Um vídeo que está circulando rapidamente pelas mídias sociais russas mostra um Su-27 Flanker russo voando entre um F-15C Eagle da USAF e outra aeronave durante uma missão de interceptação, com o Su-27 curvando em direção ao F-15 em um alcance muito próximo, em uma tentativa do que parece ser para “afastá-lo” da aeronave que estava escoltando.

De acordo com o analista militar Babak Taghvaee, um piloto da Força Aérea Russa divulgou o vídeo mostrando como uma aeronave de combate Su-27P da Força Aérea Russa (da 72ª Guarda de Aviação) interceptando perigosamente um F-15C da Força Aérea dos Estados Unidos (493º Esquadrão de Caça – ‘Grim Reapers’) enquanto patrulhava o Mar Báltico como parte da missão de policiamento aéreo da OTAN no Báltico.

Nos últimos anos, o número de incidentes perigosos entre aeronaves da Força Aérea Russa e suas contrapartes americanas sobre o Báltico e o Mar Negro aumentou dramaticamente.

A sequência mostrando um Su-27 Flanker da Força Aérea Russa manobrando perto de um F-15C da Força Aérea dos EUA.

Em 28 de janeiro, o Ministério da Defesa da Rússia divulgou novas imagens mostrando que um caça Sukhoi Su-27 interceptando uma aeronave de reconhecimento P-8A Poseidon da Marinha dos EUA sobre o Mar Báltico.

O equipamento de controle do espaço aéreo russo registrou a aeronave norte americana sobre as águas neutras do Mar Báltico, aproximando-se da fronteira do Estado russo, disse o ministério de defesa russo.

“Um jato de combate Su-27 em alerta de reação rápida da Força de Defesa Aérea russa foi acionada para interceptar o alvo no ar. A tripulação do caça russo aproximou-se do objeto aéreo a uma distância segura e identificou-o como um avião de reconhecimento P-8A Poseidon da Força Aérea dos EUA”, observou o ministério.

 

Em junho de 2017, um vídeo semelhante, filmado do Tu-154 transportando o ministro da Defesa russo Sergei Shoigu a caminho de Kaliningrado, foi divulgado mostrando um Su-27 russo próximo de um F-16 da OTAN e balançando as asas para mostrar seus mísseis. Naquela época, os F-16 da Força Aérea Polonesa estavam apoiando a missão da OTAN no Báltico a partir da Lituânia.

Os aviões russos Su-27 realizam com frequência o que oficiais americanos definem como “manobras agressivas” contra aeronaves dos EUA. Como aconteceu em 29 de janeiro de 2018, quando uma aeronave americana EP-3 Aries voando no espaço aéreo internacional foi interceptada por um russo Su-27 sobre o Mar Negro; em 29 de abril de 2016, quando um jato russo Su-27 Flanker ficou próxima de uma aeronave RC-135 da Força Aérea dos EUA operando no Mar Báltico; em 14 de abril de 2016, outro Su-27 realizou a mesma manobra perigosa com um RC-135 Rivet Joint sobre o Báltico; em 25 de janeiro de 2016, um Su-27 Flanker fez uma manobra agressiva que perturbou a controlabilidade do RC-135; ou em 7 de abril de 2015, quando um Flanker voou em uma distância de menos de 7 metros de um RC-135U sobre o mar Báltico.

Encontros próximos entre os EUA e as aeronaves soviéticas / russas sempre ocorreram. E algumas “acrobacias” também foram realizadas por pilotos dos EUA.

Anúncios

21 COMENTÁRIOS

  1. O Su 27 foi muito ousado ; quando o Flanker emparelha no F 15 da para se ter noção do seu tamanho um gigante , logo se afasta e desaparece devido a sua camuflagem …

    Por falar em encontros Russo x Americanos , esta semana surgiu boatos que dois Su 35 interceptaram alguns Super Honerts da US Navy e F 15 japoneses, segundo redes sociais russas rolou até "dog fight" simulado ..

  2. Para os 40ões como eu, que por muitos anos – antes da internet – viam as fotos destes dois incríveis caças nas revistas apenas…
    Estes vídeos de encontros / desencontros são demais

  3. Já passou da hora do presidente Trump autorizar o abate em caso de aproximação perigosa.

    • Mesmo que declarar guerra , é mais fácil Trump mandar abater o avião do Obama do que um caça Russo em espaço aéreo internacional..

      • O Erdogan mandou um Su-24 pro espaço dentro da Síria, milícias turcas mataram os pilotos em paraquedas (o que é um absurdo) e o Putin não fez nada.

        • Fez sim, uma semana depois anunciou um acordo comercial com os Turca ahahahaa

          • É o que diz o ditado, cachorro que ladra não morde. O principal objetivo do Putin é se manter no poder.

  4. Os russos só tem que tomar cuidado com cargas G elevadas para o avião não quebrar no meio.

    • Tem certeza? O Flanker faz a Pugachevs Cobra. Idade por idade, o F-15C ali do vídeo tem a mesma.

    • Comentário sem pé nem cabeça. Parece que você está torcendo como se fosse futebol.

    • Apesar dos anúncios de compra de novas versões, o que vemos na mídia são os antigos SU-27, MiG-29 e 31 em deslocamentos e ações operacionais.
      Assim, os pilotos russos tem a disposição células bastante desgastadas em mãos, e não aparelhos novos como os Russian Knights para se exibirem.

  5. Como o SU 27 tava escoltando o avião onde está posicionada a camera ,o F-15 não poderia fazer muita coisa …Mas que quando o Su 27 se aproximou, o F-15 poderia ter desacelerado bruscamente para tentar se colocar na traseira do Su ,aí a brincadeira ia ser bonita .

    • Umrum.. Igualzinho Top Gun né..
      Certeza que o F-15 iria se embrenhar em um dogfight com um caça russo em espaço aéreo internacional porque o Sukhoi estava escoltando um outro avião russo..
      Essa erva aí é da boa heim…

  6. O piloto do Su27 , poderia ficar as 06 hs do F15 de boa só no comboio, o piloto foi ousado só pra mostrar que está disposto, a jogar duro. O piloto do F15 deve ter levado um susto.

    • Existe radio para se comunicar ,o F-15 se aproximou demais do avião que o Su 27 estava escoltando e ele teve q se colocar entre os 2.Não deve ter tomado um susto ,ele tinha o Flanker todo tempo prenchendo os retrovisores no cockpit

  7. Um Lamborghini Countach empurrando uma Ferrari Testarossa… 😀

    E respeito os dois.

  8. haha, piada, deixa bater e cair o aviao.,…
    EUA acaba com russia em um espirro hjahahahaha. q piada.
    guerra fria acabou e a russia perdeu.. depois disso, nem que toda europa, china e russia tentem juntos. nem assim, EUA acaba tudo em menos de 1 semana.
    antes que os espertos digam que EUA tomou no oriente medio e vietnam, essas nao foram guerras convencionais, coloca uma guerra convencional para ver o que acontece.

  9. Pessoal do site Sput…penik news está delirando com o fato!!!!

  10. Para mim, os 2 pilotos estavam com as mãos suadas e joelhos batendo…

Comments are closed.