Momento da implosão da unidade de testes da Starship.

O enorme protótipo da espaçonave Starship da SpaceX implodiu durante um teste no Texas, na noite do dia 28 de fevereiro. Um vídeo divulgado pela companhia registrou a implosão.

A implosão foi documentada em cenas dramáticas, a partir de uma transmissão em tempo real filmadas do solo, nas instalações de desenvolvimento da SpaceX em Boca Chica, Texas, onde o teste ocorria.

O teste de pressão criogênica que levou à implosão fez parte do desenvolvimento da Starship, que a SpaceX de Elon Musk espera que um dia leve os humanos a Marte.

O protótipo da Starship antes do teste fracassado.

O vídeo retirado do site parece mostrar o protótipo conhecido como “SN1” implodindo e caindo no chão. Os relatórios iniciais sugeriram que o tanque sofreu uma falha estrutural durante a pressurização.

A parte exterior do foguete é sugada e lança o restante do veículo espacial para cima. Em seguida, os destroços colidem com o chão e causam uma explosão.

A Starship SN1 é considerada um “artigo de testes”. Isso significa que a sua principal funcionalidade consiste em exatamente servir para experimentos com o design ou algum determinado sistema.

Outro protótipo conhecido como “Mk1” teve um problema similar no final do ano passado.

Elon Musk, fundador da Space X disse antes do teste: “Quando se tenta coisas diferentes, você precisa ter alguma aceitação do fracasso. A falha deve ser uma opção. Se não for, existem escolhas extremamente conservadoras. E você pode obter algo ainda pior do que a falta de inovação. As coisas podem andar para trás.”

Mas Elon Musk twittou a filmagem do teste fracassado com as palavras “Então… como foi sua noite?”.

Enquanto as imagens do incidente assustam por causa da proporção do desastre, não existem relatos de feridos durante o teste.

Elon Musk também twittou uma série de piadas sobre ser capaz de colocar o protótipo de volta com fita adesiva.

Anúncios

2 COMENTÁRIOS