Yak-130 - VKS
Yakovlev Yak-130 / © United Aircraft Corporation, em caráter ilustrativo

A gigante estatal russa United Aircraft Corporation (UAC) divulgou um vídeo promocional da aeronave de treinamento avançado e ataque leve Yakovlev Yak-130.

https://www.facebook.com/UAC.RUSSIA.EN/videos/1558641207780998/

divider 1

FONTE: UAC – United Aircraft Corporation

EDIÇÃO: Cavok

8 COMENTÁRIOS

  1. Me surpreende o fato da Rússia n ter deslocado o YAK-130 para a Síria, seria o melhor marketing possível, alguns vídeos desse vetor jogando bombas no EI.

    • Podem me corrigir se eu estiver errado, até onde eu sei foram os próprios russos que não quiseram essa aeronave para CAS e COIN porque ela não foi projetada para essa função e seria muio frágil para o combate.

      Eles mesmo não quiseram.

      • Não é bem assim…. o Yak-130 também foi projetado para CAS e COIN. O que os militares russos não aceitaram foi que ele substituísse o Su-25, e realmente são aeronaves de classes diferentes.

        Numa comparação, é o mesmo que tentar usar o Super Tucano como substituto do A-10. Ambos foram projetados para CAS e COIN, o que necessariamente não significa dizer que um possa substituir o outro em todas as situações.

        Voltando ao Yak-130, a própria UAC informa que a aeronave é adequada para conflitos de baixa/média intensidade, mas não de alta, afinal o Yak-130 é uma aeronave de treinamento avançado e ataque leve.

        • Obrigado, LaMarca.

          Eu tinha lido ou entendido que um dos pontos fracos era a falta de proteção para os pilotos e por isso a Rússia não estaria muito interessada em usa-lo como aeronave de combate.

  2. Acho este aviao muito interessante. uma bela aeronave de treinamento, om um payload de 3 toneladas!
    o video eh engraçado ate, principalmente a parte dele se evadindo do Stinger. deveriam fazer o cara segurando um só, e não um em cada braço sentado numa cadeira de escritorio na caçamba de uma Hilux, kkkk!

  3. No vídeo quando aparece o sujeito disparando os dois lançadores lembrei logo do Rambo.

Comments are closed.