabéns para a França e para a Dassault, não tenho nada contra eles e embora não demonstre fico até feliz em ver os americanos perdendo para os franceses. O que eu não gosto são inverdades escritas no blog em qiue eu participo.;

  116. "2 – F-22 não é invencível"

    Mas é claro que não é incencível, em todos os meus livros nenhum diz que aeronaves Stealth são invencíveis. Por isso acho repetivos seus argumentos, se o Rafale venceu o Raptor em um combate aproximado é por que o Rafale é um bom caça, bem pilotado e nada mais do que isso. Essas iamgens não provam que o Rafale é superior, para dizer isso teríamos que ter todas as imagens dos os combates em que o Rafale se meteu.
    É como se eu pegasse um gol do meu time e quisesse justificar que ele é o melhor do mundo. Não tem sentido!

    "Rafale é o calcanhar de aquiles da America e dos Ingleses "

    Será verddade? Se for que bom, eu pessoalmente não gosto de ver os americanos levando todas. Parabéns par indústria francesa!

  117. Caro Carl.

    O F-22 conseguriria se aproximar de um caça moderno por que as táticas não permitiriam que ele fosse de frente. Certamente com a ajuda de aeroinaves AWACS os Raptors se aproximariam pelos flancos ou pelos lados não permitindo que fossem detectaos pelos sensores dos caças de quarta geração. O steath não ajuada apenas nos engajamentos mas sim nas táticas e estratégias que podem ser utilizadas.

  118. o problema é que os sistemas IR só possuem capacidade de cáculo de tiro a vinte KMs de distância e sua capacidade de detecção é alterada paelas condições atmosféricas. Numa situação real os Raptors nem voariam de frente para os sukhoi, atacriam pelos lados ou pelos flancos. Não da para discutir combate aéreo sem levar em considerção as táticas e os multiplicadores de força! As aeronaves de quinta geração permitem que novas táticas sejam criadas e reduzem a capaciddade dos AWACs e dos radares inimigos no solo criando uma grande vantagem para os atacantes.
    Em combates um contra um o Stealth pode até nã parecer grande coisa, mas em um ambiente de guerra real representa uma grande vantagem já que fazem o inimigo ter um tempo de reaçao bem menor.

  119. Francisco.

    Já fui fã de aviões russo, já pesquisei muito sobre eles em livros e na internet e sei que até a década de noventa eles não se comparavam com aviões ocidentais em eletrônica. Se você acha o contráro, por mim tudo bem acredite no que você quiser! Os aviões russos podem ser bons mas segundo o ex comandante
    da força aérea russa eles ainda nã se comparam aos ocidentais.

    "quebrou teus sonhos?"

    Não quebrou meus sonhos pq desse assunto entendo mais do que você…

  120. Caro carl94fn,

    Qual a filosofia por trás do F-22? First to See, First do Shoot, First to Kill. Primeiro a ver, Primeiro a atirar, Primeiro a matar, ou derrubar. 🙂

    Para realizar isso o caça foi concebido dentro conceito de 5ª geração(Furtividade, SuperCruise, AESA/Fusão de sensores/Manobrabilidade).

    Resumindo isso no F-22A Raptor.

    Usando de TODOS os seus recursos, o Raptor se detecta antes, se aproxima antes, engaja antes e sai de cena sem que o adversário perceba. E isso muito antes dos 40km.

    []'s

  121. Caro Chicão,

    Menos, menos. 🙂

    1. Rafale submotorizado? Para os EAU sim. Para os franceses, não.
    2. F-22 não é invencível? Claro que não. Mas seu rate contra os F-15 era 100/1 🙂
    3. Rafale é o Rafale. Não diria calcanhar de aquiles dos americanos. Eu diria que é o calcanhar de Aquiles dos franceses…. hehehe
    4.Em termos Consciência Situacional, eu diria que o Rafale já está ficando para trás. A moda agora é Display único + HMD, algo que o Rafale ainda não tem. 🙂

    []'s

  122. "O F-22 conseguiria se aproximar a 40km de um caça moderno de quarta geração? "

    Possivelemnte coseguiria, pois não faria isso de frente e sim pelas lataerais ou pelos flancos. Também o fato de estar fora da no escape zone do AMRAAM não significa que o míssil não pode atingir seu alvo.
    O problema não é apenas se os cças Stealth podem ou não sert engajados, mas sim a redução do tempo de reação que o Stealth causa nas defesas doinimigo. Lermbre-se que na segunda guerra mundial o tempo em que os interceptadores conseguiam interceptar os alemão era crucial para que eles completassem ou não a missão. O stealth reduz o tempo de reação do inimigo e isso é muito importante em qualquer batalha.

  123. F A N T Á S T I C O !!!
    Até que enfim veio este video pra comprovar !!!
    Rafale surrando e comendo o F-22 Patão…hehehe

    Gosto mais do intervalo (04:46 – 04:54), por 8 segundos, o Raptor é travado (lockado na mira) bem de perto, sem dificuldades, so faltando o disparo real de abate.

    Chupem e engulam isso…Muppets francofóbicos do Puleiro Aereo.!!!
    É de rir os lamentos tentando justificar a favor do Raptor.!!! …hehehe

    Caro Lorde Incansável Multinicks…
    A sua cegueira repetitiva, não querendo enxergar as capacidades do Rafale por birra e inveja, francamente…canso de dar gargalhadas.!!
    Pare de inventar desculpas evasivas, que coisa mais feia, está parecendo um velho menestrel.!!!…hehehe

  124. Este video do Rafale foi melhor que aquele surrando um F-16E e um SHornet.!!

    E ainda tinha uma certa besta francofóbica que sempre repetia que o Rafale nunca tinha pego o F-22…hehehe

    Tá com dor no fiofó agora, de tão sem graça que ficou…rsss

  125. O patético desesperado agora é vc Hms Multinicks e não a Dassault…rsss

  126. E o que você tem a dizer sobre os combates que o Rafale perdeu??
    Um engajamento não prova muita coisa, o Rafale já foi engajado por várias outras aeronaves e niguém aqui está dizendo quie ele é inferior.

  127. tu precisa aprender a identificar ironias e ter mais senso de humor, guri…

  128. Hms cegão…
    não adianta, o video nitidamente mostra o Rafale papando o Raptor, especialmente, no intervalo 04:46 – 04:54…travadinho na mira.!!! hehehe

  129. ''o Rafale não conseguiu travar o Raptor nem por mais de 02 seg ''

    no intervalo 04:46 a 04:54 o Raptor fica travadinho por 08 segundos, favor olhe novamente…hehehe

  130. normal tu entender demais das coisas, entendes muito de tudo, só procura aí no Cavok onde eu afirmo que os caças russos são superiores a qualquer par ocidental, de forma cabal e generalizada… vai, te desafio…

  131. Nick, esta filosofia colhe frutos, por certo, mas muito menos do que vcs imaginam… aliás, quando engenheiros aeronáuticos, sejam ele de qualquer nação, concebem um avião, eles levam tudo este conceito que tu fala sobre o F-22 em consideração, pode apostar… não se inventou a roda com isso!

  132. Nick, leia mais, observe mais e busque mais informações sobre o Rfale, vai te fazer bem! rsrsrs pois não se trata de tela única e HMD, que já existe desde os anos 80… e se fosse o supra sumo da efetividade, todo caça americano estaria dotado de HMD…

    Sob a motorização? puxa, depois deste laço no potente F-22, trouxe o caça americano umas 5x para as 12hs, partindo de velocidades inacreditavelmente baixas… já pensou se ele é "bem" motorizado!?
    Nick, lá no "outro" blog, sei que tá uma "xoradeira" e todos já estão se reunindo para lançar uma "Nota Oficial" sobre o abate do F-22… mas aqui não, aqui existe equilibrio e sensatez dos editores! 🙂

  133. "pelas lataerais ou pelos flancos"…. ah bom! sabe tudo! eu me divirto… não seria por trás ou elas costas? (como se não fossem a mesma coisa)…
    esta mania de ficar tentando "ensinar" as vantagens dos stealths como se os participantes daqui fossem retardados é uma encheção do saco viu… o cara lê uma tralha e fica repetindo como papagaio, depois reclama de "xatisse"… pelo menos a minha é "idéia original", não sou papagaio!

  134. Este mesmo Phantom alemão comedor, …já papou tbm muitos F-15s americanos em treinos…agora chorem.!! rssss…

  135. Não Mad dog, não! segundo colegas aqui não deu tempo!… rsrsrs… olha se fosse em terra dava para o piloto do Rafale descer do cockpit… ir até o F-22 e tirar o inimigo no tapa! rsrsrss

  136. Cresce Francisco! quem está dando de guri desde o início é você. Como sempre falando o que não sabe.

  137. este exercício, BVR, com AWACS e AMRAM? no qual os alem~es só localizaram o Rafale e dispararam como se fossem colocar um Kill real? este está mais que dissecado pelos especialistas… alí até X-wing seria abatido… lança um ARAM de verdade contra um Rafale a 60km para ver se dá certo?!

  138. tá bom "papai sabe tudo"… aquele que tudo sabe, aquele que tudo vê…

  139. "prova?! quero provas!!!!! exijo provas!!!!! "

    Como sempre você falando sobre o que não sabe, já disse tanta besteira aqui nesse blog que eu nem levo a sério seus comentários.Não passam de um achismo de quem se acha entendido mas na real não sabe nada..

  140. "não sou papagaio! "/

    Quem disse que você não é papagaio? Sua ideia é original?
    Que idéia? Você sói sabe repetir como o Rafale é bom e é siuperior aos outros e não é capaz nem de tirar conclusões lúcidas. ?Como eu digo sempre, você não sabe do que está falando.
    Eu é que me divirto com a sua trolagem.

    "esta mania de ficar tentando "ensinar" as vantagens dos stealths "

    E com certteza você não aprendeu ainda, por isso defende tanto o Rafale. Mas continue, um dia você aprende alguma coisa além de decorar a wikipedia.

  141. Várias aeronaves ???

    Então, mostre pelo menos um videozinho ou foto de Hud com o Rafale sendo pego…hehehe
    Simples…!!!
    Já te adianto que vai ser muito difícil…hehehe

  142. "se os participantes daqui fossem retardados "

    Esses partcipantes certamente incluiriam você, certo?. Se não sabe como a guerra funciona nem se manifeste. Lamento mas seu rafale está um ageração atrás do Raptor e não ha nada que você possa fazer além de espernear. Cresce Francisco, cresce.

  143. A tá pq não lançaram um vídeo do rafale sendo engajado voc~e acredita que ele nunca perdeu um dogfight?
    Argumentação tão infantil quanto as do Francisco que tem 11anos.

  144. "prova?! quero provas!!!!! exijo provas!!!!! "

    Sim pq metade dos seus comentários são achismos grotescos sem prova nenhuma. chega a ser divertido discutir com você, não sabe de nada e acha que é expert. Deve ser difícil aceitar que o Raptor é muito superior ao Rafale, você é um péssimo perdedor.

  145. "F22 não é o melhor do mundo, é o melhor na sua função"

    Mas adianta explicar os fanboys fazem de tudo para desacreitar o Raptor. Esse video é coisa mais importante na vida deles.

  146. sabe que tu me lembra o sumido BW, muita testosterona e infantilidade, sei não heim, acho que o sumido tem um discípulo.. ou seria o próprio?… o dia que o blog fizer teste de maturidade tu vai ser bloqueado, pois guri não pode dar pitaco onde gente grande conversa.
    vai nanar piá, senão amanhã se atrasa para o Jardim de Infância… 🙂

  147. 'depois tu nãoacredita que o Rafale abateu o F-22 num BVR?"

    Mais um achismo sem evidência nenhuma. Não dá para entender se o cara é piadista ou se ele acredita no que fala.
    Inventar fatos é fácil. só falta dizer que o Rafale é stealth ai sim a piada fica completa.

  148. Quem? eu? eu não fico colocando videozinhos que nadam provam e tampouco fico a fazer acusações infundadas contra os outros tal como a acusação que você agora me faz. Aliás, eu o desafio a provar as acusações que você faz contra mim. Para finalizar meu caro pulguento, na vida real o resultado seria piloto do Rafale saltando de para quedas, Raptors voltando para casa. Simples assim.

  149. Você vê o que quer meu caro Le Fanboy! Rafale papando o Raptor? o que se viu foi o piloto francês "bufando"para tentar enquadrar o F-22. Seja realista!

  150. Bufando? Hiperventilando!!! Se bobear, o piloto do Raptor estava até assoviando…

  151. 8 segundos onde o piloto francês bufa para tentar enquadrar o F-22.fanatismo tem limite…..por isso você foi expulso do outro blog junto com seus coleguinhas…..

  152. Não sei Gio! O F-35 tem recursos de aprimoramento da consciência situacional muito superiores a qualquer caça existente. Basta ver que o DAS dá uma visão de 360º ao piloto. E o motorzão F-135 dá a ele a melhor aceleração transônica existente ou seja, ele pode recuperar energia muito rápido. Assim, apesar da grita dos antiamericanos patológicos de plantão, creio que o F-35 será um avião muito difícil de vender em DF

  153. Meu caro Mad Dog, você é capaz de provar a acusação que faz contra mim? aposto que não. Seus escândalos ridículos, típicos de moleque que joga super trunfo com os coleguinhas o pátio do colégio, não são detentores da menor credibilidade. E pela sua falta de credibilidade, aliada à falta de educação doméstica, você foi sumariamente do outro espaço na internet. E pelos seus profundo ressentimentos, percebe-se que o pé na bunda ainda dói.

    Apresse-se em provar as acusações, estou esperando!

  154. Caro Chicão,

    A questão é que os americanos levaram esses conceitos às últimas consequências. 🙂 E não pouparam $$$ para isso, já que na época a guerra-fria era um grande motivador. O F-22 foi tão à frente que só depois de 20 anos é que os russos e agora chineses estão aplicando os mesmos conceitos em seus caças. E nessa, os europeus ficaram para trás.

    []'s

  155. Suecoboy rusguento e pirracento…
    somente vc pode jogar supertrunfo…é o melhor e ninguém mais…hehehe
    o ”rei dos insultos” agora fazendo seu draminha típico…
    o bom leitor vai perceber quem está sendo infantil e escandaloso por estar desesperado…rsss

    Vou repetir novamente, nem com uma assinatura gratuita, volto pro seu bloguinho ” i-love-saab ”.
    Vc me fez um grande favor.!!!
    Aguentar tanta cretinice pra engrandecer uma bostica atrofiada chamada Gripen.!!
    Circo dissimulado repleto de comentaristas fakes insultando os franceses e seus produtos.

    Até meus colegas de trabalho já perceberam suas manias de trocar de nicks…(já deu cada furada com o troca-troca repetindo as mesmas balelas)…hehehe
    Aqui vc não apita nada, pode insultar a vontade ”lorde-cabeção-negro”, já percebi que te incomodo com minhas verdades e atrapalho seus argumentos apelativos…

    Vc é que perdeu a credibilidade, juntamente com os outros gripentelhos do blog vendido.!!!
    Agora faz mais um escândalozinho pra todos nós rirmos…

    NOTA DA MODERAÇÃO: VAMOS FOCAR NO TEMA?

  156. Suecoboy rusguento e pirracento…
    somente vc pode jogar supertrunfo…é o melhor e ninguém mais…hehehe
    o ”rei dos insultos” agora fazendo seu draminha típico…
    o bom leitor vai perceber quem está sendo infantil e escandaloso por estar desesperado…rsss

    Vou repetir novamente, nem com uma assinatura gratuita, volto pro seu bloguinho ” i-love-saab ”.
    Vc me fez um grande favor.!!!
    Aguentar tanta cretinice pra engrandecer uma bostica atrofiada chamada Gripen.!!
    Circo dissimulado repleto de comentaristas fakes insultando os franceses e seus produtos.

    Até meus colegas de trabalho já perceberam suas manias de trocar de nicks…(já deu cada furada com o troca-troca repetindo as mesmas balelas)…hehehe
    Aqui vc não apita nada, pode insultar a vontade ”lorde-cabeção-negro”, já percebi que te incomodo com minhas verdades e atrapalho seus argumentos apelativos…

    Vc é que perdeu a credibilidade, juntamente com os outros gripentelhos do blog vendido.!!!
    Agora faz mais um escândalozinho pra todos nós rirmos…

    NOTA DA MODERAÇÃO: VAMOS FOCAR NO TEMA?

  157. Somente vc pode fazer acusações…não é mesmo suecoboy??

    Mais fácil o piloto do F-22 saltar antes…pra não morrer de asma em pleno voo…hehehe

  158. Estão esquecendo que num Raptor o piloto se asfixia fácil ???
    Quem realmente deve estar bufando em manobra ?? rssss
    Já rola até a piada que o piloto de F-22 leva bombinhas de asmáticos pra aguentar o tranco…hehehe

  159. Agora você matou a pau Gio! Do vídeo percebe-se que o piloto francês levou a máquina ao limite chegando perto de estolar. E fica a pergunta: E se do outro lado o piloto do F-22 estava ouvindo Metallica ou Van Halen e assoviando?..rs

  160. Reciclando notícia velha…agora eu sei o seu nível de desespero pulguento….

  161. sei disso Nick, estou apenas dizendo que o conceito que leva trabalhos de redução de furtividade e redução de arrasto, são sempre levado em conta, desde os anos 60, pois o princípio básico da caça, e falo da caça mesmo, é que vc sempre terá maior eficiência se for menos visto… o problema está na equalização das coisas… abdicar de tudo para se reduzir a assinatura radar/IR de forma, queira-ou-não, "revogável" por novas tecnologias? não dá! a prova disso é que o F-22 se mostrou inviável, ou seja, seu custo não compensa a pretensa furtividade alcançada… isso nas mãos dos americanos… que são muito ricos e "investem" sua militaria no setor econômico do país… eles não estão "aguentando" o F-22, e pq? pe ele é um avião muito complexo e caro de comprar/manter, e oferece uma furtividade que não garante a mesma "quantia" de investimento que se usa para tê-lo/mantê-lo… penso que oF-35, que abriu mão de certas complexidades do F-22 neste quesito, seja algo mais equilibrado, mesmo que seu alto custo de investimento… o produto em si, quando "começar" a ser produzido em larga escala, penso que será um sucesso operacional!
    Posso te dar um exemplo de tecnologia que anula a furtividade maior de um caça (principalmente em se tratando de assinatura radar)… o sistema de detecção IR, hoje já incomoda… e "amanhã"? os próprios americanos andam desenvolvendo sensores passivos de IR de alta capacidade… não demora muito estes sensores estarão detectando caças nos 80/100km, não só detectando mas vetorando mísseis IR de alta capacidade de engajamento, sem chance alguma para o alvo, haja visto que a "placa" já foi anotada e "clones" não mais adiantarão…
    Não faz diferença no nosso debate o pq do F-22 ter herdado esta situação… se foi pelo fim da guera fria… o fato é que fica uma lição! não apostar todas as fichas num único "palpite"… e está aí o F-35 que não me deixa mentir… furtividade alcançável com sistemas inteligentes de gerenciamento de combate e bons sensores!

  162. Acho melhor você voltar para a casinha totó……suas bobagens já deram o que tinha de dar. Não tê mais graça….

  163. HMS, provavelmente estava… provavelmente… pela segurança que um F-22 passa aos seus pilotos, este deveria estar até com o braço para fora…como caminhoneiro… rsrsrs,
    amigo, o Rafale por uns bons segundos mantem o F-22 até no colimador do canhão… experimenta por o video em tela cheia! onde a tela simula as dimensões do HUD do Rafale…

  164. Gio, na verdade o piloto do raptor tava com uma garrafa de oxigênio numa mão e o C… na outra! uhauhauhauh

  165. Totó:

    Você faz mais do mesmo ou seja, acusações infundadas e risíveis. Suas técnicas apelativas, surradas e inconsistentes, certamente fazem a alegria de outros adolescentes espinhentos como você que, na falta do que fazer, poluem esse espaço tal como faziam no outro até o ponto da moderação tomar uma atitude e dar um belo pé nas suas respectivas bundas. Não é à toa que vez por outra você destila seu profundo ressentimento e mágoa pela expulsão. E cada negativa sua é apenas e tão somente a confirmação do que afirmo. Acho que já está chegando a ponto em que se fará necessário a você fazer análise, tomar antidepressivos e outros assemelhados.

    E você ainda diz que que trabalha? fico imaginando a qualidade do seu serviço pelas suas “verdades”…rs!

    Passar bem! e favor voltar para a casinha sim?

    NOTA DA MODERAÇÃO: VAMOS FOCAR NO TEMA PROPOSTO???

  166. Caro Chicão,

    Reconheço que o F-22 foi algo digamos, fora da curva. Os americanos na época do ATF queriam realmente algo extraordinário e conseguiram com o F-22. Mas teve um custo muito alto com as tecnologias inovadoras que o mesmo trouxe. Mas considero um erro terrível terem encerrado a linha de produção com somente 187 caças produzidos. No mínimo uns 400 deveriam ser produzido.

    O F-35 na minha opinião será um grande caça, mas sem o mesmo "brilho" do F-22. Se beneficia do avanço da computação, da eletrônica, e da experiência no projeto do F-22.
    E ele perdeu um dos principais pontos que era ser um caça barato. Vai ser mais barato que um F-22, mas duvido que chegue no patamar de um F-18E por exemplo.

    []'s

  167. As vezes fico pensando o quâo complexo que é o F-22 que os americanos nem cogitaram produzir uma versão "light" dele, dispensando as coberturas furtivas e aproveitando as baias internas…. melhorando os sistemas de combate e desenvolvendo melhor o software de controle/gerenciamento com uma interface do radar mais evoluída… e, aplicando um belo sensor IR… mas aprece que isso teria que ser um outro avião… dada a complexidade do caça… se desse pé, certamente seria "o caça" de fato!

  168. O que o gringo poderia estar ouvindo eu não sei. Só sei que se fosse comigo seria Iron Maiden detonando com Fly Of Icarus!!!! 😉

  169. Rapaz esse vídeo ainda está rendendo heim!!!!

    A galera está levando isso muito a sério, 8 ou 80!!!, e nenhum dos dois vetores são nacionais, imaginem se fosse hehehe!!!

  170. Caros blogueiros, sugiro que leiam a troca de farpas HMS Tireless e Mad Dog, cara fazia tempo que não ria tanto.

  171. Pois é né Tadeu? Totozinho teimoso, pensa que é gente e fica encrencando para não voltar para a casinha…

  172. Pena que os franceses não sabiam disso e construíram o Rafale sem furtividade nenhuma.

  173. O bode velho rabugento já brincou de starwars hoje ??
    Yoda está te chamando lá no bloguim sueco !!

  174. Essa é boa…rssss

    Vc é quem precisa de muitos remédios pra curar esta sua paranóia, pois vive aqui plantadoi 24 hrs de vigília constante, patrulhando comentários.
    Caso de hospício com direito a choques elétricos !!!

    Camarada…
    No meu trabalho não recebo verbas de suecos !!!

  175. Você já saiu da casinha pulguento!? Teimoso que você é! Nem o César Millán dá jeito em você…rs!

    NOTA DA MODERAÇÃO: Caros participantes MAD_dog e HMS, vcs estão no “limite do bloqueio” de suas trocas, sugerimos moderarem um pouco para não descambar aos insultos “pesados”. Agradecemos a Compreensão.

  176. Você já saiu da casinha pulguento!? Teimoso que você é! Nem o César Millán dá jeito em você…rs!

  177. Não adianta espernear mad dog!
    Você não sabe sobre os outros dogfights em que o Rafle participou, além disso os prórios francesec admitem que o Raptor sueperou o Rafale. e mesmo que não tivesse superado o Raptor ainda assim é uma plataforma mutio superior em combates BVR.

  178. Caro Rodrigo

    O vídeo está rendendo pq há pessoas extremamente ansiosas para provar suas teorias sem fundamento. Apenas um doght de poucos segundos não prova muita coisa, mas mesmo assim para os fãs do rafale é muito importante.

  179. Plataforma superior…rss…com histórico de problemas com corrosão rápida..!!!
    Cada manutenção periódica pra remover é uma paulada de milhões dólares !!!

  180. Simplesmente o Rafale liquidou o Raptor 3x.!!

    Não tem o que discutir, conformem-se anti-francos reclamões e indignados.

    Assistam numa TV de 60' ou 55' polegadas.

    Bacana demais..rss

  181. Reveja os 08 segundos citados pelo Mad dog.
    Sem chances pro Raptor.! Foi enquadrado no lock, já era…rss

  182. O coitado do piloto do F-22, nessas horas de perseguição, devia estar ouvindo ''Take my Breath Away'' do Top Gun !!
    Socorro estou sem fôlego, não aguento mais…rsss

  183. Bah.. Quanta briga ideológica! HAHAHAHAHA

    O Caça Francês "abateu" o F-22 em um Dogfight!

    Aceita que dói menos.

    Isso só prova de novo que o Rafale, talvez seja o melhor caça 4.5G atualmente…

    Mas em defesa do Raptor,

    O vídeo, não prova que o Rafale é melhor que um F-22 em dogfight, mas sim, que o Rafale pode ganhar de um F-22 em um dogfight!

    Claramente é possível ver que o piloto do Rafale estava se esforçando muito, quase desmaiando… Quem sabe se houvesse outro piloto no F-22, o resultado seria diferente.

    E por fim, em um combate, tem muito caminho ainda até o Dogfight. E nesse caminho, devido a furtividade, existe uma vantagem inegável do F-22. Agora o quão é essa vantagem, só deus sabe!

    Fatos são fatos, o Rafale pode ganhar um dogfight contra o F-22.

    #ACEITAQUEDÓIMENOS

Comments are closed.